quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Fábio Xavier nega rompimento, abraça Fábio Abreu e diz: "Isso aqui é briga?"

 O presidente estadual do PL, deputado estadual Fábio Xavier, respondeu declarações de setores da imprensa que apontaram seu rompimento com o deputado federal Fábio Abreu, homologado pelo PL para disputar a prefeitura de Teresina.

Xavier abraçou Abreu no palco e disparou: "Isso aqui é briga?".

"Briga vai ser com quem for pra frente dele, e a primeira cara que vai pro campo é a minha. Porque eu confio no Fábio", completou o líder partidário.

 fonte 180graus.com

PMs do 15° BPM participam de capacitação em Campo Maior

 



Na manhã de terça-feira (15), os policiais militares do 15° Batalhão da PMPI foram capacitados para o acesso à Infoseg, uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, através do emprego da tecnologia da informação e comunicação.

Uma equipe da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Piauí, foi a responsável pela instrução, direcionada aos policiais militares de Campo Maior e das demais cidades que compõem o 15° BPM. O evento aconteceu na sala de informática do Instituto Federal do Estado.

A capacitação se fez importante para habilitar os policiais ao acesso a dados de inquéritos, processos, armas de fogo, veículos, condutores e mandados de prisão. Com esse avanço é possível realizar consultas a banco de dados e saber detalhes que vão auxiliar no trabalho preventivo da Polícia Militar.

fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues

Fotos: PMs Unidades

IDEB: Colégio da PMPI tem a segunda maior nota de Teresina e terceira do Piauí

 



O Colégio da Polícia Militar atingiu a nota 5,9 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), referente ao ano de 2019, de acordo com o Ministério da Educação, divulgado na terça-feira (15). 

A escola obteve a segunda maior nota no âmbito da Capital, Teresina, e a terceira no âmbito estadual, Piauí. Em menos de cinco anos de implantação da escola militar, o CPM conquistou novamente nota acima da média do país que é de 4,7. E esse resultado é em decorrência do trabalho em equipe desenvolvido por todos que compõem o Colégio da PMPI, em especial professores e alunos. 

Foto_16092020_100910

Isso também reflete no ingresso dos alunos no Ensino Superior, conforme relato de um pai. “Eu tenho o prazer de ter um filho que terminou o Ensino Médio neste colégio, hoje com 21 anos de idade ele já está no 6° período de Engenharia Civil, a base, a disciplina, a responsabilidade dentre outros atributos ensinados são preponderantes para o sucesso desta juventude; parabenizo a todos os policiais militares que fazem parte desta conceituada Instituição de ensino”.

O Colégio da Polícia Militar do Piauí é pautado em duas bases fundamentais, a educação e a disciplina, com o slogan “Educar é Disciplinar para a Vida”, o Centro Estadual de Tempo Integral Governador Dirceu Mendes Arcoverde, reitera seu compromisso em proporcionar condições de ensino técnico-científico e formação social ao educando para o exercício livre da cidadania com participação e responsabilidade. 

fonte www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy

Fotos: Arquivo PMPI

Hemopi realiza campanha de doação de sangue no Saci

 Foto: Roberta Aline

Com a redução do número de doadores por conta da pandemia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) tem investido em ações que descentralizam a doação de sangue em Teresina. Desta vez, o hemocentro leva a unidade móvel até a zona sul da capital. Nos dias 17 e 18 de setembro realiza campanha de doação na Praça das Palmeiras, no bairro Saci. O atendimento será feito no horário de 8h30 às 12h e de 14h às 17h nos dois dias de campanha.

Depois das campanhas bem-sucedidas na Ponte Estaiada e na zona norte, o Hemopi leva a unidade móvel para outros lugares de Teresina. “Fizemos visitas técnicas em alguns bairros em busca de locais para a realização de campanhas externas, e esta semana a unidade móvel estará no Saci. Continuaremos fazendo essa busca para realizar ações descentralizadas e que atendam às exigências impostas pela pandemia”, explica o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

Ele reforça que o Hemopi tem se esforçado para manter o estoque e conseguir atender a demanda das clínicas e hospitais. “Existe uma demanda por sangue que é constante. Com o retorno dos procedimentos eletivos, a demanda por sangue aumentou. O Hemopi é responsável por abastecer toda a rede pública e parte da rede privada do Piauí. Então, pedimos que quem está apto a doar e pode sair de casa nesse momento colabore com o Hemopi, seja doando em nossa sede, em Teresina, nos Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano ou na unidade móvel”, ressalta o gestor.

Os candidatos à doação de sangue precisam estar atentos aos requisitos básicos:

• Ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis para doar. O Termo de Consentimento está disponível no site do Hemopi (hemopi.pi.gov.br) para impressão. Junto com o termo assinado, o menor precisa levar a cópia do documento de identidade de quem assina o termo;

• Pesar acima de 50kg;

• Estar alimentado, saudável e sem sintomas de gripe ou resfriado;

• Apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional;

O Hemopi funciona de segunda à sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até às 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda à sexta de 8h às 17h.

Caso o doador queira, ele também pode agendar a doação pelos telefones:

Teresina (86) 9 88946614
Parnaíba (86) 9 8894 7159
Picos (89) 9 8801 1717
Floriano (89) 9 8801 1984.

fonte cidadeverde.com

Piauienses morrem em acidente ao buscar tio que não viam há 50 anos no Pará

 Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

José Leôncio, Balbino José Filho e Bernardino Veloso - Mortos no acidente

 

Uma história comovente que terminou em tragédia. Os três mortos no acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta, na BR-230, em Oeiras, eram da mesma família e retornavam de viagem do estado do Pará. 

Os irmãos José Leôncio Veloso, de 52 anos, e José Alexandre Veloso (sobrevivente) , de 50 anos, haviam saído de  Jaicós no último sábado, na companhia de um primo, Balbino José Antônio de Sousa Filho, de 26 anos, conhecido como Sousinha. Eles estavam em busca do tio, Bernardino Leôncio Veloso, de 88 anos, que também morreu no acidente. 

portal conversou com a esposa de José Leôncio, um dos mortos no acidente. Lúcia Veloso contou que os irmãos haviam tomado conhecimento do paradeiro do tio, através da internet há cerca de um mês e resolveram buscá-lo para morar em Jaicós. 

"Eles foram buscar, porque ele não tem família. Ele  saiu do Piauí quando os sobrinhos não eram nem nascidos. Há um mês, botaram na internet a foto e eles reconheceram. Pediram para alguém da família ir buscar, porque ele estava desprezado e com problemas de saúde. Eles se comoveram, porque são sobrinhos, e resolveram ir buscar", disse Lúcia ao portal.

Bastante abalada, a esposa de José Leôncio afirmou que os familiares não mantinham contato com o idoso há mais de 50 anos. Ela diz que os dois irmãos conheceram pessoalmente o tio durante a viagem. 

O acidente aconteceu quando tio e sobrinhos retornavam do estado do Pará e estavam distantes pouco mais de 100 Km de Jaicós, após percorrerem mais de 1000 quilômetros de estrada. 

Na manhã desta quarta-feira(16), familiares das vítimas estiveram na Delegacia de Oeiras para providenciar a liberação dos corpos. 

José Alexandre Veloso, de 50 anos, único sobrevivente do acidente segue internado na Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras, mas não corre risco de morte, segundo a assessoria de comunicação da unidade.


fonte cidadeverde.com