sábado, 12 de junho de 2021

Nota de Pesar: 2º Sargento Diolando Amorim Oliveira



É com imenso pesar, que a Polícia Militar do Piauí informa o falecimento do 2º Sargento Diolando Amorim Oliveira, na manhã deste sábado (12), vítima de complicações causada pela Covid-19, no Hospital da Polícia Militar, onde estava internado. O velório aconteceu as  13h na Pax União, localizada na Av. Miguel Rosa, Teresina-PI, e o sepultamento ocorreu por volta das 16h, no cemitério do bairro Santa Maria. 


O 2º Sargento D. Amorim, 55 anos, ingressou na Corporação em 1987 e atualmente era lotado no 17º Batalhão, na Capital. O Centro de Assistência Integral à Saúde da PMPI está prestando apoio à família enlutada. O Comando-Geral e toda a família policial militar prestam solidariedade aos familiares e amigos; e rogam para que Deus conforte o coração de todos diante de irreparável perda.

fonte www.pm.pi.gov.br

Carmelina Moura vence eleição para a Procuradoria Geral de Justiça do MP

 Foto: Ministério Público 

A atual Procuradora Geral de Justiça, Carmelina Moura, venceu a eleição para a escolha do ocupante do cargo para o biênio 2021-2023. Ela obteve 101 votos, contra 98 do segundo colocado, Cleandro Alves de Moura; e 82 do candidato que ficou em terceiro da disputa, Hugo de Sousa Cardoso.

Com o resultado da eleição, Carmelina encabeça a lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado, Wellington Dias (PT), que, após recebê-la, terá o prazo de 10 dias para realizar a nomeação do novo chefe do Ministério Público Estadual.

Por causa da pandemia, a eleição aconteceu de forma remota, das 8h às 17h, através de um sistema online. Estavam aptos a votar todos os procuradores e promotores de Justiça no efetivo exercício de suas funções, nos termos da Lei Orgânica do MP.

A apuração foi encerrada minutos após o encerramento da votação. Foram 281 votos válidos, 187 votos brancos e  6 votos nulos. Não foram registradas abstenções. 

Histórico

Carmelina Moura assumiu o comando do MP pela primeira vez em julho de 2019, após ser escolhida pelo governador Wellington Dias(PT) entre os nomes que faziam parte da lista tríplice. O mandato do cargo de Procurador-Geral de Justiça tem a duração de dois anos, sendo permitida uma recondução.

Natural de Teresina, Carmelina Maria Mendes de Moura é graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí-UFPI e Especialista em Direito Processual pela UFPI/ESAPI. Atuou como advogada e Procuradora Federal da SUDENE. Ingressou no cargo de Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí em fevereiro de 1996.

PGJ

O Procurador-Geral de Justiça é o chefe do Ministério Público Estadual. A Procuradoria-Geral é um órgão da Administração Superior, responsável pela administração e representação judicial e extrajudicial dos interesses institucionais. A ela compete dirigir as atividades funcionais e os serviços técnicos e administrativos da Instituição, cabendo-lhe, dentre outras atribuições, encaminhar à Assembleia Legislativa os projetos de lei de interesse do Ministério Público. É o Procurador-Geral de Justiça quem preside o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior do Ministério Público.

fonte cidadeverde.com

Deputado defende a inclusão de categorias do transporte de passageiros entre prioritários


 

O deputado estadual Paulo Martins (PT) propôs ao Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) a inclusão no cronograma de prioridade para vacinação contra a Covid-19, dos motoristas de aplicativos, taxistas e mototaxistas do Estado.


Paulo Martins lembra que já tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5524/20 inclui na primeira fase de vacinação contra a Covid-19 os motoristas profissionais.

O deputado argumenta que, de acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a categoria dos profissionais de transporte, é a segunda mais afetada pela pandemia, sendo que a probabilidade de contagio destes profissionais é de 71%.

Para Paulo Martins os motoristas de aplicativos, taxistas e moto taxistas devem ser incluídos como atividades prioritárias na vacinação contra a Cov id-19 para que possam retomar, com segurança as suas atribuições profissionais.

“Reconheço que é necessário imunizar os motoristas de aplicativos, mototaxistas e taxistas porque esses profissionais estão expostos e tem, no dia-a-dia, grande contato com a população, que também necessita está protegida. Então é preciso vacinar também essa categoria, que desempenham a atividade de transporte de passageiros, que é essencial para o povo,”, destaca o deputado Paulo Martins.


Fonte:180graus.com

Carro capota e mata estudante de engenharia de 23 anos em cidade do Piauí

 Um jovem identificado como Mateus Rodrigues, de 23 anos, morreu após um acidente de carro no final da manhã deste sábado (12/06), na PI-228, trecho que liga o município de Francisco Santos à BR-020. As informações são do Piauí em Foco.

A vítima era estudante de engenharia civil e filho da secretária municipal de Saúde de Francisco Santos, Ana Vilma.

Segundo populares, o jovem estava sem cinto de segurança no momento do acidente e foi arremessado do veículo após perder o controle do automóvel e capotar na pista.

O clima é de comoção generalizada na região de Francisco Santos.

 fonte 180graus.com

Vigilante é morto com tiros na cabeça enquanto andava de moto no litoral do Piauí

 Um vigilante identificado como Clayton Passos foi morto com tiros na cabeça enquanto andava de motocicleta na manhã deste sábado (12/06), no bairro Mendonça Clark, em Parnaíba, litoral do Piauí. As informações são do Piauí em Dia. 

A vítima estava em uma motocicleta modelo Honda/Bros, quando teria tentado impedir um assalto e durante a perseguição os criminosos acabaram efetuando os disparos.

A vítima não resistiu aos graves ferimentos e morreu ainda no local. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionada para fazer a remoção do corpo,

A Polícia Militar segue em diligencias para identificar e prender os assassinos.

 fonte 180graus.com

Homem mata esposa com tiro no rosto e tira a própria vida em Teresina

 Uma mulher identificada como Ana Valeska Araújo, de 49 anos, foi assassinada com tiro no rosto na tarde deste sábado (12/06), na calçada de uma loja na avenida Homero Castelo Branco, no bairro Jóquei, Zona Leste de Teresina. O suspeito do crime é o marido Vagner Dias, que tirou a própria vida em seguida.

    Reprodução / Facebook

Valeska foi atingida na região da cabeça com disparo de arma de fogo calibre .38 efetuado pelo próprio marido, que não aceitava a separação. Clientes da loja testemunharam o episódio.

"Ele efetuou um tiro no rosto dela, ela caiu na calçada e depois efetuou mais dois tiros nela. Ele deu uns passos para trás e deu um tiro no queixo dele, aí foi a hora que chegou uns policiais à paisana", detalhou uma testemunha.

A mulher tinha uma medida protetiva contra o ex-companheiro devido ameaças de morte.

A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de Teresina estiveram no local e isolaram a área. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito do casal.

O Instituto Médico Legal (IML) foi chamado para remover os corpos.

    Reprodução / WhatsApp

 fonte 180graus.com