quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Policia Militar põe em prática Operação Eleições 2020



Durante as eleições municipais de 2020 no Piauí, o efetivo policial militar será distribuído por todo o Estado, seguindo o plano de policiamento a ser executado de 12 a 16 de novembro. Na manhã de hoje (11), houve reunião do Comandante Geral com todos os oficiais que farão o acompanhamento da distribuição dos 1.400 policiais que embarcarão amanhã (12), em Teresina, direcionados para o reforço policial nos municípios do interior. serão 16 locais de embarque: QCG, 1º BPM, 2ª CIPM, 5º BPM, 6º BPM, 8º BPM, 9º BPM, 13º BPM, 17º BPM, BPA, BPRONE, CIPTRAN, EIPMONT, CPCOM, CEP e ALEPI.


O efetivo de 5.267 policiais militares será distribuído por todos os 224 municípios piauienses, de forma que, em cada município, terá um coordenador do policiamento, e nas 82 zonas eleitorais haverá a supervisão de um oficial superior, sendo que 35 oficiais já estão no interior para avaliar os locais onde as eleições serão mais acirradas.

No decorrer da operação eleições, a Polícia Militar cumprirá sua missão tanto na realização do policiamento ostensivo geral quanto de maneira complementar, atuando na segurança dos locais de votação, apuração, totalização e divulgação de resultados. Agirá ainda na garantia do trabalho de mesários, juízes e promotores eleitorais, além de assegurar que o eleitor possa exercer seu direito político de forma livre e espontânea. Para isso, estão disponibilizados nos links abaixo documentos necessários para possíveis ações policiais durante o serviço:




A Polícia Militar do Piauí alerta que, no dia do pleito, constitui crime propagandas de boca de urna, uso de alto falantes, amplificadores de som ou a promoção de comícios e passeatas, sendo permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. 

Os cidadãos podem colaborar com o bom andamento do pleito ao realizar denúncias de crimes eleitorais por meio do telefone 190 ou, na área metropolitana de Teresina, usando o aplicativo PMPI Cidadão, que possui área específica para anexar fotos e vídeos. Também é importante que todos atentem às normas sanitárias a serem cumpridas durante a votação em decorrência da pandemia de covid-19, como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

Para os policiais militares que serão empregados nos locais de votação, a PMPI lançou material textual com as orientações para o serviço.



fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: Cabo PM Larissa
DCOM