Os promotores de Justiça Jorge Pessoa e Gabriela Santana participaram ontem (25) e hoje (26) da I Oficina Regional sobre Folhas de Pagamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI). O evento aconteceu no auditório da sede da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato.

O Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Cacop), e o TCE do Piauí firmaram parceria para coibir acúmulos ilegais de cargos públicos, a participação irregular de servidores públicos em programas de transferência de rendas e o exercício incompatível de atividades empresariais por servidores públicos.

Coordenador do Cacop/MPPI, Jorge Pessoa, fala durante a abertura da I Oficina Regional sobre Folhas de Pagamento do TCE-PI

Gestores públicos e promotores de Justiça de 25 municípios da regional de São Raimundo Nonato foram convidados a participar do encontro. Durante a primeira parte da programação, foram realizadas apresentações sobre temas e ocorrências encontradas pelo TCE. Entre os assuntos tratados, estiveram: a gestão de folha de pagamento, o acúmulo de cargos, a prestação de contas e a previdência pública no Piauí. Por último, os representantes do TCE apresentaram propostas para solucionar as ocorrências encontradas.

Promotora de Justiça Gabriela Santana, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato

O promotor Jorge Pessoa, coordenador do Cacop, falou, na abertura do evento, sobre a necessidade de uma atuação mais profissional na gestão de municípios, principalmente quanto à folha de pagamento.