segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Polícia aborta tentativa de assalto à agência dos Correios no Norte do PI


Polícia aborta tentativa de assalto à agência dos Correios no Norte do PI

Foto: Facebook / Plantão Policial

No final da manhã desta segunda-feira (19/09) policiais militares abortaram uma tentativa de assalto à agência dos Correios no município de José de Freitas, distante 58 km da capital Teresina. A agência estava em pleno funcionamento quando a dupla suspeita entrou e anunciou o assalto.
Clientes e funcionários ficaram assustados com a ação dos suspeitos. Segundo relatos, eles estavam nervosos e gritavam. Uma das reféns conseguiu sair da agência e comunicou o fato à polícia, que agiu rápido e capturou os suspeitos ainda no local do crime. Felizmente não houve resistência.
A polícia conseguiu apreender um revólver calibre 38, dinheiro e ainda a arma e o colete do vigilante da agência. A polícia segue em diligências para tentar prender outros suspeitos que estariam em um carro.
Os presos já teriam passagem pela polícia e um deles já teria praticado um homicídio. Eles foram encaminhados para a delegacia da cidade onde ficarão à disposição da Justiça.

fonte 180graus.com

Acidente deixa três mortos e três feridos em Barras


Acidente deixa três mortos e três feridos em Barras


Um acidente matou três pessoas, entre elas uma criança de 7 anos, e deixou outras três feridas entre as cidades de Barras e Cabeceiras no final da tarde desta segunda-feira (19). Segundo a Polícia Militar, a suspeita é que o condutor do veículo tenha perdido o controle ao desviar de uma moto e acabou descendo uma ribanceira em uma curva.

O fato aconteceu por volta das 17h quando o veículo modelo Prisma, placas NIN-2070, seguia para a cidade de Cabeceiras pela PI 113, a cerca de 6km de Barras. A hipótese é que o condutor tenha desviado de uma moto que vinha em sentido contrário e acabou perdendo o controle devido alta velocidade.
O veículo tombou, deixando o condutor, uma idosa e uma criança mortos. Equipes de resgate foram acionaram e encaminharam outras três pessoas em estado grave para o Hospital Leônidas Melo, em Barras.
Segundo a PM, as pessoas são de uma mesma família e residiam na cidade de Esperantina. Até o fechamento desta matéria, eles ainda não haviam sido identificados.

fonte cidadeverde.com

Piauí é o estado que mais gera emprego no país

Piauí é o estado que mais gera emprego no país

É o que revelou levantamento da Rais/MTE referente a 2015, quando o estado formalizou 3.046 vagas de trabalho.

Emprego (Foto:Divulgação)

Dados coletados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais) no ano de 2015, do Ministério do Trabalho Emprego e Previdência Social, apontam que o Piauí foi o estado com o saldo mais positivo na criação de empregos formais no país. A pesquisa foi divulgada na sexta-feira (16), e ressalta que o Piauí formalizou, somente no ano passado, 3.046 vagas.
Mesmo antes de 2015, o único ano no qual o Piauí não ultrapassou a faixa de formalização acima dos 10 mil empregos foi em 2007, com apenas 5.583. Segundo o recorte geográfico, os dados mostram que as três unidades da Federação com crescimento positivo no ano foram o Piauí com (+ 3,0 mil postos ou +0,67%), Acre (+2,8 mil postos ou +2,14%); e Roraima (+2,2 mil postos ou +2,38%). Nos outros estados, houve queda no nível de empregabilidade.  As quedas maiores foram na região Sudeste (-900,3 mil postos), no Nordeste (-233,6 mil postos) e no Sul (-217,2 mil postos).
No Piauí, os setores que mais empregaram foi o de serviços (9.242) e comércio (3.109), com 12.351 contratações. Com relação aos números por sexo e escolaridade, 208.719 mulheres foram contratadas, dessas, apenas 68.941 tinham o ensino superior completo. Sobre a faixa etária, as pessoas com 30 a 39 anos são as mais contratadas.
O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, comemora o crescimento dos números de empregabilidade do estado e ressalta a importância das ações da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) para esses resultados. “Nosso dever é trabalhar para que o nosso estado cresça na economia e no ramo de empregos e serviços. Com a pesquisa, vimos que os trabalhos voltados à qualificação profissional e ao empreendedorismo têm ajudado bastante a nossa população”, conclui o gestor.
O número de empregados em relação às Pessoas com Deficiência (PCD) cresceu 5,75%, resultando em um acréscimo de 22 mil empregos, em comparação com 2014. Com esse resultado, o universo formal passou a contar com 403,2 mil vínculos com PCD, o que corresponde a um percentual de 0,84% do total dos vínculos empregatícios da Rais 2015.
Rais
A Rais foi instituído pelo decreto nº 76.900/75, que obriga as empresas a prestarem declaração anual ao MTE. A cobertura abrange o universo dos empregados celetistas, estatutários, avulsos, temporários, dentre outros. As informações são separadas por dados de remuneração, grau de instrução, ocupação, nacionalidade, além de setores de atividade econômica, área geográfica e outras.
É um instrumento utilizado pelo governo para identificar os trabalhadores com direito ao recebimento de abono salarial. Os dados são compartilhados e servem de apoio para estudo e execução de diversas ações governamentais, como a fiscalização trabalhista, a gestão do FGTS, dos beneficiários da previdência e da assistência social. A Setre é também uma das instituições do estado que trabalha para auxiliar no crescimento da economia e da empregabilidade por meio do fortalecimento do empreendedorismo, qualificações profissionais e ofertas de empregos.
As informações da Rais ainda permitem o controle da mão de obra estrangeira no país, auxilia na definição das políticas de formação de mão de obra, gerando estatísticas sobre demanda e oferta de emprego no mercado de trabalho formal. Ao todo, foram 8,3 milhões de estabelecimentos que declaram a Rais no país.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br

Motoristas da Prefeitura de Parnaíba anunciam paralisação das atividades


Motoristas da Prefeitura de Parnaíba anunciam paralisação das atividades

A categoria reivindica dentre outros o reajuste salarial que há três anos não sofre alteração

Os motoristas contratados pela Prefeitura de Parnaíba paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (19). A categoria reivindica o pagamento de salários atrasados, além de melhores condições de trabalho, adicional de insalubridade e reajuste salarial que há três anos não sofre alteração.
Motoristas da Prefeitura de Parnaíba
Motoristas da Prefeitura de Parnaíba
Os motoristas das unidades móveis de saúde da cidade afirmam que trabalham sem equipamentos de segurança. Eles também destacam que já apresentaram proposta ao procurador geral do município, Fábio Araújo, porém a prefeitura não se posicionou a respeito.
“Temos consciência de que o nosso trabalho é essencial, mas a nossa situação não pode continuar do jeito que está. Somos tão desrespeitados ao ponto de não termos nem horário de descanso”, disse o motorista, Magno Meneses, o qual ressaltou que a classe chegou a resistir à paralisação para que a população não fosse prejudicada com a decisão.

fonte portal az

Adolescente morre após colisão entre motocicletas


Adolescente morre após colisão entre motocicletas


A Polícia Militar de Picos registrou na tarde deste domingo, 18, um acidente de trânsito com vítima fatal na localidade Samambaia dos Marques, em Geminiano.
“Recebemos uma ligação por volta das 14h30, ao chegarmos ao local encontramos uma pessoas que havia sido vítima fatal, o outro envolvido no acidente havia sido removido para o Hospital Regional Justino Luz. Assim, isolamos a área até a chegada da perícia criminal”, disse o tenente.
Ainda segundo o tenente, testemunhas apontaram que duas motocicletas colidiram frontalmente. O adolescente Ryan Xavier, de 16 anos, veio a óbito, o outro condutor fraturou a perna direita.
" As pessoas comentam que o mesmo pode ter sido motivado por alta velocidade, mas não havia nada que impedisse a visibilidade do local", ressaltou o tenente Elias.
VEICULOSkk.jpg

fonte 180graus.com


Sejus: presos estão eliminados e cronograma fica mantido


Sejus: presos estão eliminados e cronograma fica mantido

Greco prendeu advogado e mais 3 pessoas; suspeita tinha 'cola' do gabarito do concurso

As quatro pessoas presas por tentativa de fraude ao concurso da Secretaria de Justiça do Piauí estão eliminadas do certame. O advogado Evilásio Rodrigues de Oliveira Cortez, além de Rayssa Kelly Alexandre de Carvalho, Joanderson Almeida dos Santos e Márcio Morais Rodrigues foram presos em flagrante neste domingo (18/09), durante a realização das provas. Estes três últimos foram soltos mediante pagamento de fiança.
Em entrevista à TV Cidade Verde, o secretário Daniel Oliveira, da Sejus-PI, informou que ainda não há motivos concretos que levem à anulação do certame, neste momento, e que o cronograma seguirá normalmente, com prazo final para março de 2017. Contudo, não descarta a possibilidade de alteração, caso novos fatos apareçam nas investigações.
O delegado Carlos César Camelo, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado, disse que as investigações tiveram início com base em informações repassadas pela Sejus e pela Nucepe, organizadora do concurso, dando conta de que pessoas já presas antes por suspeita de fraude estavam inscritas para realização das provas.
Entre eles está o advogado Evilásio Rodrigues, já preso durante os trabalhos da Operação Véritas, que desarticulou o grupo indiciado por tentativa de fraude ao concurso do Tribunal de Justiça do Piauí, ocorrido em 2015.
carloscesar_Kleydson Ferreira.png_____________________
“Com pessoas descaracterizadas estivemos nos locais de aplicação, e tanto os policiais como o Nucepe conseguiram identificar estas quatro pessoas. Dois dos presos estavam com cola nas roupas, anotações levadas ao local de prova, com respostas das questões. A jovem presa tinha o esboço de um gabarito, cujas respostas eram idênticas às respostas da prova do advogado”, disse o delegado, na TV, mencionando os fatos que demonstram a tentativa de aprovação ilícita.
Carlos César informou que ainda não ficou comprovado que o gabarito em posse dos presos seja o mesmo gabarito oficial do certame. “A Nucepe ainda está analisado e vai nos auxiliar a identificar outros possíveis envolvidos, que assim como estes já presos, serão indiciados e eliminados”, explica.
O secretário Daniel Oliveira ressaltou ainda que as próximas etapas do concurso, inclusive com a implementação da fase dissertativa, foram pensadas justamente para que sejam aprovados àqueles que realmente tenham conhecimentos prontos.
danieloliveira.png
Ele comentou ainda sobre as reclamações em relação ao horário do fechamento de portões e recusa de documentos. Disse que a Nucepe irá se pronunciar sobre o caso, mas menciona que problemas maiores não aconteceram, e que no caso da recusa de documentos vencidos, se trata de questão prevista no edital.

fonte 180graus.com

Cartório conclui regularização de 950 lotes no Parque Piauí; próximo bairro é o Bella Vista I


Cartório conclui regularização de 950 lotes no Parque Piauí; próximo bairro é o Bella Vista I


O corregedor-geral da Justiça, o desembargador Ricardo Gentil, disse em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (19), que foi concluída a regularização fundiária de 950 lotes no bairro Parque Piauí, na Zona Sul de Teresina. O próximo bairro a receber a parceria entre a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí, a Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi) e Cartório do 2o Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Teresina, será o Bela Vista I, também localizado na Zona Sul.
O processo de regularização do Parque Piauí estava pendente desde o ano de 2008. Um equipe de quatro profissionais exclusiva para a análise de plantas, cópias de mídia e abertura de matrículas no local. 
“Por causa dessa colaboração, em apenas três semanas conseguimos atender uma demanda que se arrastava há anos. Realizar a regularização fundiária no Parque Piauí traz uma segurança para que os moradores possam fazer o registro do imóvel no cartório”, comentou o desembargador.
Ricardo Gentil disse ainda que essa regularização é um presente para os moradores do Parque Piauí, pois o bairro está aniversariando neste mês. “Soube hoje, e é uma grata satisfação, saber que o bairro completa 49 anos de existência. É um grande presente para os moradores”, acrescentou. 
Os dados sobre a regularização foram apresentados ao corregedor-geral da Justiça nesta segunda-feira (19). 
Com o registro do imóvel no nome do proprietário, o beneficiário deve solicitar à Emgerpi um Ofício de Liberação de Hipoteca. Em seguida, encaminhar este documento ao Cartório do 2º Ofício de Notas e Registro de Imóveis para que, com isso, seja emitida a Certidão do imóvel.  Dessa forma, já com este documento em mãos, o cidadão poderá solicitar a confecção da Escritura do imóvel no cartório respectivo.

fonte cidadeverde.com

Nova sede do Tribunal de Justiça do PI será na zona Sudeste e terá 32 mil m²


Nova sede do Tribunal de Justiça do PI será na zona Sudeste e terá 32 mil m²

Fotos: Ascom/TJ

O governador Wellington Dias e o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes, assinaram na manhã desta segunda-feira (19), o decreto de desapropriação de um imóvel na zona Sudeste de Teresina onde será construída a nova sede do poder Judiciário do Estado. A  obra está orçada em R$ 40 milhões e abrigará ainda a Corregedoria Geral de Justiça e a Escola Judiciária (EJUD).
Do total de recursos, o TJ já dispõe de R$ 30 milhões  para realizar o projeto e começar a obra, que anteriormente seria construída ao lado do atual tribunal.
"Já realocamos no orçamento deste ano R$ 12 milhões que o tribunal tinha empenhado para construir a sede ao lado do tribunal, mas nós tivemos alguns problemas na gestão passada com o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo, que achava que aquela área estava tombada pelo patrimônio histórico e também com o Ministério Público. Então entendemos por bem realocar esses R$ 12 milhões e já estamos alocando no Orçamento do próximo ano mais R$ 20 milhões. De início nós já temos R$ 30 milhões para fazer investimento na nova sede do tribunal", afirmou o presidente do tribunal.
A nova sede será construída em terreno entre as pontes Wall Ferraz e Anselmo Dias, na zona Sudeste da capital com área total de 32 mil metros quadrados. O presidente explica que a região onde está localizada o TJ atualmente já não suporta a demanda.
"O primeiro ponto é a questão do acesso. Após a construção do fórum causou uma dificuldade. O impacto no trânsito foi muito grande. Só nas vagas de estacionamento vamos sair de 150 vagas para mais de 1 mil vagas. Para magistrados e servidores vai implicar numa produtividade melhor. teremos um ambiente melhor de trabalho", disse.
Para o governador Wellington Dias, o novo TJ será mais moderno e atenderá melhor à população que precisa do Judiciário. "Com certeza teremos um tribunal moderno que tem as condições de prestar um serviço que é essencial a todo o povo do Piauí em uma sede à altura deste novo momento que vive o Piauí", declarou.
A previsão é que as obras iniciem em até oito meses. O atual prédio do TJ possui 41 anos. A desapropriação da área tem caráter emergencial.

fonte cidadeverde.com

Projeção mapeada traz novo conceito para festas e eventos ao Piauí


Projeção mapeada traz novo conceito para festas e eventos ao Piauí

Especialista, a Artisan Eventos é pioneira no Piauí no uso da técnica que se destacou nas Olimpíadas.


O espetáculo que encantou a todos na abertura das Olimpíadas Rio 2016, com uso de imagens e luzes que deram uma nova dimensão dentro da cerimônia histórica, agora, é também tendências em festas e eventos em Teresina. A técnica, conhecida por projeção mapeada ou vídeo mapping, consiste basicamente em mudar completamente a forma, a cor e a ideia de uma superfície usando projeção, literalmente trazendo vida a objetos e dando novas leituras a espaços. Especialistas em inovação, a empresa Artisan Eventos é pioneira no uso da técnica no Piauí. 
“A projeção mapeada, hoje, participa nos principais eventos do mundo, quem não viu nas olimpíadas? É criada uma cenografia não estática que interage com o ambiente e com a temática definida pelo cliente, mudando de acordo com o momento”, explica o empresário proprietário da Artisan Eventos, Júnior Machado. 
Com o novo conceito, de forma criativa o ambiente pode se transformar em um céu cheio de estrelas, ou florestas densas, tudo que a imaginação e a tecnologia permitirem alcançar dentro de cada festa (Foto: Divulgação)
A intervenção pode ser definida como a tecnologia de cinema utilizada em um evento. Com imagens e luz, os espaços ganham profundidade, tamanho e formas. As experiências já mostram o diferencial do vídeo mapping. “Em um evento recente, havia uma imensa e linda árvore na casa, e projetamos pássaros, foi uma surpresa emocionante aos convidados. Nossa intenção é oferecer ao mercado de Teresina, o que existe de melhor nos eventos no mundo”, define Júnior. 
É por isso que com a projeção mapeada, os eventos ganham novos arranjos. É possível, por exemplo, criar animações na fachada da igreja ou do buffet, que possam contar um pouco da história de noivos ou que falem do tema do evento. Ainda em festas de casamento ou aniversários, se pode fazer projeções no interior dos espaços, criando verdadeiros cenários virtuais animados que surpreendem e encantam a todos. 
O empresário Júnior Machado é o proprietário da artisan Eventos (Foto: Divulgação)
É de forma criativa que o ambiente pode se transformar em um céu cheio de estrelas, ou florestas densas, tudo que a imaginação e a tecnologia permitirem alcançar dentro de cada celebração. 
A empresa, que chegou ao Piauí há três anos, tem sagrado o caminho de sucesso através das boas iniciativas dentro do mercado de festas e eventos. “Em 2014 desembarcamos em Teresina com nosso foco em coquetelaria e o público piauiense foi muito receptivo ao perceber que, no evento, é de extrema importância serviços com qualidade e profissionalismo. Hoje, o piauiense é muito atento aos detalhes e mais exigente, o que estimula ainda mais a necessidade de profissionalização em todos os setores”, considera. 
Para o empresário, a principal diferença é que com a Artisan Eventos, o cliente não se preocupa com detalhes que antes ele se responsabilizava, como por exemplo, os mobiliários, taças e equipe de profissionais gabaritados com o atendimento e conhecimento técnico disponibilizado pela empresa. “Buscamos fazer nosso trabalho com perfeição para que nossos clientes tenham um único foco: curtir o momento especial”, finaliza.

fonte portal o dia

Mãe é suspeita de matar o filho após briga no interior do Piauí

Mãe é suspeita de matar o filho após briga no interior do Piauí

Segundo delegado, acusada sofria de transtornos mentais e teria se desentendido com a vítima dentro de casa

Um homem acabou sendo assassinado pela própria mãe no final da tarde de ontem (18), no município de Boa Hora, Norte do Piauí, após um desentendimento. De acordo com o delegado Arthur Barros, da Delegacia da cidade de Barras, a mãe sofre com transtornos mentais, e teria deferido um golpe de faca no filho, identificado como Idelfonso Silva. Ela está detida na Delegacia Regional de Barras, que também responde pela cidade vizinha de Boa Hora.
"O filho dela teria chegado na residência embriagado, eles acabaram tendo um desentendimento no interior da casa, e a mãe acabou deferindo golpes de faca. Ela não aparenta nenhuma lesão, ou marca de violência", repassou o delegado Arthur Barros.
Suposta arma usada no crime (Foto: Campomaioremfoco)
Identificado apenas como Maria Celeste, de aproximadamente 55 anos, a mãe já teria passado por tratamento psicológico no Hospital Areolino de Abreu, em Teresina, segundo informações de policiais militares repassadas ao delegado. Diante do crime, ela foi autuada em flagrante. A Delegacia Regional de Barras investiga o caso, para esclarecer o que realmente aconteceu e tomar as providências legais.
Após ser atingido, a vítima ainda chegou a ser atendido por socorristas do SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. A perícia criminal esteve no local, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

fonte portal o dia

Em 2016, uma mulher é vítima de violência sexual a cada 12 horas no Piauí

Em 2016, uma mulher é vítima de violência sexual a cada 12 horas no Piauí

Teresina, Parnaíba e Picos são os municípios onde se registram os maiores índices deste tipo de crime. Passa de 4 mil o número de mulheres atendidas em 11 anos.

SAMVIS: Uma mulher é vítima de violência sexual a cada 12 horas no Piauí em 2016
Uma mulher é vítima de violência a cada 12 horas no Piauí em 2016, é o que mostra um levantamento feito pelo Serviço de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual (SAMVIS), em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O estudo mostra que já foram feitos 408 atendimentos pelo SAMVIS somente de janeiro a julho deste ano, o que resulta numa média de duas mulheres por dia, uma a cada 12 horas.
Teresina é o município que concentra a maior quantidade de mulheres atendidas pelo SAMVIS em 2016: são 294 ao todo. A Capital vem seguida de Parnaíba e Picos, onde 48 e 30 mulheres já assaram pelo serviço este ano, respectivamente. Desde que o SAMVIS foi criado, em 2004, já atendeu 4.443 mulheres vítimas de violência sexual no Piauí. Ao se traçar o perfil etário dessas vítimas, constatou-se que a maioria são mulheres entre 10 e 19 anos, seguidas das crianças entre 5 e 9 anos de idade.
Para a coordenadora do SAMVIS, Andrea Nunes, os dados, apesar de alarmantes, não mostram a realidade do Estado. “Acreditamos que o número de casos seja bem superior aos registrados, porque temos subnotificações de casos de violência sexual por conta de tabus sociais que ainda são fortes em torno desses casos. Nosso papel é fortalecer e aprimorar a rede de atendimento a essas vítimas”, disse a coordenadora.
Atualmente, o SAMVIS está presente em oito cidades piauienses: Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Corrente. A coordenação do serviço está fazendo o monitoramento das unidades para poder se adequar à portaria do Ministério da Saúde que determina a extensão do atendimento também a vítimas de violência sexual que sejam do sexo masculino.
O monitoramento prevê a avaliação dos serviços oferecidos em cada unidade que conta com acolhimento da vítima e sua família, profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis como AIDS e Hepatite B, anticoncepção de emergência e acompanhamento biopsicossocial.
Antes, a violência sexual era tratada separadamente por gênero e faixa etária, mas hoje o Ministério da Saúde tem uma classificação de atendimento a todas as pessoas vítimas de violência sexual e atenção integral a todas as pessoas vítimas, não somente as mulheres.
O atendimento do SAMVIS é multiprofissional com médico, assistente social, psicólogo, farmacêutico e enfermeiro que fazem todos os procedimentos, inclusive a coleta de vestígio na vítima e exame de corpo delito.

fonte portal o dia