quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Professores ocupam Secretaria após terem contracheques zerados


Professores ocupam Secretaria após terem contracheques zerados

Cerca de 50 professores ocuparam o gabinete do secretário de Administração da Prefeitura, Charles Marx, na manhã desta quinta-feira(19) ao consultarem seus contracheques e constatarem que estão zerados.

De acordo com o representante sindical do Sindserm, Francisco José da Silva, o Chiquinho, os professores não receberam os vencimentos relativos ao mês de dezembro. “O pagamento entrou na conta hoje, e ao irem até o Banco do Brasil o dinheiro não estava lá. Então resolvemos vir até o gabinete do secretário pedir o dinheiro, mas até agora ele não nos atendeu”, afirmou Chiquinho Silva. 

Os professores acreditam que é uma retaliação por conta da greve que já passa dos 80 dias. “É uma forma de intimidar para que os professores voltem na marra, já que a greve não foi julgada ilegal e não pode cortar o ponto”, destacou o professor Landim.  

Prefeitura

O secretário Charles Marx recebeu uns representantes e agendou uma nova reunião. Segundo a Prefeitura, os salários foram descontados porque os professores não estavam indo trabalhar.  

fonte cidadeverde.com

Rone vai reforçar combate a roubo de motos no Estado


Rone vai reforçar combate a roubo de motos no Estado


O subcomandante do grupamento Rone, capitão Fábio Abreu, informou que a unidade está recebendo 42 motocicletas novas para combater o roubo de motos, que tem aumentado em Teresina. Ele dá algumas dicas para os motociclistas se prevenirem e não serem alvos dos bandidos. 

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

“Vamos intensificar as blitzen com as novas motos e mais potentes que vamos usar no policiamento para contra atacar os indivíduos que andam de moto. Isso facilitará para chegarmos a esses bandidos”, destacou o capitão Fábio Abreu. 

Ele afirma que as pessoas devem se prevenir: “não andarem por ruas desertas, prestar atenção quando estiverem próximos a semáforos e reduzirem a velocidade quando o sinal tiver fechado, mas tentar não pararem, estacionarem em local iluminado, trancarem o guidon mesmo em casa e jamais deixar a chave no contato”.


Fábio Abreu condena as pessoas que compram motos sem documentos e por um preço bem abaixo do mercado. “Para mim quem compra é tão criminoso quanto quem vende. E isso é previsto em lei, como receptação, além de apreender a moto, a pessoa também é presa e deve tratado como criminoso”, ressaltou o oficial da PM.

fonte cidadeverde.com

Quatro pessoas em avião foi imprudência, diz ex-presidente do Aeroclube


Quatro pessoas em avião foi imprudência, diz ex-presidente do Aeroclube

O advogado explica que o peso dos ocupantes deveria ser observado.

O ex-presidente do Aeroclube do Piauí, advogado Nazareno Thé, comentou nesta quinta (19) o acidente ocorrido na segunda (16) com a aeronave Cessna 172, que matou quatro pessoas. O advogado avalia que "não foi prudente" colocar quatro pessoas num voo de instrução.

Nazareno Thé assegura que conhecia o avião envolvido no acidente e comentou que ele havia passado por manutenção. "Ele passou mais de um mês em revisão. Todo avião de instrução se desgasta mais rápido, como os carros de autoescola. Mas, em toda manutenção são substituídas peças e ela sai apta a fazer qualquer voo", disse.

No voo de instrução estavam o instrutor Rodrigo Viana, o aluno Guilherme Rodrigues, o primo de Guilherme, Marcos Ronald, além de Marcus Escócio. 

O advogado explica que o peso dos ocupantes deveria ser observado de acordo com a recomendação do fabricante do avião. "O peso máximo é indicado pelo fabricante e não seria prudente colocar quatro pessoas num voo de instrução", comentou.

fonte cidadeverde.com

Hemopi faz campanha para estimular doação de sangue este mês


Hemopi faz campanha para estimular doação de sangue este mês

O estoque do banco de sangue tende a diminuir neste período.

O banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) tende a registrar quedas de doação neste período de fim de ano. É por isso que a unidade está lançando a campanha Dê um presente, doe sangue.

“Por conta das festividades de virada de ano, as pessoas acabam se envolvendo com outras atividades, viajam e o nosso estoque de sangue sempre cai. Esse fenômeno tende a se repetir todos os anos”, explica Suzane Rocha, supervisora de Captação de Doadores do Hemopi.

Segundo ela, o Centro está precisando de todos os tipos de sangue. “Mesmo as tipagens de RH negativo sendo as mais raras, até mesmo o estoque de sangue O positivo, que é o mais comum, está operando no limite. Por isso, é importante que a população se sensibilize e antes de viajar passe no Hemopi para fazer sua doação”, revela.

Suzane Rocha destaca a importância deste ato. “Várias pessoas estão nesse exato momento em leitos de hospitais, sejam públicos ou privados, precisando de transfusões de sangue, daí a relevância de se dirigir até o Hemocentro para fazer sua doação, são vidas que podem ser salvas com um simples gesto”, ressalta.

A supervisora de captação de doadores do Hemopi explica que estão aptos a doarem sangue quem tiver entre 16 e 69 anos de idade, que estejam saudáveis e que pese acima de 50kg. “É preciso levar um documento original com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. O procedimento é bem simples e rápido. E antes da doação a pessoa passa por uma triagem para saber se ela está realmente apta a doar”, explica.

Suzane pontua ainda que quando o homem doa, dois meses depois, ele já pode doar novamente, quanto à mulher este intervalo de doação é de três meses. O Hemopi está localizado na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro-Sul de Teresina. O funcionamento é das 7h às 18h, de segunda-feira a sábado, inclusive, feriados.

fonte cidadeverde.com

Acusado de tráfico é cercado e morto com 7 tiros na porta de casa


Acusado de tráfico é cercado e morto com 7 tiros na porta de casa

Um rapaz identificado como Alexandro Pereira de Sousa, 26 anos, foi executado com sete tiros por volta das 15h desta quinta (19), na Vila Dilma Rousseff, localizada no residencial Jacinta Andrade, região norte de Teresina. 

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
De acordo com o delegado Francisco Baretta, coordenador da Delegacia de Homicídios, a vítima foi alvejada com quatro tiros na cabeça, dois nas costas e uma na perna direita. 

Testemunhas contaram à polícia que três homens chegaram de moto na casa da vítima. "Dois cercaram ele no terreiro do casebre. Ele tentou correr para um lado e o outro cercou e atiraram", disse o delegado.


O delegado Baretta contou que a companheira da vítima, que teve o nome preservado, presenciou o crime. Ela esclareceu à polícia como tudo aconteceu. Alexandro estava erguendo uma cerca em um terreno em frente a sua casa quando foi surpreendido.


Alexandro estaria preso sob acusação de tráfico de drogas na Casa de Custódia e foi solto há cerca de quatro meses. "Já sabemos quem foi o autor. O Alexandro é bastante conhecido aqui na região. Era envolvido com assaltos a motos", declarou.

Baretta apontou como suspeitos João Henrique, mais conhecido como "Pica-pau", Manoel, conhecido como Manu, e Wellington.


Vítima e acusados, segundo o delegado, residiam no bairro Primavera I, região do Morro do Urubu, e lá teria começado a rixa entre eles.

fonte cidadeverde.com

Ciganos são presos com armas e carros roubados no Sul do PI

Ciganos são presos com armas e carros roubados no Sul do PI

OPERAÇÃO CALÉS; Quatro pessoas foram detidas em Santo Inácio. Veículos da Paraíba e Bahia foram apreendidos.

Uma operação policial deflagrada nesta quinta-feira (19) prendeu quatro pessoas, três delas ciganos, suspeitos de ameaças a população e venda de veículos roubados em Santo Inácio (PI), 382 quilômetros distante de Teresina. Seis veículos, com placas do Piauí, Bahia e Paraíba, foram apreendidos, com indícios de adulteração nos chassis. A operação foi batizada com o nome "Calés".



Pelo menos em um dos carros, um Citroen C3, a polícia já confirmou que se trata de veículo furtado ou roubado. Os outros carros - um Astra, um Classic, uma Montana, uma L200 e uma C10 - ainda serão periciados para constatar a suspeita de roubo.

De acordo com o delegado regional de Oeiras, Leandro Ferraz, o crime foi descoberto após denúncia anônima da população, que estranhou os carros com placas de outros Estados e se queixava de ameaças supostamente feitas pelos ciganos. "A população se fez presente e informou a existência dessas pessoas", confirmou ao Cidadeverde.com.




Com os presos, a polícia ainda encontrou um revólver calibre 38 e 32 munições. Entre os presos estão três ciganos e um comprador de veículos. Por isso, duas prisões foram deflagradas por porte ilegal de arma e outras duas por receptação qualificada. 

A operação foi deflagrada às 6h da manhã, com cinco mandados de busca e apreenção a serem cumpridos. Participaram da ação cerca de 30 policiais das delegacias de Oeiras, Inhuma, Floriano e Picos, além da Polícia Militar de Picos e Oeiras.

O caso será encaminhado para a delegacia de Conceição do Canindé. 

fonte cidadeverde.ocom

Zé Filho critica o PT por fazer jogo duplo


Zé Filho critica o PT
por fazer jogo duplo
Zé filho se recupera em casa de uma cirurgia, mas mesmo assim mandou recado pela imprensa para o PT

O vice-governador Antonio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho (PMDB), voltou à cena política ontem (18) após vários dias internado em função de uma cirurgia na panturrilha. O peemedebista criticou os aliados que ainda estão no governo e já lançaram candidato ao Palácio de Karnak em 2014 sem ao menos consultar a base. O recado foi principalmente para o PT, que permanece na administração estadual, mesmo em nível nacional o PSB tendo rompido com a presidente Dilma Rousseff.
"Tem partidos aliados do governo hoje que já declararam que tem candidato a governador e senador. Eu acho que fica uma contradição muito grande você está no governo e não acompanhar o chefe do governo naquela decisão que ele tomar, porque mesmo ele (Wilson Martins) ficando no governo ele vai ter um candidato a governador", afirmou à TV Cidade Verde, se referindo ao PT.
Zé Filho disse que a posição de Wilson Martins em fixar o prazo de 02 de janeiro para que os aliados decidam ficar ou sair da administração é correta. Segundo ele, é hora de chamar todos os aliados e saber quem vai acompanhar o governador em todas as possibilidades, dentre elas a de abdicar de uma candidatura ao Senado e levar o mandato até o fim. "Tem gente até do Partido dos Trabalhadores que diz que não vai sair. Vai ficar até que ponto? O PMDB em qualquer circunstância vai acompanhar o governador seja a decisão que ele venha a tomar. Ajudamos a construir esse governo e não temos nenhum motivo de não fazer parte de qualquer decisão que o governador vá tomar", declarou o vice-governador.
"Vi uma declaração do Secretário de Justiça (Henrique Rebelo - PT) na imprensa de que não vai sair do governo e fica até abril. Mas vai acompanhar o governador até que ponto? Acho que essas pessoas têm que ter uma posição. O correto é de quem ficar no governo é permanecer até a eleição. Essa é a posição que o governador deseja saber", acrescenta Zé Filho.
O peemedebista definiu o governador Wilson Martins como o grande general das eleições 2014 no Piauí. Será a partir de uma decisão usa que todo o cenário para o pleito do ano que vem se desenhará. "O PMDB é um partido aliado de primeira hora. Estamos aliados naquilo que nós queremos que continue a acontecer no estado do Piauí. Acho mais do que justo e o momento é esse mesmo de o governador tomar essa posição. Ele ficando no governo ou saindo do governo vai ter que ter um candidato a governador, senador e vice-governador. Nada mais justo ele saber dentro do governo dele quem vai acompanhar suas decisões. Ele é o grande general dessas eleições, nada mais justo ele saber com quem vai contar", analisa o vice-governador, ressaltando que seu partido também conversará com Wilson Martins no dia 02 de janeiro.

fonte portal diario do povo

CNJ critica ineficiência na Justiça do Piauí e exige mudanças em 90 dias


CNJ critica ineficiência na Justiça do Piauí e exige mudanças em 90 dias

Relatório aponta que o Tribunal de Justiça foi o único do país que não encaminhou ao CNJ informações sobre servidores comissionados e efetivos


Provocado por servidores do Tribunal de Justiça do Piauí, que solicitavam a suspensão de um projeto de criação de 138 novos cargos em comissão na estrutura do Tribunal, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o TJ-PI encaminhe ao conselho, em um prazo de 90 dias, um plano de reestruturação de seu quadro de pessoal efetivo, cargos em comissão e funções comissionadas.
A intenção é que a Justiça estadual realize uma melhor distribuição de sua força de trabalho e garanta uma estrutura mínima para as unidades judiciárias de primeiro e segundo graus, diante da grande demanda de processos. “É notório que a atual estrutura de pessoal do TJPI não cumpre o seu objetivo precípuo de tornar eficiente a instituição. Afinal, de acordo com os dados do relatório Justiça em Números, esse tribunal é um dos menos eficientes do país”, diz o relatório do conselheiro Rubens Curado Silveira.
Foto: Divulgação/CNJ
Conselheiro Rubens Curado: “Anteprojeto é uma medida paliativa, um remendo”
O texto do relatório argumenta ainda que o TJPI foi o único tribunal que não encaminhou ao CNJ, para publicação no Justiça em Números 2013, informações sobre a sua estrutura de servidores, como cargos efetivos cedidos, requisitados ou sem vínculo efetivo. “A manifesta ineficiência do TJPI antecipa a conclusão de que é premente uma completa revisão da sua estrutura de pessoal em busca da utilização adequada dos recursos existentes e, por conseguinte, de uma prestação jurisdicional mais eficiente”.
A determinação do Conselho é em resposta a um anteprojeto de lei, apresentado pela Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) solicitando a criação dos cargos em comissão de assessor de Juiz. A apreciação da proposta pelos desembargadores do Tribunal de Justiça iria ocorrer no mês de agosto, mas os servidores do Tribunal solicitaram uma liminar ao CNJ para impedir a realização da sessão.
Apesar de ter negado o pedido de liminar, o Conselho determinou, à época, que caso o anteprojeto de lei fosse aprovado, o Tribunal de Justiça deveria enviar cópia para análise do Conselho antes de encaminhar à proposta à Assembleia Legislativa. A Presidente do TJ, desembargadora Eulália Pinheiro, decidiu então retirar o anteprojeto da pauta de julgamentos até que ele fosse analisado pelo CNJ. Caso o anteprojeto fosse aprovado, a quantidade de cargos em comissão representaria 53,14% do pessoal do Tribunal.
Repórter: Karliete Nunes- Jornal O DIA

Impasse paralisa metade da obra em conjunto na zona Sudeste da capital


Impasse paralisa metade da obra em conjunto na zona Sudeste da capital

Segundo moradores do empreendimento, empecilho entre Caixa e Sindicato prejudica o andamento dos trabalhos nos conjuntos Rodoviária I e II


Os mutuários dos conjuntos habitacionais em construção Rodoviária I e II, que ficam no bairro Todos os Santos, zona Sudeste, cobram a finalização das obras. Ao todo, são 200 casas, mas apenas 50% delas estão finalizadas. O empreendimento é financiado pelo programa Crédito Solidário, da Caixa Econômica Federal, por intermédio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), a quem os moradores atribuem atraso nas obras das casas e de toda a infraestrutura do local.
Foto: Assis Fernandes/ODIA
Muitos moradores ocuparam as residências antes mesmo da conclusão dos trabalhos
“O Sindicato alega que a construtora abandonou a obra, mas não informa o motivo. O que se percebe é alguma irregularidade no entendimento entre o Sintetro e a Caixa. Nas reuniões, pedíamos as planilhas com orçamento e os repassas, mas o sindicato nunca nos mostrou”, afirma Gustavo Gomes, um dos primeiros mutuários a ocupar as casas do Conjunto Rodoviária I. Atualmente, 45 famílias residem no local, mas muitas chegaram a ocupar suas casas sem a finalização dos trabalhos.
Na manhã de ontem (18), três funcionários de uma construtora que irá assumir a obra a partir do próximo ano, estiveram no local para inspecionar as unidades que já estão habitadas. Porém, muito moradores estão insatisfeitos. “Ocupei a casa que fui sorteado porque se não corria o risco de alguém invadir. Fui colocando o piso, as portas, as janelas, toda a instalação hidráulica e elétrica aos poucos. Cheguei e só encontrei a casa levantada”, afirma Orlando Sousa, motorista de ônibus, que se mudou para o residencial na semana passada.
Segundo ele, o Sintetro afirmou que a obra não estava prosseguindo por falta de verbas e de repasses da Caixa Econômica.
Já Chagas Oliveira, presidente do Sintetro, disse que o atraso foi provocado pela defasagem dos valores que estavam contidos no projeto original, que data de 2002. Chagas garante que a Caixa está fazendo um novo levantamento com os valores corrigidos, e que serão feitos orçamentos com três construtoras que darão continuidade às obras.
No Conjunto Rodoviária I e II, a falta infraestrutura é alvo de reclamação dos moradores. “Não temos ruas, as praças que eram pra ser feitas não foram nem iniciadas, não temos rede de água e falta luz constantemente”, relata Gustavo Gomes. Muitas casas, que estão desocupadas, já chegaram a estar cobertas por vegetação. Ainda de acordo com o morador, muitas famílias ainda não fizeram a mudança por conta da falta de infraestrutura.
Enquanto o conjunto não é entregue, muitas famílias, assim como a de Orlando Sousa, se antecipam na reforma de suas casas. Dentre os principais serviços feitos está a instalação de portas, janelas e instalação hidráulica, já que o local é abastecido por um poço tubular.
Repórter: Beto Marques - Jornal O DIA

"Se não houver mudança, entregarei meu cargo dia 1º", garante secretário


"Se não houver mudança, entregarei meu cargo dia 1º", garante secretário

O secretário estadual de Cidades, Merlong Solano (PT), anunciou que entregará o cargo no dia 01 de janeiro, a menos que haja uma mudança de postura do governador Wilson Martins (PSB), que já anunciou apoio a uma candidatura do vice Zé Filho (PMDB).

Fotos: Reprodução/ TV Cidade Verde

Segundo o gestor, a ação é de tom pessoal e não significa uma entrega de todos os cargos do PT na gestão de Wilson Martins.

"A não ser que mude esse ultimato de apoiar Zé Filho, Nós temos que entregar os cargos. Eu pessoalmente entregarei o cargo a partir do dia 01. Eu ajudei a eleger o governador e sou tratado com respeito por ele, mas é uma questão política", esclareceu o secretário.

Merlong Solano esclareceu que a possibilidade do partido entregar os cargos na gestão já vem sendo discutida a partir do posicionamento do governador, mas não há uma decisão definitiva, já que, segundo ele, o governador não deixou claro, quais seus projetos para 2014.


"Ele quer apoio incondicional e o PT não apoia incondicionalmente a ninguém. Precisamos ter um projeto claro e ele não confirmou se sai ou não. Fica muito difícil aderir a um projeto incondicionalmente sem nem saber qual é", afirmou o gestor.

O secretário reforça que não há mágoas nem desentendimentos na gestão, mas deixou claro que caso não haja um entendimento diferente do que já sinalizou Wilson Martins, a tendência do partido é seguir o seu exemplo e entregar todos os cargos.

"Em algum momento ele anunciou esse apoio ao Zé Filho. A política tem que ser tratada de maneira clara. O PT se sente honrado pela sua participação mas o quadro mudou e ali se desencadeou uma operação no sentido de isolar o PT. Dialogamos com partidos e sociedade e nos retiramos do isolamento. De maneira coerente temos que deixar ele livre sem pressão", concluiu o secretário.

fonte cidadeverde.com

Plantas voltam a tomar conta do rio Poti e população cobra atitude


Plantas voltam a tomar conta do rio Poti e população cobra atitude


Há dois meses atrás representantes o meio ambiente a nível municipal e estadual se manifestaram para apresentar uma solução para os aguapés e canaranas que tomam conta do rio Poti em seu trecho urbano, mas até hoje a situação continua a mesma.

Fotos: Reprodução/ TV Cidade Verde

A solução apresentada seria o aumento da rede de tratamento de esgoto, que hoje não passa de 17% na capital, mas há dois meses do compromisso de elaboração do plano de emergência do município, a sociedade alerta para a situação das águas do Poti.

A Secretaria Municipal do meio Ambiente ficou responsável por abrir canais para que as plantas aquáticas pudessem se locomover, mas ainda é possível observar um grande acúmulo delas no local. "Estamos abrindo o leito do rio para tornar a água de boa qualidade", afirmou o secretário municipal de meio ambiente, Agamenon Santos.

Segundo a secretaria, grandes pedras no fundo do rio estariam barrando a descida das plantas aquáticas. Por enquanto, resta a população torcer para que as chuvas se intensifiquem e ajudem a dispersar as plantas.

fonte cidadeverde.com

Homem morre eletrocutado em marmoraria da zona Norte

Homem morre eletrocutado em marmoraria da zona Norte

Acidente ocorreu na noite desta quarta-feira no bairro Poti Velho, vítima ligava uma bomba de água e morreu na hora

Um homem identificado como Manoel Claudino Gomes morreu após choque elétrico quando trabalhava em uma marmoraria no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. O acidente ocorreu no início da noite desta quarta-feira (18).


Manoel morreu eletrocutado após tentar ligar uma bomba de água. De acordo com testemunhas, a bomba de água era ligada a energia por meio de gambiarras. "Ele sabia o que estava fazendo. Ele tinha que ter ligado na extensão que isola e não faz perigo pra gente", afirmou um dos trabalhadores em entrevista.


Manoel era casado e tinha dois filhos. A vítima veio a óbito ainda no local.

fonte cidadeverde.com