sábado, 14 de maio de 2022

Zona Norte Dr. Pessoa visita terreno onde serão construídas casas para famílias desabrigadas

 "O nosso objetivo é dar moradia para quem perdeu sua residência nos alagamentos durante o período chuvoso”, destacou Dr. Pessoa. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), visitou na sexta-feira (13) o terreno onde serão construídas casas populares para famílias desabrigadas por conta das fortes chuvas na capital.

O terreno localizado no residencial Leonel Brizola, zona Norte, possui dois hectares e já está recebendo os serviços de limpeza e terraplanagem. Ao todo, 390 casas populares serão construídas. O terreno é de propriedade do município.

  

Dr. Pessoa visita obra que irá abrigar várias famíliasReprodução/PMT

“Viemos ver como está o andamento do projeto. O nosso objetivo é dar moradia para quem perdeu sua residência nos alagamentos durante o período chuvoso”, destacou Dr. Pessoa.

O secretário de desenvolvimento urbano e habitação (Semduh), Edmilson Ferreira, aponta que outras zonas de Teresina também serão beneficiadas com a construção de casas.

“É apenas a primeira etapa. Temos 770 famílias que perderam suas casas por conta das enchentes, principalmente na zona Norte. Vale ressaltar que mais casas serão construídas em outras zonas da cidade nas próximas etapas deste projeto idealizado pelo prefeito Dr. Pessoa”, concluiu.

fonte lupa1.com.br

Setrans anula autorizações para exploração de transporte intermunicipal no Piauí

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A secretária de Transportes do Piauí, Maria Vilani da Silva, publicou portaria de nº 16, no Diário Oficial de 12 de maio, onde torna nula e sem efeito todas e quaisquer autorizações, permissões ou concessões para exploração de transporte alternativo rodoviário de passageiros emitidas com fundamento no decreto de nº 20.243/2021.

A anulação é para cumprimento de decisão do desembargador José Wilson, que no julgamento de um Agravo Interno, determinou que a secretária Maria Vilani e o diretor da Unidade de Transportes de Passageiros, Vitorino Tavares, “se abstenham de emitir qualquer autorização para o transporte alternativo com fundamento no Decreto nº 20.243/ 2021, ou anule as autorizações já emitidas, devendo ser procedida a imediata fiscalização nos veículos já identificados, com exceção do veículo a que se refere a precipitada linha 235 que tem como permissionária a Sra. Maria da Conceição Carcará”.

As autorizações estavam sendo realizadas com base em um decreto que foi assinado pela governadora Regina Sousa (PT), no dia 11 de novembro de 2021, que permitia a Setrans credenciar e expedir novas operações, bem como as ordens de serviço para veículos destinados ao transporte alternativo intermunicipal, sem a realização de licitação.

O transporte alternativo intermunicipal já tinha sido suspenso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que questionou a falta de licitação das linhas para explorar o serviço. O último processo licitatório ocorreu em 2009. O desembargador José Wilson então decidiu que a Setrans deve tornar nulas essas permissões que foram concedidas.

A secretária Maria Vilani determinou a anulação das autorizações, permissões ou concessões concedidas por meio do decreto nº 20.243/2021, e determinou que equipe de Fiscais de Transportes procedam a imediata fiscalização de todo e qualquer veículo que esteja operando irregularmente as linhas de transporte alternativo rodoviário de passageiros sem a autorização adequada.

 fonte cidadeverde.com

Passageiro poderá utilizar bilhete único de ônibus em viagens entre Teresina e mais 11 cidades

 Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

A Prefeitura de Teresina publicou o decreto Nº 22.450, de 6 de maio de 2022, no Diário Oficial do Município que trata sobre a implantação e operacionalização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) em Teresina. Segundo o documento, o novo bilhete único poderá ser expandido para o usuário utilizar em viagens entre cidades da Grande Teresina, pagar serviços públicos e utilizar como forma de pagamento em outros meios de transporte, sejam eles motorizados ou não. 

A bilhetagem eletrônica terá a gerência e comercialização dos bilhetes de ônibus feitos pela Empresa Teresinenses de Desenvolvimento Urbano (Eturb). O presidente da empresa, João Duarte, o Pessoinha, explicou em outra oportunidade que a intenção é digitalizar a compra e venda do bilhete e ampliar o número de postos de comercialização do ticket. 

Confira o decreto

Viagens na Grande Teresina

De acordo com o decreto, a Prefeitura de Teresina, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), poderá desenvolver outras formas e mídias de validação de viagens no serviço de transporte coletivo público que poderão expandir a utilização desse sistema de bilhetagem eletrônica para todos os municípios da Grande Teresina (RIDE Teresina) e em todos os modais de transporte público. 

Segundo a Semplan (Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação) de Teresina, 11 municípios pertencem a RIDE Teresina. Entre eles estão:  Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil e União. 

Com isso, um estudante de Demerval Lobão, por exemplo, poderá utilizar o bilhete eletrônicos para vir a Teresina assistir aula. "É a intenção, mas só com a implantação do sistem e depois de alinhas com a Strans que podermos dizer com exatidão", destacou a Eturb por meio de nota. 

Pagar serviços públicos 

Outro destaque para o decreto publicado pela Prefeitura de Teresina diz respeito ao destino que o usuário do bilhete único poderá dar aos créditos que foram colocados no cartão. Segundo o documento, os créditos inseridos poderão ser utilizados como meio de pagamento de serviços públicos, desde que o pagamento esteja autorizado pelo poder público municipal. 

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

Utilização em outros transportes

Além disso, o usuário do Sistema de Bilhetagem Eletrônica não estará sujeito a utilizar seus créditos somente no transporte público dos consórcios urbanos. O bilhete único poderá ser utilizado como meio de pagamento nos modos motorizados e não motorizados de transporte urbano de passageiros, sejam eles coletivos ou individuais, de natureza pública ou privada. 

Quem terá direito ao bilhete único

O SBE deverá ser dividido em três categorias: operacional, pagante e gratuito. O operacional será nas modalidades cartão motorista, cartão cobrador, cartão operador de vendas de crédito e cartão fiscal da concessionária. 

Já a modalidade pagante será o passe fácil, passe trabalhador e passe estudante. E na modalidade gratuito compreende o passe livre e o passe livre idoso. 

O cartão eletrônico, independente de sua categoria ou modalidade é recarregável, sendo o prazo para utilização da recarga pendente de 12 meses a contar da data da aquisição. 

Poderão ser acumuladas em um mesmo cartão até duas modalidades de uso da categoria pagante, desde que haja interesse do usuário e sejam preenchidos os requisitos previstos nesta Lei para cada modalidade. 

“O principal objetivo do novo SBE é otimizar a aquisição dos créditos e a gestão dos mesmos, além de garantir maior conforto e comodidade ao usuário, e maior segurança e fidedignidade nas informações geradas pelo SBE”, diz trecho do decreto. 

Além disso, deverá haver no mínimo 5 pontos de aquisição de bilhetes em cada zona da Cidade, definido em zoneamento em portaria da STRANS.

Confira a nota da Eturb sobre o assunto 

A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano - Eturb informa que de acordo com DECRETO Nº 22.450, de 6 de maio de 2022, a consolidação e a atualização das normas sobre o Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Teresina continuará sob responsabilidade da STRANS. A partir dessas normas de funcionamento, ficaremos responsáveis pela execução do sistema, que ainda está em fase de implantação. Nesse processo, a Eturb irá trazer diversas inovações para o sistema de bilhetagem, como a unificação do sistema de mobilidade urbana municipal. Após a implantação na capital, o sistema também deverá ser expandido para municípios da grande Teresina.

fonte cidadeverde.com

Motorista de app é sequestrado e colide carro após ser baleado na Zona Sul de Teresina

 

Dois bandidos, supostamente, pediram uma corrida de carro por aplicativo e sequestraram o motorista, o obrigando a dirigir até a área de seus rivais, mais precisamente até à Vila Costa Rica, na zona Sul de Teresina. O caso aconteceu por volta das 19h30 desta sexta-feira (13/05).

Ao adentrarem determinado trecho da vila, a dupla, que teria ido matar desafetos, foi recebida a bala. Houve uma troca de tiros entre os criminosos e quando o motorista tentou fugir, acabou colidindo seu Renault Kwid, cor vermelha, em uma Hillux preta. Com o acidente de trânsito, o condutor da picape evadiu-se do local.

Esse é o resumo do motorista às guarnições da Força Tática do 1º Batalhão de Polícia Milita, que foram acionadas para atender a ocorrência. Já a versão dos moradores da região repassada aos PMs é diferente.

“Os caras fugiram, conseguiram fugir e ele [motorista] o tempo todo dizendo que é uber, o pessoal pegou ele aqui, iam linchando ele, iam levá-lo lá pra baixo pra matar ele, a própria população daqui, porque disseram que ele estava envolvido em assaltos aqui com esse carro, que já tinha denúncias, o pessoal disse que ele estava envolvido”, disse o sargento Edivaldo em entrevista à equipe RP50 de Jornalismo.

Com a batida, os supostos bandidos-sequestradores fugiram, nenhuma arma foi apreendida. O carro do motorista foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo e ele foi atingido por uma das balas no cotovelo, tendo sido socorrido por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A equipe RP50 entrou em contato com outros motoristas por aplicativo e nenhum sabia do ocorrido, o que levanta ainda mais suspeitas sobre a versão do motorista do Kwid.

fonte 180graus.com

Tio do deputado Fabio Abreu é encontrado morto na zona rural de cidade do Piauí

 

O lavrador Salvador Alberto da Costa, mais conhecido como (Dodô) 61 anos de idade, tio do Deputado Federal Fábio Abreu e do Vice Prefeito e secretário municipal de segurança Antônio Abreu, foi encontrado sem vida no final da tarde desta sexta-feira (13/05) de maio de 2022, em sua própria residência na localidade Alevantado, zona rural de José de Freitas-PI. As informações são da Revista Opinião.

Segundo informações repassadas a redação do revistaopinião.com, o lavrador morava sozinho no imóvel e costumava ingerir bebidas alcoólicas de forma corriqueira, entretanto levava uma vida normal, porém nós últimos dias ele não estava bem e não foi mais visto pelos vizinhos e familiares, oportunidade que o encontraram em uma rede já sem vida e já em início de decomposição.

A família não tem dúvida que se trata de morte natural, ocasionado pelo consumo de álcool, aliados a outras consequências. O corpo estava em uma rede e pelo estado que foi encontrado, acredita-se que o mesmo morreu a cerca de 48 horas atrás.

O Lavrador também era tio do comerciante Sérgio Rações e de outras pessoas bastantes conhecidas no município. Devido as condições que o corpo se encontra não terá condições de fazer velório e o sepultamento vai acontecer ainda está noite na mesma localidade onde ele morava.

 

fonte 180graus.com