Na manhã deste domingo (06), um caminhão carregado com frangos tombou na rodovia PI-140, nas proximidades da comunidade terapêutica Shalom, na zona rural de Floriano, Sul do Piauí.
Segundo o Subtenente Lopes, coordenador do Policiamento da Unidade, equipes da Polícia Militar foram acionadas para controlar o local. Uma viatura do policiamento ostensivo foi enviada para evitar o saque da carga e uma equipe de trânsito foi destacada para investigar as causas do acidente.
Foto: Divulgação
Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do motorista ou sobre o que teria provocado o tombamento. A via precisou ser parcialmente interditada, já que o veículo tombado ocupou parte da pista. A polícia segue no local colhendo informações para apurar os detalhes do ocorrido.
Fonte: www.portalr10.com/Com informações do Portal JC 24horas
A proposta também impõe que a concessionária de energia elétrica substitua postes danificados, tortos ou em desuso sem custo para o poder público municipal.
Tramita na Câmara de Vereadores de Teresina um projeto de lei de autoria do vereador Edilberto Borges (PT), o Dudu, que propõe a obrigatoriedade do alinhamento e retirada de fios soltos, desordenados e em desuso nos postes da capital. A proposta atinge redes de telefonia, TV a cabo, internet e energia elétrica, com o objetivo de aumentar a segurança da população, reduzir a poluição visual e melhorar a organização do espaço urbano.
Reprodução/Freepik
Projeto obriga retirada de fios soltos e em desuso nos postes de Teresina
De acordo com o texto do projeto, caberá à empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica realizar o alinhamento dos seus próprios fios e remover os que não estão mais em uso. Além disso, a empresa será responsável por notificar outras operadoras que utilizam os mesmos postes, para que façam o ordenamento e a remoção dos seus cabos desnecessários.
A proposta também impõe que a concessionária de energia elétrica substitua postes danificados, tortos ou em desuso sem custo para o poder público municipal. Quando houver troca de poste, a empresa deverá notificar as demais ocupantes em até 48 horas, e estas terão o prazo de 15 dias para realizar a realocação e o alinhamento dos cabos.
Outra exigência prevista no projeto é a identificação dos fios por empresa responsável, e, nas ruas com árvores, que os cabos fiquem a uma distância segura da vegetação ou sejam isolados adequadamente. A concessionária de energia também deverá enviar relatórios mensais à Prefeitura de Teresina, contendo as notificações realizadas e os comprovantes de recebimento pelas empresas notificadas.
Justificativa do projeto
Na justificativa do projeto, o vereador Dudu afirma que a legislação busca corrigir uma “grave distorção que vem tomando conta das ruas de Teresina: o abandono de cabos e fios soltos em postes após manutenções e substituições por parte das empresas”. O texto cita ainda o risco de acidentes fatais, já que os cabos, mesmo que aparentemente inativos, podem conduzir eletricidade e causar choques em pedestres.
“A lei se baseia na própria Constituição Federal que estabelece poder e dever aos municípios de legislar sobre matéria que dizem respeito a seu ordenamento territorial, além disso, também assegura o direito ao cidadão a viverem em um ambiente ecologicamente equilibrado, livres da poluição visual ocasionada pela fiação solta, fragmentada, pendurada, amarrada e enrolada nos postes”, destacou o parlamentar.
O projeto de lei segue agora para análise nas comissões técnicas da Casa, antes de ser apreciado em plenário pelos vereadores.
Na manhã deste domingo, 6, um grupo de mães, amigos e familiares se manifestaram pedindo justiça
Riassa Dourado está há dois anos sem ver ou ouvir as filhas pequenas, após uma decisão judicial que favoreceu o ex-marido, o médico Geraldo Diniz. Riassa relata viver um luto diário pela ausência das meninas, de 9 e 7 anos, que agora vivem com o pai na cidade de Colinas, no Maranhão.
Na manhã deste domingo (06/04), um grupo de mães, amigas, familiares e apoiadores se reuniu no Complexo da Ponte Estaiada, na zona Leste de Teresina, em manifestação pedindo justiça. Vestidos de preto, muitos levaram cartazes com frases como “Justiça por Riassa” e “Nenhuma mãe pode ser proibida de ver os filhos”. A mobilização chamou atenção de quem passava pelo local, que parava para entender o caso.
Foto: Reprodução
Mãe está há dois anos sem ver filhas após justiça favorecer ex, que é médico
Segundo relatos, o processo está parado, sem previsão de novas audiências. Parte do grupo aponta que a demora pode estar relacionada à influência da mãe de Geraldo, a promotora de Justiça aposentada Leida Diniz.
Enquanto isso, a mãe acompanha as postagens nas redes sociais com as filhas, a nova companheira e a avó paterna das crianças.
Foto: Reprodução
Mãe está há dois anos sem ver filhas após justiça favorecer ex, que é médico
O Conecta Piauí tentou contato com as partes envolvidas, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações de todos os citados.
Logo após cometerem o crime, a dupla empreendeu fuga em sentido desconhecido
Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que dois indivíduos em uma motocicleta assaltaram um posto de combustível no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina, na noite deste sábado (05/04).
Na gravação é possível ver quando dois homens chegam em uma motocicleta, e o comparsa que estava na garupa desce apontando uma arma para um cliente que estava finalizando um pagamento no local.
Foto: Reprodução
Câmera de segurança registra assalto a posto de combustíveis na zona sul de Teresina
Logo após cometerem o crime a dupla empreendeu fuga em sentido desconhecido. Até o momento não se sabe o que foi levado da vítima.
MPPI obtém decisão judicial para funcionamento imediato do Comitê Intersetorial
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, Promotoria de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, obteve decisão final favorável em Ação Civil Pública movida contra o Município de Teresina. A decisão determina que o município de Teresina instale e coloque em funcionamento o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua, integrado por representantes do Poder Público Municipal Sociedade Civil e pessoas em situação de rua, nos termos do art. 7º, do Decreto Municipal n° 18.941, de 20 de agosto de 2019, cabendo ao poder público municipal criar condições para seu efetivo funcionamento e cumprimento dos objetivos designados no art. 2º do mesmo decreto.
Foto: Assis Fernandes
Número de moradores de ruas no Piauí cresce 370% em quase uma década
A Ação Civil Pública foi ajuizada como decorrência de instauração de Procedimento de Acompanhamento das Políticas Públicas referentes à População em Situação de Rua de Teresina, especialmente em face da inércia do Município de Teresina no que tange ao fornecimento de condições para o pleno funcionamento do Comitê acima mencionado e, em consequência, para a efetivação das políticas públicas destinadas a esta parcela da sociedade já tão vulnerabilizada social e economicamente.
Na decisão, o Juiz em exercício na 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina mencionou que discutiu-se no processo “tema de importância inequívoca, o reconhecimento e implementação de direitos básicos e dignidade ao grupo hipervulnerável da população em situação de rua”, dado que “a população em situação de rua no Brasil representa um dos mais graves e persistentes desafios para a concretização dos direitos fundamentais e da dignidade humana previstos na Constituição Federal de 1988”.
Em prosseguimento, o magistrado destacou que “esse cenário de extrema vulnerabilidade foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal na ADPF 976 como um estado de coisas inconstitucional, expressão cunhada para descrever situações em que a omissão generalizada dos Poderes Públicos resulta em violações massivas e sistemáticas de direitos fundamentais”, concluindo que a “relevância do tema transcende a esfera jurídica, pois envolve questões profundas de justiça social, equidade e efetividade das políticas públicas”.
Acolhendo a tese do Ministério Público, a Justiça entendeu que a nomeação dos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua, embora seja um passo formalmente necessário, está longe de significar a efetiva instalação e funcionamento do órgão. O Decreto Municipal nº 18.941/2019 estabelece uma série de obrigações concretas que vão muito além da simples designação de integrantes, exigindo ações coordenadas, alocação de recursos e mecanismos de fiscalização para que os objetivos da política sejam alcançados.
Salientou o magistrado, por fim, que no caso em debate, o Ministério Público demonstrou que o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para População em Situação de Rua não foi efetivamente instalado, razão pela qual, em obediência ao disposto no Decreto 18.941/2019, a procedência do pedido é medida adequada.
Um homem de 53 anos foi encontrado morto na manhã deste domingo (06/04) em um riacho no bairro Exu, na cidade de Batalha, no Norte do Piauí.
A vítima foi identificada como Paulo de Araújo Rodrigues, conhecido como Zabumba, figura bastante conhecida no município.
Foto: Revista AZ
Segundo relatos de moradores, o corpo foi avistado submerso nas águas do riacho e, imediatamente, as autoridades foram acionadas. A Polícia Civil esteve no local, isolou a área e acionou o Instituto Médico Legal (IML), que realizou a remoção do corpo.
Ainda não há confirmação sobre as circunstâncias da morte. A polícia investiga se o caso se trata de um acidente ou homicídio. As investigações seguem em andamento.
Na manhã deste sábado (05/04), um grave acidente automobilístico resultou na morte de Antônio Firmino da Silva, de 47 anos, no município de Fronteiras, Sul do Piauí.
De acordo com informações da Polícia Científica, Antônio conduzia um veículo modelo Corsa em alta velocidade pela BR-230, no sentido da cidade de Campos Sales (CE), quando perdeu o controle da direção e caiu em um abismo. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Foto: Reprodução
Além da vítima fatal, outro ocupante do veículo, identificado como Kauê da Silva, também se feriu. Ele foi socorrido, levado inicialmente ao hospital de Fronteiras e, em seguida, transferido em estado grave para o hospital de Picos.
A Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local para os procedimentos legais e remoção do corpo. As causas do acidente seguem sendo investigadas pelas autoridades competentes.
Fonte: 180graus.com/ com informações Cidades na Net
Ela denunciou o companheiro por agressão. Caso aconteceu neste domingo (06)
Um homem, identificado como A.F.L, foi preso na madrugada deste domingo (6), em São José do Peixe, interior do Piauí, suspeito de agredir a própria companheira. O caso aconteceu por volta de meia noite no bairro Caixa D’Água. A vítima, identificada como E.F.S., compareceu ao Grupamento da Polícia Militar (GPM) relatando ter sido agredida por seu companheiro..
De acordo com a polícia, ela apresentava lesões visíveis no rosto e no joelho no momento da denúncia. Após o relato, os policiais realizaram diligências em diversos pontos da cidade em busca do agressor.
Suposto agressor foi levado à delegaciaDivulgação
Ele foi localizado na casa do casal, no centro da cidade. A.F.L. foi conduzido à Central de Flagrantes de Floriano. A Polícia Militar não informou se o suspeito já possuía antecedentes relacionados a casos de violência doméstica.
Segundo a PRF, motociclista não tinha habilitação. O acidente ocorreu no domingo (06)
O piloto de uma moto, um homem de 52 anos, morreu na manhã deste domingo (06) depois de se envolver em uma colisão com um carro na BR-407, no município de Geminiano, no interior do Piauí. O motorista ainda não foi localizado.
A colisão ocorreu no km 430 da rodovia. Informações preliminares indicam que o Chevrolet Cobalt e uma motocicleta Honda Broz trafegavam no mesmo sentido quando colidiram lateralmente. Com o impacto, o piloto morreu no local antes de receber qualquer atendimento. A polícia contatou que ele não tinha habilitação
Colisão deixa uma pessoa mortaCidades na net
O condutor do carro não foi localizado até o momento. Além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), também foram acionados o Corpo de Bombeiros e a Perícia da Polícia Civil para atender a ocorrência e realizar os levantamentos necessários.
A dinâmica do acidente ainda está sendo apurada, mas uma das causas presumíveis seria uma possível reação tardia de um dos condutores.
A decisão, obtida pelo portal, destaca que foi comprovada a prova da materialidade por meio da declaração de óbito da vítima, e os indícios suficientes de autoria, baseados no depoimento em que o próprio suspeito admite ter cometido o crime.
Pedro e GiseleReprodução
Segundo consta nos autos, Pedro confessou ter atacado Gisele após verificar o conteúdo do celular da ex-companheira. Ele afirmou que a motivação do crime estaria ligada ao fato de ter descoberto que ela “levava uma vida de festa”.
“O próprio custodiado confirma ter praticado o fato contra a vítima, salientando ter praticado após olhar o celular da vítima e descoberto que ela estaria em uma vida de festa. Narrou ter ido ao trabalho chateado, após ter visto as mensagens e, por volta das 11h, mandou mensagem à vítima para marcarem um encontro no apartamento dela, alegando que precisava pegar um chinelo. Que às 13h, a vítima abriu a porta para o declarante entrar no imóvel. Antes de ir embora, foi até o quarto em que a vítima estava, tendo início uma briga. Que durante a briga, sacou o canivete que estava no bolso e desferiu vários golpes na vítima, causando em torno de 10 perfurações”, descreveu o magistrado.
O juiz ainda aponta que a gravidade concreta do crime demonstra a periculosidade do suspeito e o risco de reiteração delituosa, justificando a necessidade de manter Pedro preso. Para o juiz, a prisão preventiva é fundamental para a garantia da ordem pública.
Casa onde a vítima foi encontradaA10+
Com a prisão preventiva decretada, Pedro continua detido enquanto o inquérito policial avança. A TV Antena 10 apurou que eles estariam separados há aproximadamente um mês, mas, segundo relatos de vizinhos, ele teria passado a noite com ela no apartamento onde o crime aconteceu.