PMPI divulga resultados da Operação Quaresma Segura
A Polícia Militar do Piauí pôs em prática, de 16 a 26 de março deste ano, a Operação Quaresma Segura, tanto na Capital quanto nas cidades do interior do Estado.
A ação, que recebeu este nome por ser realizada no período da Quaresma, reforçou o policiamento em diversas áreas vulneráveis à ação de infratores, identificadas a partir dos dados estatísticos apresentados quinzenalmente pela Instituição. Para isso, foram empregadas as unidades pertencentes aos Grandes Comandos, além do Expediente Operacional, o pagamento de planejadas e o emprego do reforço policial de militares à disposição de Órgãos Públicos.
Como resultado, foram quase 90 pessoas conduzidas por diversas motivações, como cumprimento a mandados de prisão, roubo, furto, tráfico de entorpecentes, violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo. A Operação também conseguiu recuperar mais de 40 motocicletas e 18 carros roubados ou furtados, apreender 37 armas de fogo, mais de 13 Kg de maconha e outras drogas e a quantia de 10.147,00 reais. Os resultados podem ser visualizados nos quadros abaixo:
Para chegar à escola, crianças enfrentam correnteza no Torquato Neto
Um vídeo gravado e compartilhado por moradores mostra pais atravessando a correnteza formada pela chuva com os filhos nas costas .
A chuva torrencial que caiu por quase todo o dia de ontem (26) em Teresina trouxe sérios transtornos para quem mora no residencial Torquato Neto, localizado na zona Sul de Teresina. Em um vídeo compartilhado através das redes sociais é possível ver crianças atravessando a correnteza que se forma nas ruas do residencial para conseguir ir à escola. (Veja o vídeo ao final desta matéria)
Nas imagens, as crianças enfrentam a correnteza de mãos dadas ou acompanhadas pelos pais, já alguns adultos passam com as crianças nas costas. Por causa da chuva e da falta de escoamento, a profundidade da água chega à altura dos joelhos dos adultos, enquanto os menores que decidem atravessar sozinhos mostram dificuldades para passar em segurança até o outro lado da rua.
O vídeo foi postado em uma página do Facebook destinada ao bairro na noite de ontem. Na legenda, o autor da publicação questiona “Até quando isso vai acontecer? Trabalhamos para pagar IPTU, impostos a perder de vista e nem ao menos o direito de ir para a escola com dignidade nossos filhos têm”.
Nos comentários, alguns internautas afirmam que a situação é recorrente no bairro e que, com apenas 15 minutos de chuva, a correnteza se forma pelas ruas do residencial. Outra moradora vai além e questiona se as providências serão tomadas apenas quando uma criança for levada pela correnteza. “Meu deus! Que vergonha! Só vão tomar uma decisão quando uma criança sumir”, lamenta.
Após a chuva, fotos compartilhadas na página do conjunto mostram as ruas cheias de buracos e sem calçamento ou asfaltamento. Os moradores indignados com a situação cobram uma solução urgente da Prefeitura de Teresina.
Contraponto
O superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, informou que a Prefeitura vem trabalhando constantemente na recuperação das principais ruas do residencial, bem como na limpeza periódica das ruas e avenidas, para permitir o melhor fluxo das águas.
"Com a construção do Residencial Torquato Neto e vários outros empreendimentos na região, através do Programa Minha Casa Minha Vida, por construtora privada e da Caixa, surgiram graves problemas de drenagem nesse local. A Prefeitura vem trabalhando para amenizar o máximo possível os transtornos dos moradores, mas o problema somente será resolvido totalmente com a construção de uma grande galeria na região”, disse.
Em nota, a SDU/Sul esclareceu que aguarda a liberação dos recursos pelo Ministério das Cidades para realizar a construção desta galeria.
A defesa do cantor Evandro da Silva Costa, pai da menina Emilly Caetano, morta durante uma abordagem policial no dia 25 de dezembro de 2017, pediu na justiça uma indenização de R$ 4,5 milhões por danos materiais e morais. A petição foi protocolada nesta terça-feira (27) na 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A defesa pede R$ 3.025.042,00 por danos materiais, incluindo os custos com o carro da família e o valor total equivalente a uma pensão mensal de um salário mínimo para cada vítima até a data em que Emily completasse 75 anos. O pagamento deve ser feito em parcela única ou, sucessivamente, em prestações sucessivas mensais.
Por danos morais a família de Emily pede R$ 1.520.000,00, sendo R$ 350 mil para cada requerente em razão da morte da menina; R$ 100 mil para o pai em virtude dos danos sofridos por conta do tiro de pistola que atingiu sua cabeça e prejudicou sua audição e R$ 20 mil para a mãe da garota, baleada no braço.
Segundo o advogado Horácio Neiva, como se trata de uma ação onde estava um agente do Estado, a responsabilidade no caso é objetiva. "Como o Aldo era um agente do Estado e estava em serviço, juridicamente não há discussão quanto a responsabilidade do Estado. Isso é o primeiro ponto. A responsabilidade neste caso é objetiva. O Aldo estava em serviço, causou um dano matando uma criança, feriu o pai que ainda hoje está com a bala alojada na cabeça, portanto, a responsabilidade é objetiva", declarou.
Emilly estava com os pais e duas irmãs, sendo uma dela um bebê de nove meses, em um veículo passando pela Avenida João XXIII quando o carro da família foi atingido por tiros após ser parado por uma viatura policial. Nela estavam PMs do 5° Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na zona Leste da Capital.
Segundo a mãe de Emily, Daiane Félix Caetano, em depoimento à polícia, ela e o marido, estavam indo levar a filha para uma franquia de açaí quando ocorreu a abordagem policial.
O policial Aldo Luis Barbosa Dornel foi apontado como autor dos disparos. Ele ingressou na Polícia Militar em 2010 sub júdice após ter sido reprovado no teste psicológico realizado pela banca do concurso, no caso o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi, o Nucepi.
O Governo do Estado disse ao Cidadeverde.com que só vai se manifestar quando for notificado. Em janeiro, o governador Wellington Dias recebeu a família onde garantiu toda a assistência possível.
Gatos-do-mato fogem do Parque Zoobotânico em Teresina
Os animais estão soltos há pelo menos dez dias
Três gatos-do-mato fugiram do Parque Zoobotânico, localizado no bairro Morros, zona leste de Teresina. A informação foi confirmada pelo secretário do Meio Ambiente Ziza Carvalho, o qual afirmou que os animais estão soltos há pelo menos dez dias.
No WhatsApp, a informação que circula é a de que os bichos se soltaram e tentaram morder o tratador. Ainda de acordo com a informação, os parafusos das jaulas estão enferrujados e a suspeita é a de que eles tenham saído do limite do zoobotânico, podendo estar em limites residenciais.
Segundo Ziza Carvalho, ainda não há informações de como os bichos, popularmente conhecimento como 'gato-do-mato' fugiram. Todos nasceram no Parque Zoobotânico e sempre viveram em cativeiro.
O gato-do-mato (Leopardus tigrinus) é um felino originário da América Central e América do Sul. É também conhecido pelo nomes de gato-do-mato-pequeno, em oposição ao gato-do-mato-grande, de outra espécie, maior e encontrado apenas no Cone Sul.
Governo do Piauí já entregou R$ 68 mi em obras de mobilidade por meio do DER
População beneficiada com os investimentos chega 1,1 milhão de pessoas.
O Governo do Estado já entregou R$ 68 milhões em obras por todo o Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), desde o início da atual gestão, iniciada em 2015. As intervenções foram desde recuperação e/ou construção de rodovias, construção de pontes, de viadutos e de anéis viários em nove cidades de Norte e Sul, beneficiando a população desses municípios, de aproximadamente 1.180.000 pessoas, ou 36% dos 3,2 milhões de piauienses.
Teresina teve duas obras bastante importantes: a primeira etapa do elevado da Avenida Miguel Rosa e a ligação do povoado Taboca do Pau Ferrado à BR 343, na zona rural da capital.
Com um orçamento total de R$ 24 milhões, o elevado da Miguel Rosa teve a primeira etapa inaugurada em outubro de 2017. Cerca de 10 mil veículos passam pelo local diariamente. “A travessia que antes era feita em 10 minutos, poderá ser concluída em 30 segundos, uma melhora visível no tráfego da região, acabando com um congestionamento histórico existente no cruzamento das Avenidas Miguel Rosa e Getúlio Vargas”, afirma o diretor-geral do DER, Castro Neto.
Após a entrega da primeira etapa elevado, no valor de R$ 14 milhões, a obra está na segunda fase, que consiste na escavação de trincheira, drenagem e desvio de adutoras. O rebaixamento vai interligar a pista da Avenida Getúlio Vargas em direção a Timon (MA). A segunda fase custa R$ 12 milhões.
Outra intervenção na capital foi a pavimentação asfáltica da via que liga à BR 343 ao povoado Taboca do Pau Ferrado, em Teresina. São 2.800m de asfalto na via que beneficia diretamente cerca de 25 mil pessoas que vivem em 12 comunidades da região. Ao todo, foram investidos quase R$ 900 mil.
A via agora auxilia a população que vivia sem acesso à rodovia. “Era uma rua empoeirada, que dificultava o tráfego e trazia problemas de saúde. Hoje, o sonho de muitos está sendo concretizado", pontuou Castro Neto.
Em Parnaíba, segunda maior cidade do estado, com 140 mil habitantes, o governo entregou 1 Km de asfalto, permitindo o acesso da Zona de Exportação de Parnaíba (ZPE) à BR 343. “Esta nova estrada permite às indústrias da ZPE escoarem suas mercadorias para todos os portos de onde manterão conexões com o exterior”, diz Paulo Cardoso, presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba. A obra custou R$ 1,5 milhão.
Em direção ao Sul do Piauí, os investimentos foram para melhorar a estrutura voltada para o agronegócio, como a ligação de 42 quilômetros do povoado Palestinae, em Bom Jesus, até a Transcerrados, importante via de escoamento de soja e outros produtos nos cerrados. A obra custou R$ 18 milhões.
Também na região mais produtora do Piauí, a cidade de Canto do Buriti ganhou obras de mobilidade urbana, como a primeira etapa do anel viário (valor de R$ 8,5 milhões), além de asfaltamento de várias ruas da cidade, a um custo de R$ 1,3 milhão.
Na região de Picos, destaque a construção de um viaduto interligando as avenidas Boa Sorte e José de Moura Monteiro, na Cidade Modelo; pavimentação asfáltica de 1 Km ligando Picos ao povoado Gameleira e asfaltamento de 10 Km da rodovia estadual 377 que liga Picos ao município de Sussuapara. Ao todo, foram investidos mais de R$ 7 milhões na terceira maior cidade do Piauí, beneficiando seus mais de 70 mil habitantes.
Obras Concluídas pelo DER nesta gestão:
- Elevado da Avenida Miguel Rosa (320 metros de extensão) – 1ª etapa
Valor: R$ 14 milhões - Recursos do programa Pró-Desenvolvimento II, do Governo do Estado.
- 2 pontes São Raimundo Nonato a São Braz
Valor: R$ 1,9 milhão
- Viaduto (segunda passagem) de 29,75 metros sobre o Rio Guaribas, interligando as avenidas Boa Sorte e José de Moura Monteiro, em Picos
Valor: R$ 2,1 milhões, com recursos do programa do Governo Federal Pró-desenvolvimento II.
- Pavimentação asfáltica de 1 Km ligando Picos ao povoado Gameleira.
Valor: R$ 500 mil
- Melhoramento da implantação e pavimentação asfáltica no trecho de 10 Km da rodovia estadual 377 que liga Picos ao município de Sussuapara.
Valor: R$ 4,9 milhões
- Asfalto de 27 Km ligando o povoado Tigre a Paulistana
Valor: R$ 14 milhões
- 2 pontes sobre o rio Gameleira, ligando Beneditinos a Prata
Valor: R$ 700 mil
- Rodovia de 2,8 Km ligando povoado Taboca do Pau Ferrado a BR 343
Valor: R$ 900 mil
- Ligação (1 Km) da ZPE de Parnaíba a BR 343
Valor: R$ 1,5 milhão
- Ligação de 42 km do povoado Palestina (Bom Jesus) até a Transcerrados
Valor: R$ 18 milhões
- 1ª etapa do anel viário de Canto do Buriti
Valor: R$ 8,5 milhões
- Asfaltamento de ruas (5,3 km) em Canto do Buriti
Valor: R$ 1,3 milhão
Outros R$ 380 milhões em obras estão sendo investidos pelo Governo
Com o objetivo de melhorar cada vez mais a infraestrutura do estado, o Governo do Piauí e o DER estão direcionando os investimentos em ações que terão um forte impacto na economia piauiense. Entre elas, a duplicação de parte das BRs 316 e 343, em Teresina; o asfaltamento de mais de 100 quilômetros da rodovia Transcerrados, na região sul; a construção de mais anéis viários em Simplício Mendes e ligação por asfalto em importantes cidades.
Na BR 343, saída leste de Teresina, estão sendo investidos R$ 36 milhões da duplicação do trecho de 10 Km que vai da Ladeira do Uruguai até o Posto da Polícia Rodoviária Federal. “A duplicação vai sanar o problema de engarrafamento na entrada da capital”, disse Castro Neto, diretor-geral do DER-PI.
Na BR 316, serão duplicados quase 8,5 km, indo da Casa de Custódia até a entrada do conjunto habitacional Eduardo Costa, na zona sul de Teresina. A estrada contará com quatro viadutos e a duplicação começa próximo à Casa de Custódia, seguindo até a entrada do conjunto habitacional Eduardo Costa, na zona sul de Teresina. Além da pista principal, a obra vai contar com pista local, acostamento, ciclovias, calçadas e passarelas. O valor do investimento é de R$ 64 milhões.
Na região sul, o governo está asfaltando 117 quilômetros na Transcerrados, no trecho que liga a Fazenda Santa Rosa ao município de Sebastião Leal. O investimento de R$ 118 milhões vai facilitar o escoamento de grãos na região de maior produtividade de soja do Brasil.
Além dessas obras, o governo também mantém um cronograma de acompanhamento em intervenções, como a rodovia que liga Pedro Laurentino a Socorro do Piauí (R$ 13,8 milhões); alargamento da rodovia ligando Parnaíba a Pedra do Sal e a Ilha Grande (R$ 21,5 milhões); estrada que une as cidades de Picos e Itainópolis (R$ 9 milhões); restauração da via que liga Canto do Buriti a São João do Piauí (R$ 10 milhões), entre outras (veja relação abaixo).
Obras em execução:
- 2ª etapa do elevado Miguel Rosa
Valor: R$ 12 milhões
- Duplicação de 8,5 Km da BR 316
Valor: R$ 65 milhões
- Duplicação de 9,7 Km da BR 343
Valor: R$ 36 milhões
- Rodovia (37 km) ligando Pedro Laurentino a Socorro do Piauí
Valor: R$ 13,8 milhões
- Alargamento da rodovia ligando Parnaíba a Pedra do Sal (11 km) e a Ilha Grande (4 km)
Valor: R$ 21,5 milhões
- Rodovia (40 km) ligando Picos a Itainópolis
Valor: R$ 9 milhões
- Asfaltamento de 117 km da rodovia Transcerrados
Valor: R$ 118 milhões
- Restauração (77 km) da via que liga Canto do Buriti a São João do Piauí
Valor: R$ 10 milhões
- Asfaltamento de 52 km da rodovia que liga Domingos Mourão a BR 222
Valor: R$ 14 milhões
- Revestimento primário de 64 km ligando Colônia do Gurgueia até a Transcerrados
Valor: R$ 27 milhões
- Asfaltamento de 16,5 km de um trecho de Baixa Grande do Ribeiro com destino a Transcerrados
Valor: R$ 7,6 milhões
- Pavimentação asfáltica de ruas (15 km) em São João do Piauí
Valor: R$ 6,3 milhões
- Pavimentação asfáltica de ruas (25 km) em Hugo Napoleão
Valor: R$ 4,8 milhões
- Pavimentação asfáltica de ruas (41 km) em Picos
Valor: R$ 11 milhões
- Pavimentação asfáltica de ruas (1,2 km) em Belém do Piauí
Valor: R$ 1,4 milhão
- Pavimentação da rodovia (8,3 km) que liga Colônia do Gurgueia ao povoado Colônia do Padre
Valor: R$ 5 milhões
- Anel viário de Simplício Mendes mais reforma de duas avenidas (2,2 km)
Valor: R$ 7 milhões
- Rodovia (54 km) que liga Piripiri a Barras
Valor: R$ 20,7 milhões
- Recuperação de 10 km da rodovia que liga Dirceu Arcoverde à divisa com a Bahia