quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Policia Militar põe em prática Operação Eleições 2020



Durante as eleições municipais de 2020 no Piauí, o efetivo policial militar será distribuído por todo o Estado, seguindo o plano de policiamento a ser executado de 12 a 16 de novembro. Na manhã de hoje (11), houve reunião do Comandante Geral com todos os oficiais que farão o acompanhamento da distribuição dos 1.400 policiais que embarcarão amanhã (12), em Teresina, direcionados para o reforço policial nos municípios do interior. serão 16 locais de embarque: QCG, 1º BPM, 2ª CIPM, 5º BPM, 6º BPM, 8º BPM, 9º BPM, 13º BPM, 17º BPM, BPA, BPRONE, CIPTRAN, EIPMONT, CPCOM, CEP e ALEPI.


O efetivo de 5.267 policiais militares será distribuído por todos os 224 municípios piauienses, de forma que, em cada município, terá um coordenador do policiamento, e nas 82 zonas eleitorais haverá a supervisão de um oficial superior, sendo que 35 oficiais já estão no interior para avaliar os locais onde as eleições serão mais acirradas.

No decorrer da operação eleições, a Polícia Militar cumprirá sua missão tanto na realização do policiamento ostensivo geral quanto de maneira complementar, atuando na segurança dos locais de votação, apuração, totalização e divulgação de resultados. Agirá ainda na garantia do trabalho de mesários, juízes e promotores eleitorais, além de assegurar que o eleitor possa exercer seu direito político de forma livre e espontânea. Para isso, estão disponibilizados nos links abaixo documentos necessários para possíveis ações policiais durante o serviço:




A Polícia Militar do Piauí alerta que, no dia do pleito, constitui crime propagandas de boca de urna, uso de alto falantes, amplificadores de som ou a promoção de comícios e passeatas, sendo permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. 

Os cidadãos podem colaborar com o bom andamento do pleito ao realizar denúncias de crimes eleitorais por meio do telefone 190 ou, na área metropolitana de Teresina, usando o aplicativo PMPI Cidadão, que possui área específica para anexar fotos e vídeos. Também é importante que todos atentem às normas sanitárias a serem cumpridas durante a votação em decorrência da pandemia de covid-19, como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

Para os policiais militares que serão empregados nos locais de votação, a PMPI lançou material textual com as orientações para o serviço.



fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: Cabo PM Larissa
DCOM

Suspeito de assaltos a ônibus ameaça policiais durante prisão

 Policiais do 21º Distrito Policial cumpriram mandado de prisão preventiva contra Raimundo José Almeida, 18 anos. O jovem foi preso na manhã desta quarta-feira (11) suspeito de realizar assaltos a ônibus do sistema de transporte público de Teresina.

A prisão foi feita dentro de um ônibus, na Avenida Principal da região da Usina Santana, zona Sudeste de Teresina. No momento do cerco ele estava indo a um dentista. O delegado Odilo Sena disse  ao portal que o jovem resistiu à prisão e chegou a tentar agredir a equipe policial. 

"É um indivíduo extremamente perigoso, não tem muita inteligência, mas é bastante audacioso e violento.  É indivíduo faccionado , autor de pequenos, médios e graves delitos. Fez um sequestro relâmpago de dois ônibus com ajuda de outro indivíduo.  Renderam motorista, cobrador e os usuários  onde foi feito um arrastão e levaram dinheiro do motorista, cobrador e passageiros. Elemento extremamente perigoso.  Ameaçou  a equipe de policiais e também foi preso por ameaça e resistência à prisão", conta Odilo.

Foto:Roberta Aline

O preso está à disposição da justiça. 

fonte cidadeverde.com

Suspeito de hackear contas bancárias é preso com arma de policial

 Fotos: Polícia Civil do Piauí

Um suspeito de hackear contas bancárias foi preso nesta quarta-feira (11) pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). A prisão ocorreu em cumprimento a mandado de busca e apreensão na Vila Apolônio, na zona Norte de Teresina. 

Segundo a Polícia Civil, o suspeito tem histórico criminal de roubo a banco e de fraudes eletrônicas bancárias, como "hackeamento" de contas. 

Na ocorrência, o Greco apreendeu uma pistola calibre .40, que foi subtraída de um policial civil em outubro deste ano. 

Os policiais também apreenderam 26 cartuchos do mesmo calibre e um veículo modelo Corolla.  Ele será autuado por porte ilegal de arma de fogo. 

fonte cidadeverde.com

Portal OitoMeia sobre processo do promotor de Justiça Francisco de Jesus: “nos atemos aos fatos”

 Membro do Ministério Público diz que houve “plano diabólico” e cita a ex companheira mais uma vez como suposta integrante desse plano

Há áudio (já transcrito - 15 laudas) com diálogo entre jornalista e a suposta vítima do promotor, em que ela fala durante mais de uma hora, de forma espontânea, o que viu e o que vivenciou ao lado de Francisco de Jesus

- Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Piauí até agora silencia sobre questionamentos enviados pelo Portal 180graus.com via assessoria institucional

- Editor-Executivo do Portal Oito Meia diz que informou o caso à comissão da OAB que teria sido criada para defender a Liberdade de Expressão no Piauí

______________________________________ 

_O promotor Francisco de Jesus segue com uso massivo de processos para tentar impor a sua versão e extrair do acesso ao público o que lhe desagrada (Imagem: Reprodução: Portal OitoMeia)  
_O promotor Francisco de Jesus segue com uso massivo de processos para tentar impor a sua versão e extrair do acesso ao público o que lhe desagrada (Imagem: Reprodução: Portal OitoMeia)   

PROMOTOR VAI FULMINANDO IMAGEM DA MULHER QUE O DENUNCIOU

O editor-executivo do Portal OitoMeia Allisson Paixão disse que a matéria que o promotor de Justiça Francisco de Jesus pretende tirar do ar via liminar, após ingressar com ação por danos morais na justiça, é fruto de um trabalho que “se ateve aos fatos”. 

“O trabalho do Portal OitoMeia foi se ater aos fatos, bem informar, como tem sido o norte do portal. Inclusive trazer o debate para o público, para que as pessoas façam algum tipo de reflexão”, sustenta.

Acrescenta ainda que “todo o conteúdo do Portal OitoMeia não tem lado ou faz pré-julgamento, agora, existem determinados temas que a gente precisa fazer a sociedade melhor entender. Assuntos como a questão atrelada ao feminismo, às mulheres, aos negros. Enfim, a gente sempre trata de uma forma especial, conversa com especialistas, pegando várias opiniões, para que as pessoas possam fazer algum tipo de reflexão. E essa foi a ideia desse tipo de conteúdo”, falou.

Entre os fatos apontados pelo jornalista que embasaram a matéria está a decisão judicial da lavra do juiz de direito Antônio Oliveira, da 1ª Vara da Comarca de Piripiri/PI. 

A decisão que chegou a impor medidas protetivas contra o promotor traz o seguinte: “A Polícia Civil do Estado do Piauí encaminhou a este juízo a notícia de Violência Doméstica praticada por Francisco de Jesus Lima em desfavor da vítima Cristina Santos Freitas, ocasião em que se juntou requerimento desta com a finalidade de aplicação das medidas protetivas de urgência previstas no art. 22, II e III, “a” e "b", ambos da Lei nº 11.340/2006, em função de agressões verbais e ameaças por parte do requerido”.

Trechos da Decisão que o promotor Francisco de Jesus sabe que existiu, mas vem apontado o dedo para jornalistas e meios de comunicação (Imagem: Divulgação)
_Trechos da decisão que o promotor Francisco de Jesus sabe que existiu, porém, vem apontando o dedo para jornalistas e meios de comunicação, como se cobrir o caso fosse um atestado de culpa ou, para ele, "vingança" (Imagem: Divulgação) 

“PLANO DIABÓLICO”

O promotor vem se demonstrando inconformado com a cobertura da imprensa sobre o caso e diz inclusive ter existido um “plano diabólico”, mas até agora, nas ações judiciais analisadas, não inclui a polícia nem o juiz no tal "plano diabólico", procurando se centrar em narrativas contra profissionais de imprensa e a própria suposta vítima, como se jornalistas tivessem impedido judicialmente o agente público de se aproximar da suposta vítima de violência doméstica.

As medidas protetivas, inclusive, só foram revogadas depois que a justiça entendeu que não eram mais necessárias.

O caso havia ganhado repercussão e era de conhecimento de todos o que teve início na polícia e na decisão judicial.

INDENIZAÇÃO DE R$ 31.350,00

O promotor de Justiça quer que o Portal OitoMeia pague a ele a cifra de R$ 31.350,00. Também diz que sofre abalo psicológico e que em face disso necessita de tratamento psiquiátrico - agora, por causa da matéria do Portal OitoMeia, titulada “Caso Francisco de Jesus: o erro do promotor ao não entender que “não” é não”. Uma ampla reportagem que traz inclusive a foto da delegada Eugênia Villa, apontada pela publicação como "superintendente de Gestão de Risco da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) e doutorando em Direito e Políticas Públicas (perspectiva em feminicídio)".

"Ante o contexto, o autor, pré-idoso, foi afetado em seu psicológico, necessitando acompanhamento psiquiátrico, inclusive com uso de medicação que até hoje ainda usa, por puro egoísmo e maldade dos requeridos e Cristina Santos Freitas, onde essa, conforme dito, buscava manter relacionamento com autor, escondendo do pai da criança", diz o promotor de Justiça.

_Trecho da matéria que o promotor quer ver fora da rede (Imagem: Reprodução)
_Trecho da matéria que o promotor quer ver fora da rede (Imagem: Reprodução) 

O promotor não diz, no entanto, qual trecho da matéria é ofensivo, apenas quer que ela seja excluída em sua totalidade. Simples assim. 

O promotor de Justiça inclusive foi ouvido pela reportagem do Portal OitoMeia e deu suas explicações. Ele não fala isso na inicial quando processa o jornalista e o meio de comunicação.

ÁUDIO DE MAIS DE UMA HORA

O promotor arrola como uma das testemunhas justamente a suposta vítima Cristina Santos Freitas. 

Áudio de mais de uma hora entre jornalista e a suposta vítima mostra o quão segura de suas afirmações ela estava, embora, pelo áudio, ela própria diga que estava sendo pressionada para não continuar com a denúncia, ou até retirar o que tinha denunciado ao aparelho estatal.

COMISSÃO DA OAB

O editor-executivo do Portal OitoMeia Allisson Paixão disse que comunicou a tentativa de censura material à comissão da OAB que teria sido criada para defender a liberdade de expressão - que engloba a de imprensa.

O juiz responsável pelo processo contra o Portal OitoMeia ainda não decidiu neste caso pela concessão ou não de liminar mandando tirar do ar a matéria jornalística questionada.

O Portal OitoMeia disse que ainda não foi notificado da ação judicial.

fonte 180graus.com

Corpo de ex-presidiário é encontrado boiando perto de porto no litoral do Piauí

 Um homem identificado como Leonardo Rodrigues Oliveira, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (11/11) boiando nas águas do 'Porto da Lama', próximo ao porto da cidade de Luís Correia, litoral do Piauí. As informações são do Piauí em Dia.

O corpo foi encontrado por um pescador, que em seguida acionou a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR). A vítima teria sido assassinada com vários disparos de arma de fogo na região da cabeça. 

O Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba foi acionado para fazer o resgate do cadáver. A vítima é suspeita de ter baleado um mototaxista durante um latrocínio na última semana na cidade de Luís Correia. 

A vítima é um ex-presidiário que já tinha passagens pela polícia por roubo. A Polícia Civil vai investigar o crime. 

 fonte 180graus.com