O projeto que caracteriza-se por ser um órgão de apoio às atividades judiciais de 1ª instância, atendeu 19 unidades em Teresina e no interior do estado.
No ano de 2019, o Gabinete Itinerante (GABITI) da Corregedoria Geral da Justiça finalizou aproximadamente 15 mil processos minutados, sendo mais de 4 mil sentenças, além de cerca de 400 baixas. O projeto caracteriza-se por ser um órgão de apoio às atividades judiciais de 1ª instância, vinculado à Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça para auxiliar na prestação jurisdicional.
Em Teresina e no interior do estado, o GABITI atendeu 19 unidades judiciais. Na capital, foram atendidas as seguintes unidades: 1ª Vara Criminal, 4ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, 5ª Vara da Família, 6ª Vara Cível e Criminal (Maria da Penha), e as seis varas de família/sucessões de Teresina no Mutirão do DNA - Projeto “Eu Tenho Pai”.
- Foto: Divulgação/ Corregedoria Geral da JustiçaGabinete Itinerante despacha cerca de 15 mil processos em 2019
Já no interior do estado, o GABITI atendeu o Juizado Especial Cível e Criminal de Paulistana e as Varas Únicas de São Pedro, Simões, Altos, Luís Correia, São Miguel do Tapuio, Pedro II e Gilbués. O coordenador do projeto, Lorran Bastos, avalia o trabalho realizado e conta que os resultados finais foram importantes.
“O Gabinete Itinerante chegou ao término do ano de 2019 com um resultado importante em relação às metas estabelecidas no começo desta gestão. Milhares de processos foram minutados, sendo mais de 4 mil sentenças, o que representa um expressivo número. Sabemos a importância que esse trabalho representa para a sociedade, tendo em vista que as unidades atendidas necessitavam de apoio especial e que muitos dos processos analisados estavam paralisados há um grande lapso temporal”, comenta o coordenador.
- Foto: Divulgação/ Corregedoria Geral da JustiçaForam realizadas pelo GABITI mais de 4 mil sentenças e 400 baixas.
As unidades atendidas pelo GABITI foram analisadas previamente nas correições, que fizeram o levantamento de dados estatísticos processuais, além das situações peculiares dos gabinetes nas variadas unidades judiciárias do estado, de forma a proporcionar um direcionamento mais coeso das atividades do órgão de apoio. Para o juiz da Vara Única da Comarca de Pedro II, Dr. Kildary Louchard Costa, o trabalho do Gabinete Itinerante merece todo o reconhecimento.
“Realmente temos muito o que elogiar o brilhante trabalho do Gabinete Itinerante. Com um acervo de cerca de nove mil processos, havia um acúmulo de feitos aguardando despachos, decisões ou sentenças. A equipe deu andamento a um número considerável de ações, ultrapassando 1.500, além de orientar e treinar o pessoal do nosso gabinete em novas rotinas, que darão maior agilidade no futuro. Ou seja, não é uma ação pontual, mas um trabalho que traz benefícios permanentes à Justiça e a todos os jurisdicionados. Uma iniciativa brilhante da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí”, disse o juiz.