terça-feira, 8 de setembro de 2020

Policiamento ostensivo e preventivo: PMPI dá continuidade às operações nas cidades do Estado

 

Durante a semana a Polícia Militar do Piauí prossegue com operações de policiamento ostensivo e preventivo, que são intensificadas aos finais de semana. 

matéria
A Operação Candeeiro, com objetivo de realizar policiamento ostensivo geral e especializado (CGO, CPM II, CPE e CPCOM) visando apreender armas, entorpecentes e recuperar veículos e, ainda, intervir nas situações de perturbação do sossego alheio, aglomeração de pessoas e orientação à população quanto ao uso de máscaras devido à COVID-19. Essa ocorreu com os respectivos efetivos das áreas dos Batalhões 8º e 13º, localizados na Capital, e no 21º BPM, localizado em Altos-PI, com blitz nas principais avenidas, abordagens, saturação nos bairros, resultando em lavração de TCOs principalmente por perturbação de sossego alheio, em Altos foram apreendidos sons automotivos, gaiolas e recuperadas aves, durante Operação integrada com o Batalhão de Polícia Ambiental. 

matéria
O BPA também procedeu com as operações de Silêncio e Paz, na área metropolitana, nas zonas leste e sudeste, 5º e 8º BPM, foram realizadas rondas e foram apreendidos sons e confeccionados TCOs também por perturbação de sossego. Além disso, o 8º BPM também realizou saturação e prestou apoio na fiscalização de áreas de invasão, com blitz também nos bairros Novo Milênio, Todos os Santos, Renascença I, II e III, Usina Santana e Redonda, e a Operação Start na Avenida Noronha Almeida, bairro São João.

matéria
O Comando de Policiamento Especializado realizou a Operação CPE no Meio Norte, na qual ocorreu patrulhamento em apoio ao 12° Batalhão, localizado em Piripiri-PI, isso teve como resultado a recuperação de aves que foram soltas na área do Açude Caldeirão Grande. Ademais, as equipes policiais foram divididas em turnos e realizaram 24h de patrulhamento no município, dando cumprimento a missão de recobrimento de área designado pelo CPE. E foram ministradas  instruções  para Força Tática com foco nas medidas de enfrentamento ao "novo cangaço". Assim como, realizadas abordagens com registro no sistema Mobile, a Guarnição localizou uma moto furtada e fez a condução do suspeito. E os policias fizeram o reconhecimento de rotas de fuga e simulações durante a madrugada de ataques a instituições financeiras com a participação do BOPE, Força Tática e do Comando da Unidade. E teve também a Operação CPE nas ruas em Teresina, na área do 5º BPM, que foi desencadeada para manter e garantir a manutenção da ordem na zona leste, através do policiamento ostensivo onde aconteceu a saturação da área com abordagens, buscas pessoal e veicular, bem como orientações no cumprimento dos decretos vigentes. A área do 5º BPM foi dividida em três setores, para melhor abrangência de toda a região. 

matéria
Além dessas grandes operações envolvendo policiamento geral e especializado, as Unidades da Capital e do Interior realizaram abordagens em suas áreas, o 17º BPM com o Choque Montado estiveram presentes no Torquato Neto e imediações. O 1º BPM objetivando o combate à criminalidade, realizou rondas em bairros da circunscrição do Batalhão, em locais de risco para prática de crimes e consumo de drogas com realizações de abordagens a pessoas e vistorias em veículos em busca de armas, drogas, veículos roubados e foragidos da justiça, procederam com rondas preventivas nos bairros Marquês, Macaúba, Vermelha, São Pedro, Vila Jerusalém, Vila Costa Rica, Piçarra, Redenção, Mafuá, Centro e Cabral. Igualmente no Centro, a CODAM, realizou operação planejada durante a semana e finalizou sem registro de ocorrências relevantes, e no Saci, o 6º BPM realizou a Operação Start. O Batalhão de Polícia Rodoviário Estadual (BPRE) efetuaram barreiras nas rodovias PI-113 e PI-130, e a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN) esteve com blitz na Avenida Professor Camilo Filho, zona sudeste. 

matéria
No litoral, a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), atuou com policiamento na praia de Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro, Arrombado, Macapá e Maramar, com bloqueios dos principais acessos. E dando cumprimento ao decreto estadual, na retomada gradativa as atividades econômicas e com objetivo de evitar aglomerações, os policiais militares reforçaram o policiamento. Em Campo Maior-PI, a Operação realizada pelo 15º BPM resultou em muitas abordagens e apreensão de substâncias análogas a cocaína, maconha e crack em posse de uma mulher, passageira de um mototaxista, em uma blitz na Avenida Surubim e também foram lavrados 02 TCOs, por porte de arma branca e direção não habilitada de veículo.

matéria
A 4ª Companhia do 4º Batalhão, localizada em Fronteiras-PI, realizou saturação na zona rural e urbana de Marcolândia e Fronteiras, dando ênfase nos bares e blitz em locais de maior circulação, tendo por finalidade coibir crimes contra a vida, tráfico de drogas e apreensão de arma de fogo. O serviço foi concluído sem registro de ocorrência. E nas vias de acesso da cidade de Jaicós, policiais da 3ªCIA/4º BPM atuaram no intuito de combater o tráfico de drogas, e apreender armas de fogo e branca, sendo abordados várias pessoas e veículos. Da mesma forma, policiais de Luzilândia, deram continuidade a Operação " Satura Luzilândia" , na qual após o mapeamento de toda região e dos pontos críticos, puderam ser observadas as localidades de maior vulnerabilidade. Logo, duas equipes da sede da Companhia de Luzilândia partiram em direção aos povoados realizando abordagens. Em São João do Piauí, policiais também intensificaram ações durante o final de semana.

matéria
Em Santa Filomena, a 3ªCIA/7ºBPM teve como objetivo cumprir as recomendações no que se refere ao combate a incidência de crimes (CVLI) na cidade, bem como inibir o tráfico e o uso de entorpecentes, o porte ilegal de arma de fogo, a prática de roubo a transeuntes, a perturbação do sossego alheio e outros crimes diversos, procedeu com blitz nos pontos estratégicos e com ações, sendo concluída a operação sem alteração. Do mesmo modo, a 2ªCIA/20ºBPM, localizada em Simões, com objetivo de garantir segurança da população local, bem como, ao público em geral, evitando ou minimizando ações de infratores na área também realizou policiamento, em praças, bares e estabelecimentos no intuito de prevenir atividades ilícitas. 

Por fim, o efetivo de Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio e Buriti dos Montes continuam dando cumprimento aos decretos, atuando na prevenção e orientação das restrições referente à Covid19 nos municípios, acompanhando as equipes de saúde nas fiscalizações. Diante disso, a Polícia Militar do Piauí reafirma o compromisso com a manutenção da segurança pública e segue atuando nas operações que influenciam diretamente na prevenção e combate aos crimes, assim como orientado a população das medidas sanitárias. 

fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades