sábado, 4 de outubro de 2014

Empresa de compra premiada decreta falência em Campo Maior


Empresa de compra premiada decreta falência em Campo Maior

Consumidores entravam em um grupo de pessoas e a empresa realizava sorteios

A notícia do fim da empresa de compra premiada “Extra Fácil”, uma das maiores no seguimento na região de Campo Maior e Castelo do Piauí, levou muita gente à sede da empresa neste sábado, na cidade de Campo Maior.
A empresa funcionava como uma pirâmide financeira. Consumidores entravam em um grupo de pessoas e a empresa realizava sorteios. Alguns clientes chegavam a ser contemplados com uma única prestação paga.
Nos últimos tempos, no entanto, a empresa deixou de fazer sorteios e passou a funcionar como um consórcio comum, só que mesmo assim decretou falência.
A reportagem tentou contato com o proprietário da empresa, o jovem Levi Fontenele, mas até a publicação desta matéria não houve retorno. Na sede a empresa, no centro de Campo Maior, uma secretária estava de plantão neste sábado e disse aos clientes que “tudo será resolvido”.
Segundo a secretária, a prioridade neste momento é “resolver o problema de quem já pagou a moto por completo e ainda não recebeu o bem”.
Fonte: Com informações do Campo Maior em Foco

Disque Eleições 2014 funcionará nesse domingo de eleições das 7 às 19 horas


Disque Eleições 2014 funcionará nesse domingo de eleições das 7 às 19 horas

Serviço é disponibilizado através do nº 0800 007 9797 e fornece informações básicas

O Serviço Disque Eleições 2014, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), funcionou neste sábado (4) e funcionará neste domingo, dia das eleições, das 7 às 19 horas.
O serviço é disponibilizado através do nº 0800 007 9797 e fornece informações básicas acerca do processo eleitoral, como a localização das seções eleitorais, muito solicitada pelos eleitores na véspera e no dia das eleições.
Serviço Disque-Eleições 2014informando, inclusive, sobre as prescrições da legislação eleitoral, especialmente os dispositivos do Código Eleitoral, da Lei Complementar Nº 64/90, da Lei Nº. 9.504/97, e das Resoluções do TSE e do TRE-PI.
A Equipe do Disque Eleições é composta de servidores do TRE-PI, e está capacitada para responder, ou encaminhar, a todas as indagações chegadas ao Tribunal.
Fonte: Com informações da Assessoria

Picape de assessor de prefeitura no PI é incendiada;teria ligação política


Picape de assessor de prefeitura no PI é incendiada;teria ligação política

A picape Amarok do assessor contábil da prefeitura de João Costa, Jorge Adriano Ferreira de Sousa, foi incendiado na cidade de São João do Piauí.
Segundo informou a assessoria da 'Coligação Piauí no Coração', o incêndio teria sido criminoso e teria sido feito por um homem, que teria jogado gasolina no veículo e ateado fogo. O assessor contábil trabalha para o grupo político que apoia o candidato Zé Filho nesta eleição.

Segundo informações da cidade, o juiz e o promotor foram ao local e viram parte da confusão. O incêndio foi contido por soldados do Exército.

man1.jpg
man2.jpg
man3.jpg
fonte 180graus.com

Serra da Capivara: A capital da pré-história brasileira; veja reportagem


Serra da Capivara: A capital da pré-história brasileira; veja reportagem

No sul do Piauí encontra-se uma das zonas arqueológicas mais importantes do mundo

Viagem de puro encantamento, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí, é um apaixonante passaporte aos costumes e às crenças dos primeiros habitantes das Américas. Criado em 1979, o parque possui mais de 700 sítios arqueológicos com pinturas rupestres de até 12 mil anos, dos quais 170 são abertos à visitação pública.
Esculpidas em gigantescos paredões rochosos, as pinturas retratam fatos da vida pré-histórica, revelando como viveram os primeiros homens no continente americano. São cenas de lutas, caças, animais, sexo, partos, crianças e muitas outras.
Percorrer esse mítico solo é como estar em um museu a céu aberto, desvendando gradativamente um pouco mais sobre a nossa própria história. Significa também conhecer a única unidade de conservação do País destinada à preservação da caatinga, palavra indígena que significa floresta branca.
Por toda a sua importância, o parque de 214 quilômetros de perímetro foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A porta de acesso a essa valiosa e ainda pouco conhecida joia brasileira é São Raimundo Nonato, no Piauí. Infelizmente, ainda não é muito fácil chegar até lá – o aeroporto local está sendo construído e pode começar a operar ainda neste ano.
rup1.jpg
Enquanto isso não acontece, a saída é embarcar num voo rumo a Teresina. São Raimundo Nonato fica a 530 quilômetros da capital do Piauí, de onde é possível pegar um ônibus, alugar um carro ou contratar um pacote para a Serra da Capivara.
Outra opção é voar para Petrolina, em Pernambuco, e de lá colocar os pés na estrada. Aproximadamente 300 quilômetros separam as duas cidades. O maior obstáculo neste trajeto aparentemente simples é a rodovia, em alguns trechos totalmente abandonada e inexistente. Em outros, invadida por bois, bodes, cabras... É preciso dirigir com extremo cuidado!
rup2.jpg
Mesmo assim, a aventura compensa. Ela conduz a uma experiência única e extremamente privilegiada. Afinal, não é todo dia que se a chance de estar diante daqueles monumentais paredões repletos de desenhos pré-históricos, testemunhando a imensidão de “templos” erguidos pelo deus tempo ao longo de milhares de anos.
Os caçadores-coletores – Principal cartão-postal de São Raimundo Nonato, o parque – apesar disso – não é a sua única atração. A pequena cidade de pouco mais de 35 mil habitantes abriga a Fundação Museu do Homem Americano (Fundham). Inaugurado em 1986, é presidido pela arqueóloga Niéde Guidon.
rup3.jpg
No interior do moderno espaço encontram-se milhares de valiosos achados arqueológicos e paleontológicos da pré-história americana. São esqueletos de pessoas, fósseis de animais da megafauna e de plantas, artefatos de pedra lascada e utensílios domésticos, só para citar algumas das descobertas feitas nas últimas quatro décadas por cientistas que “exploram“ a região.
Graças ao trabalho dos pesquisadores brasileiros e do Exterior, hoje, sabe-se, por exemplo, que os antigos povos que habitaram aquelas terras eram caçadores-coletores. Sua sobrevivência era assegurada pela caça e pela coleta de produtos animais e vegetais, como mel, ovos, frutos, raízes e tubérculos.
rup4.jpg
Mas ainda há muito mais a se desvendar. Até agora esse fascinante tesouro nacional não foi totalmente descoberto. A cada ano, novas pesquisas, que desde 1982 são ininterruptas, possibilitam a descoberta de novos sítios e de novas espécies de animais, de plantas e de monumentos geológicos.
Retratos do Piauí – Quem ainda não conhece a Serra da Capivara pode ter uma ideia de sua preciosidade ao ler o livro “A Natureza do Piauí”, com texto do premiado jornalista Sérgio Adeodato e fotos de André Pessoa, um dos melhores fotógrafos de natureza do País.
rup5.jpg
A publicação traz um novo olhar para um Piauí, expondo, por meio das imagens fotográficas, o acervo natural e cultural de um Estado que se diferencia pelo encontro de variadas paisagens, típicas dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, além de sua zona costeira, de seus ambientes marinhos e de sua diversidade biológica única, com espécies da flora e da fauna ainda desconhecidas.
Entre os destaques, está o Parque Nacional Serra da Capivara, uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo. Mantido e estruturado para visitação a partir do trabalho de conservação e pesquisas da arqueóloga Niéde Guidon, os sítios arqueológicos se juntam à beleza da Caatinga ali protegida.
rup7.jpg
A edição também discorre sobre o Cerrado, revelando que o desafio está na conservação de suas águas, especialmente das fontes que nutrem o Rio Parnaíba, um dos principais do Nordeste. As imagens “falam” alto no esforço por uma maior conscientização para manter o manancial livre da desertificação, conservando a vida silvestre e a beleza cênica do seu encontro com o oceano.
Outro destaque do livro é o Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas e um refúgio de manguezais, dunas e praias. Há, ainda, uma homenagem aos mateiros, personagens que dominam o conhecimento sobre a natureza e são indispensáveis às pesquisas científicas e aos esforços de conservação.
rup8.jpg
Fonte: 180graus.com Com informações do Brasil247.com

Motorista sai para buscar urna para votação e morre em acidente; fotos!


Motorista sai para buscar urna para votação e morre em acidente; fotos!

Um grave acidente no início da manhã deste sábado (04/10) deixou uma pessoa morta, na estrada entre os municípios de Oeiras e São Francisco do Piauí. A vítima foi identificada como Firmo Pereira. Ele conduzia uma picape Hilux que saiu da pista e capotou.
Firmo seguia para a cidade de Oeiras, onde buscaria as urnas eletrônicas a serem utilizadas no município de São Francisco do Piauí, durante as eleições deste domingo.
No trecho da PI-217 próximo ao povoado Serinha, ele não conseguiu contornar a curva, perdeu controle do veículo, saiu da pista e capotou várias vezes.
A picape Hilux, de placa PID-7614 de Teresina-PI ficou totalmente destruída. O sepultamento da vítima acontece hoje às 17h em São Francisco do Piauí.
DSCN3044.JPG
DSCN3018.JPG
DSCN3021.JPG
DSCN3030.JPG
DSCN3033.JPG

Fonte: 180graus.com Com informações de Genival Oliveira

TCE intensifica rotina de fiscalização contra gestores no interior do estado


TCE intensifica rotina de fiscalização contra gestores no interior do estado

TCE-PI pode agir de ofício, ou seja, tomar a iniciativa da fiscalização com base nos indícios

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) suspendeu quatro licitações e pediu informações sobre um quinto processo licitatório da Secretaria Estadual de Saúde. Com as decisões, foram suspensos os processos licitatórios da Secretaria Estadual de Administração, no valor de R$ 1.130.000,00, para a contratação de empresa para a compra de equipamentos de pesagem eleltrônica; a aquisição de livros didáticos, no valor de R$ 6 milhões, proposta pela Secretaria Estadual de Educação e a construção de 38 cemitérios, no valor de R$ 931 mil, pela Prefeitura de Pimenteiras. Além disso, a Plenária aprovou pedido de informação ao gestor da SESAPI, pelo edital para a contratação de serviço de Buffet, ao custo de R$ 22 milhões.
A fiscalização das licitações é feita pela Divisão de Acompanhamento Concomitante de Licitações e Contratos. A Divisão também fiscaliza rotineiramente contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos,bem como as alienações, permissões e concessões realizadas pelos órgãos e entidades sujeitos à jurisdição do Tribunal.
Segundo o chefe, o auditor fiscal Elbert Silva Luz, a fiscalização é feita quando o objeto é passível de questionamento, como no caso dos livros didáticos, cujo preço unitário era excessivo ou mesmo quando os valores elevados despertam a atenção, à exemplo da contratação de alimentos e bebidas para a Secretaria de Saúde.”Várias licitações num mesmo dia também podem ser alvo da fiscalização concomitante”, diz o chefe da Divisão.
O TCE-PI pode agir de ofício, ou seja, tomar a iniciativa da fiscalização com base nos indícios levantados pelos auditores, ou pode iniciar a inspeção a partir de denúncias que são encaminhadas à Ouvidoria ou através de representação.Em 2014, a Ouvidoria do TCE recebeu 1155 denúncias, em 2014,de janeiro a agosto, já foram 579.
O Tribunal também recebe denúncias por e-mail ou entregues pessoalmente pelos cidadãos. Em todas as fiscalizações, o objetivo é sempre evitar prejuízos ao erário público, assegur a transparência e legalidade de todas as compras públicas garantindo assim, as boas práticas de gestão.

Fonte: 180graus Com informações da Assessoria

Nota de Falecimento Policial Civil morre em decorrência de tiro na coxa


Nota de Falecimento

Policial Civil morre em decorrência de tiro na coxa

As circunstancias do caso ainda estão sendo investigadas; A Policia Civil emitiu nota de pesar.

A Polícia Civil divulgou nota de pesar sobre a morte de Marcel Franklin Lima e Lima. O policial civil, lotado na Delegacia Regional de Curimatá, morreu em decorrência de complicações de saúde causadas por um tiro na perna. As circunstâncias do disparo ainda estão sendo apuradas.
 
Confira nota na íntegra:
 
A Delegacia Geral de Polícia Civil vem por meio da presente nota, expressar profunda tristeza pelo falecimento do APC Marcel Franklin Lima e Lima, lotado na Delegacia Regional de Curimatá.
O falecimento do Agente de Polícia de 3ª Classe ocorreu na tarde desta sexta-feira, 03 de outubro de 2014, em decorrência de complicações de saúde após ser alvejado por um disparo de arma de fogo, em circunstâncias que ainda estão sob apuração.
Graduado em Direito, o APC Marcel Franklin, nascido em 27/02/1985, foi admitido na Polícia Civil em 29/08/2014, e era filho da Escrivã de Polícia Teresinha de Jesus Guimarães Lima, lotada no 1º DP de Teresina.
O velório acontece na Funerária São João Batista, ao lado da PAX União, situada na Avenida Miguel Rosa, centro-sul de Teresina, e o sepultamento ocorrerá às 10h da manhã deste sábado (04/10) no Cemitério do Bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina.
A Delegacia Geral de Polícia Civil, enlutada, deseja votos de conforto à mãe do APC Marcel Guimarães, aos amigos, colegas de trabalho e demais familiares do jovem APC que tão cedo partiu dessa vida.
 

fonte gp1

Jornalista denuncia juíza de Corrente por abuso de poder e beneficiar advogado em sentenças


Jornalista denuncia juíza de Corrente por abuso de poder e beneficiar advogado em sentenças

O jornalista Cristiano Setragni do Portal Corrente ingressou junto à corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí com uma representação relatando abuso de poder praticado pela juíza da comarca de Corrente.

A juíza é acusada de beneficiar em suas decisões o advogado Francisco Wellington, que responde por cerca de 30 processos, entre agressão, queixas- crimes, danos morais e até casos relativos à lei Maria da Penha. 
Imagem: ReproduçãoJornalista Cristiano Setragni(Imagem:Reprodução)Jornalista Cristiano Setragni
A juíza concedeu ainda uma liminar proibindo qualquer citação do nome do advogado, no site de notícias, com multa diária de mil reais em caso de descumprimento, o jornalista foi comunicado do fato pela própria magistrada por telefone informando que a liminar já estaria em vigor por bastante tempo.

Após a denúncia de que o advogado é beneficiado com as decisões judiciais, feita pelo jornalista no Portal Corrente, tanto o advogado quanto a juíza passaram a perseguir o jornalista. 

“Processos contra o advogado demoram a ser julgados, tem inclusive processos que correm na justiça há mais 700 dias, e quando vão a julgamento Wellington é beneficiado, já os processos do advogado contra as pessoas que denunciam essa pratica, chegam a correr audiência em até 6 dias, pulando etapas do processo”, afirmou o jornalista. 

Entre os processos a que responde, Francisco Wellington é acusado em uma das audiências, dentro do fórum, de agredir a outra parte com palavras de baixo calão e tentar agredi-lo fisicamente, sendo contido por policiais. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo jornalista, Francisco Wellington portava um soco inglês. Toda a ação foi presenciada por funcionários do juizado e populares presentes. 

Ainda segundo o B.O. consta que: “Francisco Wellington partiu para agressão física, sendo contido pelos policiais, Julio César e Dos Anjos, que estava em frente ao juizado especial e contiveram o agressor quando este ameaçava de sacar uma arma que tinha na cintura, que os referidos policiais, dando busca encontraram uma arma soqueira de metal com o advogado Wellington. Que foi conduzido para a delegacia para ser lavrado os procedimentos legais”.

“Quando passo por ele na rua, ele me ofende verbalmente, faz gestos de agressão. Já disse inclusive que vai me matar ou me bater. Ele tem tanta certeza de ser beneficiado pelas decisões da juíza que em determinado dia no campus da UESPI de Corrente ele me chutou e falou que eu vou ser condenado em todos os processos que ele move contra mim”, afirmou o jornalista. 
Imagem: ReproduçãoJuíza Mara Rúbia(Imagem:Reprodução)Juíza Mara Rúbia
Contra a magistrada Mara Rúbia, Cristiano apresentou uma representação junto à Corregedoria Geral de Justiça, em Teresina, referente a um processo que o advogado move contra o jornalista, por ter feito denuncias no site de noticias. Nele a magistrada antecipou uma audiência em 30 dias, extinguindo a audiência de conciliação e deixando o réu sem tempo para constituir um advogado ou defensor para fazer sua defesa. 

“O corregedor ficou abismado com as denuncias, pediu inclusive celeridade ao processo que apura a conduta da juíza”, afirmou o jornalista. A denúncia também será protocolada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já as condutas do advogado serão investigadas pelo Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados.

Sindicato dos jornalistas
O presidente do sindicato dos jornalistas do Piauí, Jose Olimpio, já informou que mantém total apoio ao jornalista, e afirmou ainda que emitirá nota mostrando seu posicionamento, além de repudiar a atitude da magistrada.

Advertência
Em 2013 o Tribunal de Justiça do Piauí aplicou pena de advertência à juíza Mara Rúbia por cometer falhas funcionais ao homologar acordos extrajudiciais proposto pelo filho e advogado Felipe Soares Machado, em processo referente a empréstimos consignados a idosos. 

fonte gp1 Escrito por Herbert Sousa em 04/10/2014

Eleições 2014 Coligação "Piauí no Coração" encerra campanha com grande carreata na zona sul de Teresina


Eleições 2014

Coligação "Piauí no Coração" encerra campanha com grande carreata na zona sul de Teresina

A carreata contou com a massiva participação de populares da região, e ainda com presença de várias autoridades da política piauiense.

O final da campanha do atual governador do estado Zé Filho (PMDB), e candidato à reeleição pela coligação “Piauí no Coração” foi marcada pela realização de uma grande carreata que teve concentração no bairro Santa Clara, zona sul de Teresina.
Imagem: Bernardo Marçal/ GP1Carreata da Coligação Carreata da Coligação "Piauí no Coração"

A carreata contou com a massiva participação de populares da região, e ainda com presença de várias autoridades da política piauiense. Como Flávio Nogueira, e Flávio Nogueira Júnior, Átila Lira, Luciano Nunes, além de Sílvio Mendes que é o vice na chapa de Zé Filho, e o prefeito de Teresina Firmino Filho.
Imagem: Bernardo Marçal/GP1Carreata na Zona Sul(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Carreata na Zona Sul

Zé Filho afirmou que continuará fazendo o que vinha fazendo em benefício do povo, e que acredita que os piauienses lhe dará uma oportunidade de disputar o segundo turno e vencer as eleições. “Nós vamos continuar a fazer o que vínhamos fazendo em benefício do povo. E tenho certeza que eu estarei no segundo turno, e assim, poderemos mostrar que podemos fazer mais, e ganharmos essas eleições”, disse o governador.
Imagem: Bernardo Marçal/GP1Zé Filho(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Zé Filho

O prefeito Firmino ressaltou que a campanha só termina quando se vota, e acha que esse clima é que favorecerá o governador Zé Filho. Ele afirma que depois de amanhã (05) o candidato de sua coligação estará no segundo turno de c=acordo com o que as pesquisas mostram.
Imagem: Bernardo Marçal/GP1Carreata(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Carreata

“Essa carreata é mais uma que aquece a nossa campanha. Pois, a campanha só termina quando se vota esse clima aqui é totalmente favorável à candidatura do Zé Filho. A tendência é de muito crescimento, se nós continuarmos assim é muito provável um segundo turno, e no segundo turno a campanha será bem mais fácil”, finalizou o prefeito.
Imagem: Bernardo Marçal/GP1Firmino Filho(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Firmino Filho

Imagem: Bernardo Marçal/GP1Flavio Nogueira Júnior e Flávio Nogueira(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Flavio Nogueira Júnior e Flávio Nogueira

Imagem: Bernardo Marçal/GP1Carreata(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Carreata

Imagem: Bernardo Marçal/GP1Carreata passou pela zona sul(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Carreata passou pela zona sul

Imagem: Bernardo Marçal/GP1Zé Filho(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Zé Filho

fonte gp1

Ex-presidente do INCRA Francisco Limma é investigado pelo Ministério Público Federal


Ex-presidente do INCRA Francisco Limma é investigado pelo Ministério Público Federal

O blog recebeu informação, de fonte fidedigna, sobre a remessa ao Ministério Público Federal (MPF) de um calhamaço de provas de irregularidades no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA – na gestão do ex-presidente Francisco das Chagas Limma, hoje candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Imagem: ReproduçãoFrancisco das Chagas Limma(Imagem:Reprodução)Francisco das Chagas Limma

A denúncia partiu de um funcionário do órgão relatando pagamentos indevidos a empresa Mirante Engenharia Ltda com sede na cidade de Oeiras. Além desta irregularidade, consta que nos contratos não existe um projeto básico executivo. Outro ponto levantado foi que não existe fiscalização na execução das obras.

No material encaminhado ao MPF, o denunciante destaca irregularidades em cinco convênios firmados entre o INCRA e prefeituras do Piauí: Porto, Buriti dos Lopes, Novo Santo Antônio, Geminiano e Batalha. Em todos esses convênios o INCRA pagou irregularmente a Mirante Engenharia cerca de R$ R$ 1.164.188,60 (um milhão e cento e sessenta e quatro mil e cento e oitenta e oito reais e sessenta centavos). 

A denúncia foi feita ao Ministério Público Federal no dia 09 de setembro.

O blog está em busca de mais detalhes sobre essa denúncia que envolve o ex-presidente Francisco das Chagas Limma e o chefe da coordenação-geral de infraestrutura, Edmilson Gomes de Oliveira.

fonte gp1

Candidato a governador Mão Santa comenta escândalos envolvendo o PT


Candidato a governador

Mão Santa comenta escândalos envolvendo o PT

"Escândalos como estes agridem a honra dos homens de bem e ferem de morte a democracia. Por isso, acredito que todos terão uma surpresa nas urnas nestas eleições", acredita o candidato.

“Até quando o povo vai tolerar a corrupção do PT”. Foi com este questionamento que o candidato a governador Mão Santa (PSC) comentou e lamentou os últimos episódios de corrupção em que membros do PT foram citados nas ultimas semanas. 
Imagem: DivulgaçãoCandidato Mão Santa(Imagem:Reprodução)Candidato Mão Santa

“Foram os 180 mil encontrados com o motorista do Wellington Dias, depois o marido de uma candidata do PT é preso em flagrante com R$ 11 mil e agora a esposa de um prefeito é flagrada com R$ 52 mil e mais material de campanha de Wellington e de candidatos que estão ao lado do PT. Até quando o povo vai tolerar a corrupção do PT”, indagou o candidato do PSC.
Mão Santa disse ainda que diante de todos esses escândalos, acredita que a população vai surpreender com suas escolhas nestas eleições. 

“Escândalos como estes agridem a honra dos homens de bem e ferem de morte a democracia. Por isso, acredito que todos terão uma surpresa nas urnas nestas eleições. O cidadão não aguenta mais tantos desmandos dos aloprados do PT”, frisou Mão Santa.

fonte gp1