segunda-feira, 22 de março de 2021
5º BPM e 8º BPM passam a ter novos comandantes
Duas adolescentes são achadas mortas em uma cova rasa em Timon
Enviada via whatsapp
Os corpos de duas jovens foram encontrados em uma cova rasa no bairro Parque Aliança, no município de Timon, na tarde deste domingo(21). Eles foram desenterrados por policiais militares e do Corpo de Bombeiros depois que a família de uma das vítimas recebeu uma mensagem informando a localização.
O pai de uma das adolescentes procurou a Central de Flagrantes de Timon, por volta das 10h, para registrar o desaparecimento da filha, depois que recebeu uma mensagem informando que ela estava morta.
“O desaparecimento de sua filha teria acontecido no bairro Água Mineral em Teresina, e que ela estaria acompanhada de outra menor. Isso ocorreu no sábado. Ele tentou encontrá-la, mandava mensagem pelo whatsapp e a mesma não respondeu. Quando ele olhou as mensagens, no dia seguinte pela manhã, constava que as duas estariam mortas e também tinha a informação que as mesmas tinham se deslocado para a cidade de Timon e por isso registrou o desaparecimento aqui na Central de Flagrantes”, contou o delegado Joelson Carvalho, da Delegacia de Homicídios de Timon, à TV Cidade Verde.
A polícia recebeu a informação de que tinham corpos enterrados em uma cova rasa e ao chegar ao local e desenterrar, as duas garotas foram reconhecidas pelos pais e mães que acompanhavam as equipes.
As duas adolescentes, uma de 15 e outra de 17 anos, teriam sido torturadas antes de serem mortas. Há indícios de que elas cavaram a própria cova, uma só para as duas.
Ao chegar ao local, a polícia e os bombeiros utilizaram pás para desenterrar os corpos, que foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exame cadavérico.
De acordo com o delegado Joelson Carvalho, titular da Delegacia de Homicídios de Timon, os pais e amigos já foram ouvidos e as investigações estão em curso.
“Estivemos aqui fizemos os primeiros levantamentos, ouvimos os pais das menores. Não temos nenhuma informação de passagem das menores por nenhum grupo de facção, nenhum crime. O que achamos é que elas poderiam ter se envolvido com alguma pessoa, que seria desafeto dessas pessoas que fizeram esse crime. Inclusive pelo modo que fizeram, nós já temos outras investigações, que nós fizemos na cidade, onde foram pessoas enterradas e trata-se do tribunal do crime, que as mesmas foram submetidas mortas e enterradas. Isso dá um norte para os investigadores”, explicou o delegado.
O delegado revelou ainda que, devido a outros crimes com o mesmo modus operandi, nos anos de 2019, 2020, no qual pessoas foram enterradas, a maior hipótese é que seja briga entre as facções Bonde dos 40 e o Primeiro Comando da Capital (PCC), mas que as investigações ainda estão em curso.
fonte cidadeverde.com
Dupla armada colide em carro e é presa por guardas municipais
Foto: Guarda Municipal
Perseguição da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina terminou com dois presos na Avenida Principal do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina. A dupla- que tem anos 22 e 24 anos- estava em atitude suspeita e saiu em disparada até colidir em um veículo e ser presa.
O caso ocorreu por volta das 15h30, desta segunda-feira (22). Ao abandonarem a moto, os suspeitos tentaram fugir a pé e se desfazer das armas de fogo, mas acabaram capturados pelos guardas municipais.
Um dos suspeitos tem antecedentes criminais por receptação. A dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes de Teresina e, posteriormente, levada à uma unidade de saúde devido a ferimentos leves causados no acidente.
Além da prisão, a GCM apreendeu a moto usada pelos suspeitos e duas armas de fogo municiadas.
fonte cidadeverde.com
Paciente de 92 anos morre ao esperar leito de UTI em Teresina para tratar covid
Foto: Imagens cedidas pela família
Um idoso de 92 anos não resistiu a espera por um leito de UTI em Teresina e morreu no início da manhã desta segunda-feira (22). Francisco Xavier de Sousa estava internado há 7 dias no Hospital da Primavera, na zona Norte da capital. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou que ele é o primeiro paciente a morrer na fila de espera.
Ao portal, a família disse que chegou a comprar vários materiais hospitalares, como máscara facial, para ajudar na recuperação do paciente, além de oxigênio.
“Ele passou sete dias internado, sem assistência, sem aparelhos, o que a gente podia fazer a gente fez, compramos aparelho, máscara facial, contratamos fisioterapeuta”, disse a neta Érica Luane.
Segundo Érica, o avô começou a sentir os sintomas no dia 1º de março. Sem conseguir fazer um teste na rede municipal de saúde, a família procurou uma farmácia.
“Ele iniciou os sintomas no dia 1º de março, levamos numa UBS e não conseguimos atendimento, então optamos por fazer o teste particular e fomos em uma farmácia”, afirmou.
Ela relata que o paciente ainda deu entrada no hospital onde foi feita uma medicação e foi orientado retornar para casa. “Levamos para o hospital onde foi feita a medicação e levamos para casa. Aqui foi feita toda a assistência, mas ele desenvolveu pneumonia”, afirmou.
Morador da Vila Operária, seu Francisco Xavier de Sousa morreu às 5h30 de hoje, sete dias após dar entrada no Hospital da Primavera.
Em nota, a FMS disse que o paciente ficou em leito isolado e recebeu atendimento da equipe médica do Hospital da Primavera durante todo o tempo em que esteve na unidade. Informou ainda que, diante do agravamento do quadro de saúde, foi solicitada a transferência para uma UTI, mas devido a grande demanda o idoso foi a óbito.
“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que foi dada toda assistência necessária ao paciente Francisco Xavier de Sousa. Ele ficou em leito isolado e recebeu atendimento da equipe médica do Hospital da Primavera durante todo o tempo em que esteve na unidade. Começou usando cateter nasal e evoluiu para o uso da máscara reservatório (com oxigênio). A FMS esclarece que não houve diminuição de oxigênio para o paciente, e que ele acabou precisando de leito de UTI, a unidade hospitalar então solicitou, via regulação de leitos online, a remoção do paciente para unidade que tem UTI, pois lá na Primavera só tem leito clínico. Infelizmente devido à alta demanda de pessoas precisando de leitos de UTI na capital, o paciente veio à óbito antes de conseguir a vaga.
De acordo com a FMS, a fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes graves com Covid-19 chegou a 187 pessoas em Teresina no final de semana. Atualmente, 100% dos leitos estão ocupados.
A Fundação disse ainda que houve ampliação de 73 leitos clínicos covid, 10 leitos de estabilização covid, 15 leitos de UTI covid, totalizando 190 leitos clínicos covid, 12 leitos de estabilização covid e 63 leitos de UTI covid.
fonte cidadeverde.com
'Não tem mais onde colocar gente', alerta Robert Rios sobre falta de leitos em Teresina
O vice-prefeito de Teresina e secretário de Finanças, Robert Rios, fez um alerta sobre a falta de leitos na capital e disse ainda que a prefeitura e o Governo do Piauí têm a mesma preocupação.
"Tanto o governador Wellington Dias como o prefeito Dr. Pessoa querem que essa pandemia passe o quanto antes. Estamos com os hospitais e posto de saúde tudo abarrotados, não tem mais onde colocar gente na cidade de Teresina e isso é uma preocupação a mais", afirmou em entrevista à TV Cidade Verde.
Robert afirmou que o papel da Prefeitura de Teresina é fiscalizar o cumprimento dos decretos, como determinou o prefeito Dr. Pessoa.
"Eu acho que já tem decreto demais. Ele já fez dois decretos e dois foram derrubados pela justiça, então não é hora de fazer decreto, é hora de fiscalizar o que tem", completou.