terça-feira, 8 de setembro de 2020

Lutador de MMA é executado com mais de 10 tiros no bairro Dirceu

 

Um lutador de MMA identificado como Isac Nylton, de 26 anos, foi assassinado com mais de 10 tiros na noite desta terça-feira (08) quando estava chegando em sua casa no bairro Dirceu II, zona sudeste de Teresina. A Polícia Militar do Piauí atendeu a ocorrência.

Segundo informações colhidas por nossa reportagem junto a testemunhas no local do crime, o rapaz estava chegando em sua residência, na Rua Dr. Petrarca Sá, em um carro modelo Gol, quando foi abordado por criminosos armados, que efetuaram inúmeros disparos e empreenderam fuga.

No local do crime, que foi isolado por uma equipe da Polícia Militar, foram encontradas aproximadamente 20 cápsulas deflagradas, o que indica possibilidade de se tratar de uma execução, devido a grande quantidade de disparos. De acordo com uma pessoa que conhecia Isac, ele tinha passagens na polícia pela prática de furto.

A PM acionou uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) para fazer a remoção do corpo. O crime será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Piauí.

fonte politicapiauiense.com

Policiamento ostensivo e preventivo: PMPI dá continuidade às operações nas cidades do Estado

 

Durante a semana a Polícia Militar do Piauí prossegue com operações de policiamento ostensivo e preventivo, que são intensificadas aos finais de semana. 

matéria
A Operação Candeeiro, com objetivo de realizar policiamento ostensivo geral e especializado (CGO, CPM II, CPE e CPCOM) visando apreender armas, entorpecentes e recuperar veículos e, ainda, intervir nas situações de perturbação do sossego alheio, aglomeração de pessoas e orientação à população quanto ao uso de máscaras devido à COVID-19. Essa ocorreu com os respectivos efetivos das áreas dos Batalhões 8º e 13º, localizados na Capital, e no 21º BPM, localizado em Altos-PI, com blitz nas principais avenidas, abordagens, saturação nos bairros, resultando em lavração de TCOs principalmente por perturbação de sossego alheio, em Altos foram apreendidos sons automotivos, gaiolas e recuperadas aves, durante Operação integrada com o Batalhão de Polícia Ambiental. 

matéria
O BPA também procedeu com as operações de Silêncio e Paz, na área metropolitana, nas zonas leste e sudeste, 5º e 8º BPM, foram realizadas rondas e foram apreendidos sons e confeccionados TCOs também por perturbação de sossego. Além disso, o 8º BPM também realizou saturação e prestou apoio na fiscalização de áreas de invasão, com blitz também nos bairros Novo Milênio, Todos os Santos, Renascença I, II e III, Usina Santana e Redonda, e a Operação Start na Avenida Noronha Almeida, bairro São João.

matéria
O Comando de Policiamento Especializado realizou a Operação CPE no Meio Norte, na qual ocorreu patrulhamento em apoio ao 12° Batalhão, localizado em Piripiri-PI, isso teve como resultado a recuperação de aves que foram soltas na área do Açude Caldeirão Grande. Ademais, as equipes policiais foram divididas em turnos e realizaram 24h de patrulhamento no município, dando cumprimento a missão de recobrimento de área designado pelo CPE. E foram ministradas  instruções  para Força Tática com foco nas medidas de enfrentamento ao "novo cangaço". Assim como, realizadas abordagens com registro no sistema Mobile, a Guarnição localizou uma moto furtada e fez a condução do suspeito. E os policias fizeram o reconhecimento de rotas de fuga e simulações durante a madrugada de ataques a instituições financeiras com a participação do BOPE, Força Tática e do Comando da Unidade. E teve também a Operação CPE nas ruas em Teresina, na área do 5º BPM, que foi desencadeada para manter e garantir a manutenção da ordem na zona leste, através do policiamento ostensivo onde aconteceu a saturação da área com abordagens, buscas pessoal e veicular, bem como orientações no cumprimento dos decretos vigentes. A área do 5º BPM foi dividida em três setores, para melhor abrangência de toda a região. 

matéria
Além dessas grandes operações envolvendo policiamento geral e especializado, as Unidades da Capital e do Interior realizaram abordagens em suas áreas, o 17º BPM com o Choque Montado estiveram presentes no Torquato Neto e imediações. O 1º BPM objetivando o combate à criminalidade, realizou rondas em bairros da circunscrição do Batalhão, em locais de risco para prática de crimes e consumo de drogas com realizações de abordagens a pessoas e vistorias em veículos em busca de armas, drogas, veículos roubados e foragidos da justiça, procederam com rondas preventivas nos bairros Marquês, Macaúba, Vermelha, São Pedro, Vila Jerusalém, Vila Costa Rica, Piçarra, Redenção, Mafuá, Centro e Cabral. Igualmente no Centro, a CODAM, realizou operação planejada durante a semana e finalizou sem registro de ocorrências relevantes, e no Saci, o 6º BPM realizou a Operação Start. O Batalhão de Polícia Rodoviário Estadual (BPRE) efetuaram barreiras nas rodovias PI-113 e PI-130, e a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN) esteve com blitz na Avenida Professor Camilo Filho, zona sudeste. 

matéria
No litoral, a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), atuou com policiamento na praia de Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro, Arrombado, Macapá e Maramar, com bloqueios dos principais acessos. E dando cumprimento ao decreto estadual, na retomada gradativa as atividades econômicas e com objetivo de evitar aglomerações, os policiais militares reforçaram o policiamento. Em Campo Maior-PI, a Operação realizada pelo 15º BPM resultou em muitas abordagens e apreensão de substâncias análogas a cocaína, maconha e crack em posse de uma mulher, passageira de um mototaxista, em uma blitz na Avenida Surubim e também foram lavrados 02 TCOs, por porte de arma branca e direção não habilitada de veículo.

matéria
A 4ª Companhia do 4º Batalhão, localizada em Fronteiras-PI, realizou saturação na zona rural e urbana de Marcolândia e Fronteiras, dando ênfase nos bares e blitz em locais de maior circulação, tendo por finalidade coibir crimes contra a vida, tráfico de drogas e apreensão de arma de fogo. O serviço foi concluído sem registro de ocorrência. E nas vias de acesso da cidade de Jaicós, policiais da 3ªCIA/4º BPM atuaram no intuito de combater o tráfico de drogas, e apreender armas de fogo e branca, sendo abordados várias pessoas e veículos. Da mesma forma, policiais de Luzilândia, deram continuidade a Operação " Satura Luzilândia" , na qual após o mapeamento de toda região e dos pontos críticos, puderam ser observadas as localidades de maior vulnerabilidade. Logo, duas equipes da sede da Companhia de Luzilândia partiram em direção aos povoados realizando abordagens. Em São João do Piauí, policiais também intensificaram ações durante o final de semana.

matéria
Em Santa Filomena, a 3ªCIA/7ºBPM teve como objetivo cumprir as recomendações no que se refere ao combate a incidência de crimes (CVLI) na cidade, bem como inibir o tráfico e o uso de entorpecentes, o porte ilegal de arma de fogo, a prática de roubo a transeuntes, a perturbação do sossego alheio e outros crimes diversos, procedeu com blitz nos pontos estratégicos e com ações, sendo concluída a operação sem alteração. Do mesmo modo, a 2ªCIA/20ºBPM, localizada em Simões, com objetivo de garantir segurança da população local, bem como, ao público em geral, evitando ou minimizando ações de infratores na área também realizou policiamento, em praças, bares e estabelecimentos no intuito de prevenir atividades ilícitas. 

Por fim, o efetivo de Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio e Buriti dos Montes continuam dando cumprimento aos decretos, atuando na prevenção e orientação das restrições referente à Covid19 nos municípios, acompanhando as equipes de saúde nas fiscalizações. Diante disso, a Polícia Militar do Piauí reafirma o compromisso com a manutenção da segurança pública e segue atuando nas operações que influenciam diretamente na prevenção e combate aos crimes, assim como orientado a população das medidas sanitárias. 

fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

Ciro faz "charreata de revelação" para anunciar R. Silva como vice de Kleber

 O evento para o anúncio do pré-candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada por Kleber Montezuma (PSDB), em Teresina, virou uma verdadeira "charreata de revelação" - termo que surgiu na pandemia para designar as carreatas dos chás de revelação. Da casa do senador Ciro Nogueira, onde aconteceria uma entrevista coletiva para a confirmação do nome, uma enorme comitiva - seguida da imprensa piauiense - saiu no comboio em direção à Zona Norte da capital, onde mora o suplente de vereador R. Silva, escolhido pela cúpula do Progressistas.

A comitiva foi acompanhado pelo prefeito Firmino Filho, pelas deputadas federais Iracema Portella e Margarete Coelho, e pela bancada de vereadores do Progressistas na Câmara de Teresina, além de pré-candidatos da sigla.

    Foto: Apoliana Oliveira/180graus

"Em nome da sua história, vim fazer o convite para que você venha a se somar ao professor Kleber nessa luta por uma Teresina melhor, para que a gente mantenha esse projeto fantástico que foi desenvolvido pelo prefeito Firmino Filho, que o seu partido ajudou a construir", disse o senador Ciro Nogueira no portão da casa do suplente, no bairro Momorare. 

R.Silva lembrou que, até então, vinha trabalhando sua candidatura a vereador, mas aceitou o desafio, destacando ser um "soldado do partido". 

"Pelo bem da nossa cidade, da nossa Teresina, em respeito também aos milhares de trabalhadores do nosso município, e em respeito também às pessoas que estão desempregadas, às pessoas que foram desempregadas em razão da pandemia. Em respeito a todas as pessoas de bem da nossa cidade, da zona rural, da zona urbana, do pequeno comerciante, do vendedor ambulante, dos idosos, de todas as categorias de trabalhadores, nós vamos trabalhar ao lado do professor Kleber Montezuma", disse o agora pré-candidato a vice-prefeito.

    Foto: Apoliana Oliveira/180graus

Montezuma se disse honrado com a indicação e destacou que essa será uma chapa formada por "duas pessoas simples, que tem uma história de vida semelhante, como é a história de vida do povo da nossa cidade".

Falou ainda de sua identificação com R.Silva, que é sargento, ao lembrar que seu pai também era sargento. "Eu e R.Silva vamos estar sempre dentro da ordem, pela formação que temos", pontuou. 

fonte 180graus.com

Advogados de Arimateia Azevedo solicitam imagens de ação policial na extração de dados de aplicativo

 “(...) Especialmente para a verificação das pessoas presentes em tal ocasião”, qual seja, quando da extração de material do celular do jornalista

Advogados querem perícia da Polícia Federal

__________________________

 

    Foto: Reprodução/ Portal AZ


"OPERAÇÃO ÍNDIA"

Os advogados do jornalista Arimatéia Azevedo, que está em prisão domiciliar há inúmeros dias, mesmo após ser alvo de denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE), solicitaram ao juízo responsável pelo julgamento do profissional de imprensa imagens de quando da extração de dados do celular do hoje réu pelo crime de suposta prática de extorsão qualificada. 

Também requereram seja disponibilizado nos autos laudo pericial datado do dia 12 de junho, data da Operação Índia. Houve ainda apresentação de requisitos para eventual perícia junto à Polícia Federal. 

“Seja determinada a juntada aos Autos de eventual Laudo de Perícia Criminal do material apreendido em data de 12.06.2020, especialmente aqueles objeto da transmissão para os terminais da polícia judiciária, nas duas fontes (terminais do Defendente e equipamento da polícia Civil), apresentando os quesitos seguintes para a Perícia Técnica do Departamento de Polícia Federal, a quem devem ser encaminhados os meios de prova ora questionados: 1 - O material colhido pelos terminais de informática e inteligência da polícia judiciária encontram-se íntegros e aptos para a captura de mensagens de aplicativos? No caso em concreto, como se deu tal captura, em que dia e hora, e se há imagens de local, sendo, nesse caso, as mesmas disponibilizadas para o Defendente, especialmente para a verificação das pessoas presentes em tal ocasião (...)”.

Esses são só alguns dos quesitos formulados pela defesa.

INICIAIS NÃO SÃO MOVIDAS PELO CRIME DE EXTORSÃO

Os processos declinados pela investigação no bojo do inquérito em questão para substanciar uma suposta prática reiterada de extorsão e balizar ação penal não tratam de crimes de extorsão. Haveria, no mínimo, sérios equívocos ou falta de precisão. São crimes de calúnia e ameaça, na verdade, também sustentam os advogados do jornalista. 

As iniciais a que o Blog Bastidores, do 180, teve acesso, também corroboram com tal entendimento. São supostos crimes de opinião e não de extorsão.

A “COLABORAÇÃO PREMIADA”

Os advogados de Arimatéia Azevedo sustentam ainda que o que as autoridades chamam de “colaboração premiada” foi colhida às 22 horas.

Afirmam também que embora ela receba esse nome, não há crime na narrativa do outro alvo da operação, o professor Barreto.

fonte 180graus.com

Idoso morre após ser agredido em mercado na Zona Sudeste de Teresina

 Um idoso identificado apenas como 'Delei' morreu após ser agredido na tarde desta terça-feira (08/09) no mercado do Dirceu, na Zona Sudeste de Teresina.

O homem apontado como suspeito do crime seria filho de um comerciante da região e fugiu de bicicleta após o crime, sendo filmado por populares quando fugiu. Até o momento não se sabe ao certo a motivação do crime.

O idoso ficou com vários ferimentos na cabeça, foi socorrido por populares e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina, mas não acabou resistindo e morreu.

A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências para localizar o suspeito, que foi detido e encaminhado para a Central de Flagrantes. O caso será investigado pela Polícia Civil.

fonte 180graus.com

Carros caem em ribanceira em acidente na BR-316 em Monsenhor Gil

 Foto enviada ao Cidadeverde.com

Em menos de 24 horas, outro grave acidente ocorreu na BR-316, no município de Monsenhor Gil. O acidente, nesta terça-feira (08), envolveu um caminhão e o carro de passeio de uma família. No acidente, os dois veículos desceram uma ribanceira. O portal recebeu a informação de que uma criança não resistiu aos ferimentos e morreu. 

Apenas o motorista do caminhão estava no veículo no momento do acidente enquanto o carro de passeio estava com três pessoas, incluindo a criança de 10 anos, identificada como Miguel. 

Uma equipe do Grupamento de Polícia Militar (GMP) de Monsenhor Gil, do 18º Batalhão da Polícia Militar de Água Branca, esteve no local e acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Até a chegada da PRF, não há confirmação de mortes no local. 

Às 17h10, a PRF informou que o acidente ocorreu do tipo colisão frontal envolvendo um classic e um caminhão.

O classic era conduzido por um homem de 61 anos, que sofreu lesões leves. Ele trasportava uma mulher, de 41 anos, que sofreu lesões graves. Uma criança de 10 anos foi levada em estado grave ao Hospital de Urgência de Teresina. O motorista do caminhão, de 46 anos, saiu ileso. 

"O condutor da carreta fez o teste de alcoolemia e testou negativo para a ingestão de álcool. Os policiais detectaram através de vestígios e provas testemunhais que o condutor da carreta devido a defeito mecânico perdeu o controle da direção, invadiu a faixa contrária colidindo frontalmente com o veículo de passeio", acrescenta a PRF.

Na noite  de segunda-feira (07), uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas em um grave acidente também na BR-316, na cidade de Teresina. A colisão envolveu um ônibus e dois carros de passeio. 



                                                                                                                                                                             Foto enviada ao Cidadeverde.com

 

fonte cidadeverde.com

Homem mata esposa e tenta asfixiar a própria filha em Bom Jesus

 Foto: arquivo pessoal

Uma mulher de 27 anos, identificada como Miriam Silva de Santana, foi morta a facadas pelo próprio companheiro na tarde desta terça-feira (08) em Bom Jesus, município distante 600 km ao sul de Teresina. O crime aconteceu por volta das 15h. 

De acordo com informações da Polícia Militar, após uma discussão o homem esfaqueou a esposa. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU), mas morreu a caminho do hospital. 

Ainda de acordo com informações da PM, após esfaquear a esposa o homem também tentou sufocar a filha do casal. “Quando a equipe chegou ao local, encontrou a mulher no chão e ele tentando asfixiar a própria filha. Imediatamente já algemamos e o conduzimos para a delegacia”, informou o soldado Erisvaldo Moreira, do 19º Batalhão da Polícia Militar. 

O suspeito, identificado como Paulino da Silva Rodrigues, de 34 anos, foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia regional de Bom Jesus.  O caso vai ser investigado pela Polícia Civil 

Outros casos

O caso desta terça-feira (08) é o segundo feminicídio registrado na região de Bom Jesus em menos 72 horas. No último domingo, uma agente de saúde e pré-candidata a vereadora foi morta em Alvorada do Gurgueia, município distante 539 km de Teresina. 

fonte cidadeverde.com