quarta-feira, 22 de julho de 2020

Justiça decide que Arimatéia Azevedo volte para prisão

Com a revogação da prisão domiciliar, o jornalista deverá ser recolhido a uma das unidades prisionais do Piauí



Na manhã desta quarta-feira (22), a 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça julgou o mérito do habeas corpus impetrado pelo jornalista e empresário do Portal AZ Arimatéia Azevedo, preso em junho de 2020, pelo crime de extorsão. Segundo a acusação, ele fez chantagens para o médico, Alexandre Andrade Sousa, autor da denúncia que levou o jornalista à prisão.

Por dois votos a um, foi revogada a liminar que substituiu a prisão preventiva por domiciliar, concedida em razão da pandemia do novo coronavírus. 

Com a revogação, o jornalista deverá ser recolhido a uma das unidades prisionais do estado. O desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, relator do habeas corpus,  votou pela manutenção da prisão preventiva, substituindo pela domiciliar. Os desembargadores José Ribamar Oliveira e José James votaram pela recusa da ordem.

Sebdo assim, a 2ª Câmara Criminal revogou a liminar que substitui a prisão preventiva em domiciliar e o jornalista Arimatéia Azevedo  vai  retornar ao sistema prisional. 

Arimateia Azevedo que preso desde o dia 12 de junho por acusação de extorsão por cobrar R$ 20 mil para excluir do portal AZ uma reportagem apontando suposto erro médico do cirurgião plástico Alexandre Andrade.

Justiça havia concedido prisão domiciliar

A justiça havia convertido a prisão preventiva em domiciliar ao jornalista Arimateia Azevedo no dia 17 de junho por considerar o profissional do grupo de risco para a Covid-19.  O desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, da 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça, converteu a prisão preventiva em domiciliar considerando a condição de saúde do jornalista e em razão do risco de propagação do novo coronavírus, autorizada a saída unicamente em casos de atendimento médico emergencial. 

A defesa apresentou exames em que comprovam que Arimateia é hipertenso, diabético, cardíaco. No pedido de habeas corpus, os advogados Breno Nunes Macedo e Douglas Vinícius Melo de Araújo sustentaram que a prisão imposta ao jornalista 'representa indiscutível constrangimento ilegal por conter inúmeras nulidades'.

A prisão preventiva do jornalista foi determinada pelo juiz Valdemir Ferreira, da Central de Inquéritos, que chegou a negar o primeiro pedido de prisão domiciliar para o jornalista. Com a decisão, Arimateia deveria ser encaminhado para o presídio e ficar isolado dos demais presos, porém não foi transferido, e ficou preso no 12º Distrito Policial e em seguida na Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol).

O Caso

O Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado) investiga a suspeita de que Arimateia Azevedo tenha praticado extorsão qualificada contra um profissional liberal de Teresina. O jornalista foi preso preventivamente no dia 12 de junho e a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dele e do professor universitário suspeito de ser coautor do crime

Os mandados foram cumpridos na sede do portal de notícias de propriedade do jornalista. Segundo o delegado Laércio Evangelista, do Greco, o jornalista teria cobrado a quantia de R$ 20 mil ao profissional liberal para que o portal de notícias parasse de divulgar matérias jornalísticas que o prejudicariam. Conforme o Greco, o professor universitário teria, a mando do jornalista, ido ao encontro do profissional liberal para receber o dinheiro.

fonte www.meionorte.com

Policial militar é morto a tiros na zona norte de Teresina


Um policial militar foi assassinado na Vila São Francisco, região do bairro Mocambinho, zona norte de Teresina.

A vítima foi identificada como Lídio Roberto de Sousa Mesquita de 37anos e recebeu o disparo.

Não houve tempo para o atendimento médico. 

O soldado foi surpreendido pelos assaltantes que não deram chance e atiraram.

De acordo com os colegas de farda, o policial foi morto por dois assaltantes que roubaram a motocicleta dele.

Depois do latrocínio os criminosos fugiram.

Lídio era lotado no 13 Batalhão da Polícia Militar do Piauí.

Todos os colegas de farda estão chocados com a morte.

Familiares estão no local do crime.

Lídio era visto na corporação como um excelente militar.

Neste momento buscas estão acontecendo para a prisão dos latrocidas que continuam armados.

O DHPP-Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa está a frente da investigação.

corpo do militar

fonte cartapiaui.com.br

34 galos resgatados, indivíduos presos e motocicletas recuperadas durante ação na Vila Irmã Dulce



Na terça-feira (21), uma ação integrada entre as equipes da Força Tarefa, de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, do 17º Batalhão e do Batalhão de Polícia Ambiental resultou na prisão de dois indivíduos envolvidos em roubos de motocicletas, posse e porte ilegal de arma de fogo e por crime ambiental. 
Foto_22072020_110701


Foto_22072020_110702
As equipes policiais foram à Vila Irmã Dulce e efetuaram a prisão de dois indivíduos que haviam praticado vários delitos, e desta vez foram flagrados no crime ambiental de rinha de galo. Durante a ação foram apreendidas duas motocicletas, uma com restrição de furto e outra com chassi adulterado; uma pistola .40 com 13 munições intactas; gaiolas e 34 galos foram resgatados. Logo, os materiais apreendidos e os indivíduos presos foram encaminhados à Central de Flagrantes. 




Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades


Força Tática do 21º BPM prende três indivíduos em Altos


Durante a terça-feira (21), a Força Tática do 21º Batalhão prendeu três indivíduos na Cidade de Altos. 

Foto_22072020_110731
Por volta das 17h45, a equipe recebeu uma informação sobre uma dupla que teria invadido uma residência na Av. Conselheiro Matheus no Bairro São Sebastião e tentado extorquir mediante ameaças de morte outras duas pessoas. Posteriormente os indivíduos foram presos e encaminhados para a Central de Flagrantes. 

Foto_22072020_110732
E a noite, as 22h25, a guarnição foi acionada por uma senhora que relatou que um indivíduo teria tentado estuprar sua filha, menor de idade. Os policiais se deslocaram e após receberem informações da senhora e de sua filha, prenderam o acusado. Na ocasião o indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. 



Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades
DCOM

Nota de pesar: SD PM Lídio Roberto de Sousa Mesquita


O Comando Geral da Polícia Militar do Piauí vem a público solidarizar-se com a família do Soldado PM Lídio Roberto de Sousa Mesquita morto brutalmente no início da tarde desta quarta-feira, 22, em bairro da Zona Norte de Teresina, vítima da ação de assaltantes que o emboscaram e cometeram o latrocínio. Momento em que todos os esforços operacionais da Corporação foram mobilizados para a captura dos perpetradores do crime.

O Soldado Lídio, formado na turma do CFSD em 2008, trabalhou no Ronda Cidadão, Proerdiano e atualmente prestava serviços à sociedade piauiense na 1ª Companhia do 13º BPM, Santa Maria da Codipi, na Capital. Policial militar engajado na atividade, bastante proativo e responsável com seu trabalho, sendo incansável em dar respostas às ocorrências a ele designadas.

A Polícia Militar do Piauí se enluta pela partida prematura do companheiro, prestando aos seus familiares e amigos nossas condolências. Rogamos a Deus que o tenha em um bom lugar.

O Centro de Assistência Integral à Saúde-CAIS, da Polícia Militar do Piauí, ofereceu todas as orientações e suporte à família enlutada. O corpo será velado na Rua: gov. Raimundo Arthur de Vasconcelos, N° 3620 - Bairro: Real Copagre. Próximo ao Condomínio Porto Seguro.

DCOM/PMPI

Coronavírus no Piauí Alepi anuncia retorno das sessões presenciais para 3 de agosto

De acordo com o presidente da Alepi, os 67 servidores que testaram positivo foram acompanhados e os resultados dos exames foram encaminhados para a Prefeitura de Teresina.

Foto: Divulgação/AlepiThemítocles diz que Alepi realizou mais de mil testes da Covid-19 na capitalThemítocles diz que Alepi realizou mais de mil testes da Covid-19 na capital

Durante sessão virtual realizada nessa terça-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), informou que o setor médico da Casa testou 1.142 servidores para a Covid-19, e que deste total, 67 deram positivos.

De acordo com o presidente da Alepi, os servidores que testaram positivo foram acompanhados e os resultados dos exames foram encaminhados para a Prefeitura de Teresina.

Themístocles ressalta que a ação do Poder Legislativo ajudou a prefeitura a testar mais pessoas e obter mais resultados positivos no combate a pandemia e informou que as sessões presenciais retornam no dia 3 de agosto.

Durante a sessão, outros deputados também destacaram outras ações como o emedebista João Madison que registrou a importância das providências tomadas para a adesão a um plano de saúde por parte dos deputados. “Isto é muito importante neste momento de pandemia que todos nós estamos sujeitos”, afirmou.

Ziza Carvalho (PT) também parabenizou a Procuradoria Geral do Estado pela ação de recuperação dos precatórios. Segundo Ziza a linha de trabalho dos procuradores em uma luta de anos com a União foi vencida. “Parabéns a nossa PGE em nome do colega Plínio Klerton”, afirmou.

fonte www.viagora.com.br

Edson Melo anuncia apoio de Rodrigo Martins a Kleber Montezuma

O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB, Kleber Montezuma, esteve na noite desta terça-feira (21/07) com o diretor-geral do Hospital de Urgência de Teresina, Rodrigo Martins.

O encontro teve a participação do vereador tucano Edson Melo, que nas redes sociais anunciou o apoio de Rodrigo ao nome de Kleber.

"Visitamos nosso amigo Rodrigo Martins que na oportunidade manifestou apoio a sua [pré]candidatura", publicou Melo.

Ex-vereador de Teresina e ex-deputado federal, Rodrigo é sobrinho do ex-governador Wilson Martins (PSB), que para as eleições de 2020 fechou apoio à pré-candidatura de Dr. Pessoa (MDB), e indicou o pré-candidato a vice, Robert Rios (PSB).

fonte 180graus.com

Carteiras estudantis de Teresina serão entregues em casa

A carteira de estudante secundarista de Teresina começou a ser emitida de maneira inovadora a partir desta terça feira (21/07). Pais e responsáveis, alunos do ensino fundamenta, médio e técnico devem ir até o site da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Teresina (AMES) para solicitar o documento, que pode ser entregue em casa.

O estudante ou responsável deve preencher o formulário com todas as informações que são pedidas e que sairão na carteira pelo próprio site, documento com foto, declaração da instituição de ensino que estuda, foto 3x4, ou uma foto legível.  O pagamento será feito através de transferência ou pagamento diretamente no pag seguro pelo cartão de crédito ou com o transferência  na conta da Associação: Banco do Brasil Ag. 0044-2, conta: 208635-2.

A carteirinha continua custando R$ 14 com o adicional de 4 reais da taxa da entrega e é válida em todo território nacional garantido segurança e comodidade, seguindo as normas de seguranças da Organização Mundial de Saúde.

Para mais informações, acesse o site da Ames ou siga no Instagram.


Fonte: 180graus.com/ Com informações da assessoria

Vídeo mostra o momento em que policial é morto a tiros durante assalto

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o policial Lídio Mesquita foi morto a tiros durante um assalto na Rua Londrina, na Vila São Francisco, na Zona Norte de Teresina, nesta quarta-feira (22/07). O PM foi abordado por dois homens que estavam a pé.

O vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que os dois suspeitos passam caminhando pela rua, depois o policial passa de moto, mais à frente ele é derrubado pelos suspeitos que anunciaram o assalto.

Durante a ação, o policial foi atingido com um disparo na cabeça, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), chegou a ser acionado, mas o PM não resistiu.

Após a ação, a dupla fugiu levando a moto do policial. Equipes da Força Tática e da Polícia Militar estão em diligências para localizar e prender os suspeitos.

Confira as imagens:

 fonte 180graus.com