quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Comandante Geral da PMPI participa de solenidades no interior do Estado

Comandante Geral da PMPI participa de solenidades no interior do Estado
VISITA A SIMPLÍCIO MENDES

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, participou no último final de semana de solenidade comemorativa aos dois anos de implantação da 2ª Companhia do 14º BPM da Polícia Militar, sediada em Simplício Mendes.

20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
20170126_CMT_Geral_Visita_Interior
















O evento foi prestigiado pelo Comandante e o Adjunto do Policiamento do Semiárido, os Tenente-coronéis Rodrigues e Antoni, pelo Comandante do 14º Batalhão de Oeiras, Tenente-coronel Baltazar, pelos policiais militares dos Grupamentos subordinados à 2ª Companhia e de seus familiares, além de autoridades, prefeitos, vereadores, delegado, OAB, igrejas da cidade sede e de municípios vizinhos.

A Companhia, comandada pelo Tenente Cardoso, foi instalada no início do comando do Coronel Carlos Augusto em 2015 e teve durante esses dois anos reforço em seu efetivo e no incremento de viaturas, armamentos, equipamentos de proteção individual e instalação de uma Força Tática.

Durante a solenidade, policiais militares da reserva foram homenageados com certificado e cidadãos foram agraciados como “Amigo da Polícia”. Foi apresentado o projeto Pelotão Mirim em Simplício Mendes, que está em fase inicial, e finalizou-se o evento com uma grande confraternização.


VISITA A PICOS

Dando continuidade a um “comando itinerante”, realizado observando de perto as necessidades das Unidades da Corporação, o Coronel Carlos Augusto visitou segunda-feira, 23, o 4º Batalhão da PMPI em Picos, onde se reuniu com o Tenente-coronel Viana, Comandante da 4º BPM, com os oficiais das Companhias e os novos aspirantes.

Na visita diagnóstica, destacou os avanços alcançados nesses dois anos nas áreas de infraestrutura, recursos humanos e comunicação operacional na região e elencou os anseios e os desafios a serem ainda superados, como melhorias nas condições físicas de Unidades menores de GPM’s, qualificação do efetivo com mais treinamentos e atenção à região do extremo sul do Estado.

Agradeceu ainda o empenho de todos oficiais e seus comandados na realização de suas missões.


EM OEIRAS

Na primeira Capital do Piauí, o Comandante Geral Coronel Carlos Augusto acompanhou o governador do Estado, Wellington Dias, nas solenidades militar e religiosas alusivas ao 194º aniversário da adesão do Piauí à independência do Brasil ocorridas na manhã da terça-feira, 24.

As atividades começaram na praça da Vitória, centro histórico de Oeiras, com a revista do governador à tropa da PMPI e escoteiros, seguido do hasteamento do pavilhão nacional com o acompanhamento da Banda da PM.

Após o culto realizado na Primeira Igreja Batista de Oeiras e a Missa na Igreja de Nossa Senhora da Vitória em Ação de Graças, o Comandante Geral prestigiou dois policiais militares homenageados com a Ordem Estadual do Mérito Renascença, comenda entregue pelo governador Wellington Dias em solenidade realizada no Cine Teatro de Oeiras.

Receberam a Medalha, no grau Cavaleiro, o Subtenente José de Deus Carcará Filho e o Cabo Vando Sampaio Vieira.

DCOM
Cobertura/Imagens: Cb PM 
Paulo Brito

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Juiz libera preso por explosão a caixas eletrônicos para fazer concurso da PM

Juiz libera preso por explosão a caixas eletrônicos para fazer concurso da PM

O detento Luís Carlos Rodrigues de Oliveira teve a prisão revogada pelo juiz Lirton Nogueira Santos, para realizar o teste de aptidão física do concurso da Polícia Militar do Maranhão. Luís Carlos estava preso na Polinter, acusado de integrar uma quadrilha especializada em explosões a caixas eletrônicos.
A liminar foi deferida sob o argumento de que Luís Carlos Rodrigues de Oliveira é pai de um filho de 11 anos de idade e possui esposa acometida com grave enfermidade e, ainda por ter sido convocado para realizar um teste de aptidão física no concurso da Polícia Militar do Maranhão.
Luís Carlos sairá da Polinter, onde está preso, para realizar o teste nesta sexta-feira (27), às 19h, sob escolta da polícia. O juiz Lirton Nogueira encaminhou ainda para o Ministério Público conceder seu parecer sobre o pedido de prisão domiciliar.
O detento havia sido preso em dezembro do ano passado, em um sítio na estrada de José de Freitas, que fica a 68 km de Teresina, juntamente com um comparsa identificado como Alexandre Martins Braz. Durante a ação, outros dois suspeitos foram mortos pelos policiais. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), eles teriam reagido à abordagem.
Um dos mortos foi identificado como José Carlos da Silva, conhecido como "Bara", que já havia sido preso suspeito de realizar assaltos com explosivos. O outro morto chegou a ser identificado apenas como “Chico”, foragido do sistema prisional.  
Veja abaixo a decisão:
Ação Penal Autor: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ Réus: LUIS CARLOS RODRIGUES DE OLIVEIRA e ALEXANDRO SOARES MARTINS BRAZ DECISÃO:Consta nos autos pedido de prisão domiciliar e saída temporária com pedido de liminar, sob o argumento de que o denunciado Luís Carios Rodrigues de Oliveira é pai de filho de 11 anos de idade e possui esposa acometida com grave enfermidade e, ainda, por ter sido convocado para realizar um teste de aptidão física no concurso da Polícia Militar do Maranhão. Analisando o pedido, bem como os documentos que o instrui, DEFIRO PARCIALMENTE o pedido feito, até mesmo em nome do princípio da celeridade processual, para AUTORIZAR SAÍDA TEMPORÁRIA para realização da etapa no certame, mediante escolta no dia e horário acostado à fl. 170 dos autos. Quanto ao pedido de prisão domiciliar, reservo-me para apreciar o mesmo após a manifestação do d. Promotor de Justiça. Intimem-se e cumpra-se; José de Freitas, 24 de janeiro de 2017; Lirton Nogueira Santos; Juiz de Direito."

fonte portal az

Uma série de arrombamentos foram registrados em menos de 72h em Buriti dos Lopes.

Uma série de arrombamentos foram registrados em menos de 72h em Buriti dos Lopes.


Na cidade de Buriti dos Lopes, com aproximadamente 11 mil habitantes, em menos de 72h, foram registrados na delegacia de policia civil, mais de 05 ocorrências de arrombamentos seguido de furto em estabelecimentos comerciais e residências no centro da cidade.
No início do mês de janeiro, a PM conseguiu prender dois elementos acusados de furtar logradores públicos, comércios, residências e, ao mesmo tempo, a policia conseguiu recuperar alguns objetos furtados que estavam em poder dos ladrões. O ministério público por entender que às acusações e os objetos eram de pouca relevância, mandou soltar os acusados antes de encaminhá-los para casa de custodia de Parnaíba.


Ainda nesta semana, foram registrados na delegacia de policia civil, mais de 05 arrombamentos em estabelecimentos comerciais e residências em alguns bairros no centro da cidade. O primeiro arrombamento foi no Comercial Cardoso na rua Euclides de Miranda na madrugada de sábado para domingo(22). O segundo foi no comercio ao lado, na mesma rua, onde os ladrões levaram cerca de R$ 700 reais em dinheiro de um depósito de bebidas. Logo após, o ladrão sair do depósito, eles então, tentaram quebrar o cadeado do supermercado ao lado também na rua Euclides de Miranda.
Nesta madrugada de terça para quarta-feira (25), foi um estabelecimentos comerciais na rua Gumercindo Gomes e uma Panificadora na BR-343, arrombada e furtada.
Após destelhar o teto do mercantil, os bandidos levaram mercadorias e objetos pessoais da vítima. O proprietário ainda não calculou o prejuízo, mas conseguiu filmar a ação dos bandidos com às câmeras de vigilância interna do comercio. Na Panificadora a proprietária também conseguiu filmar a ação dos bandidos nas dependências da padaria na madrugada de sábado para domingo (22).


Casa da senhora na rua Teresina
Os arrombamentos não ficam limitados somente em comércios, uma casa na rua Teresina também foi alvo dos bandidos, onde eles destelharam a residência e levara alguns objetos de valor de uma senhora. A cidade de Buriti dos Lopes é pequena demais para tanto arrombamento e furto acontecendo com frequência e a população esta ficando assustada com tanto descaso.
-Nunca tinha acontecido isso em Buriti dos Lopes com tamanha frequência. Já está mais do que na hora das autoridades deste município tomarem uma providência diante deste problema. O Buriti dos Lopes deixou de ser uma cidade pacata, onde o cidadão podia sair tranquilo de sua casa ou estabelecimentos comercial, para descansar no final de uma jornada de trabalho. Hoje estamos à mercê dos bandidos. Disse um comerciante.

fonte http://www.portallitoralnoticias.com.br

Prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz, renuncia salário por todo o mandato

Prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz, renuncia salário por todo o mandato

Miro Silva, publicou em sua página pessoal do Facebook que o Prefeito João Luiz teria abrido mão do seu salário de prefeito.

Na manhã desta quinta-feira (26), o Secretário de Cultura de Monsenhor Gil, que também faz as vezes de Assessor de Comunicação do município, Miro Silva, publicou em sua página pessoal do Facebook que o Prefeito João Luiz teria abrido mão do seu salário de prefeito.
Anuncio em rede social (Imagem: Reprodução)
Por ligação, nós confirmamos a informação que já havia sido publicada anteriormente pelo Secretário de Cultura do Município. A renúncia será por todo o mandato.
“… Nem sei que quanto é o salário, mas abro mão. O valor já vai dá pra pagar muita coisa atrasada. Quero mesmo é ver nossa cidade melhor.”, nos falou João Luiz.

fonte http://www.piauiemfoco.com.br/ com informações Tribuna316


João Claudino, Rufino Damásio, Jorge Batista… veja a lista dos 10 homens mais ricos do Piauí

João Claudino, Rufino Damásio, Jorge Batista… veja a lista dos 10 homens mais ricos do Piauí

Dentre os 10 está o jovem Youtuber Whindersson Nunes, com patrimônio estimado em R$ 50 milhões

Na ordem, da esquerda para direita e de cima para baixo: João Claudino, Rufino Damásio, Júnior da Luauto, Jorge Batista, Reginaldo Carvalho, Delfim Pinto, Paulo Guimarães, João Costa, Whindersson Nunes, Jesus Tajra e Helder Eugênio (Fotos: Reprodução)

A revista Forbes costuma divulgar, geralmente no mês de março, os homens mais ricos do mundo no ano.
Baseia-se no patrimônio bruto, nos ativos, contabilização de dívidas e, é claro, na famosa expressão ‘especulação de mercado’.
‘Especulação de mercado’ que nada mais é do que o famoso boca a boca. Também conhecido como‘conversa de mesa de bar’, ‘disse me disse’, e por aí vai.
Pois bem, levando em consideração alguns dos critérios estabelecidos pela Forbes (e excluindo ospolíticos, cujo patrimônio declarado quase sempre não corresponde a realidade), a coluna elaborou umalista com os nomes dos dez homens que seriam os mais ricos do Piauí:
1 – João Claudino (Grupo Claudino) – R$ 2 bilhões
2 – Rufino Damásio (Grupo R Damásio) – R$ 650 milhões
3 – Jorge Batista (Distribuidora) – R$ 300 milhões
4 – Júnior da Luauto (Venda de carros, imóveis, postos) – R$ 200 milhões
5 – Reginaldo Carvalho (Comercial Carvalho) – R$ 150 milhões
6 – Delfim Pinto (Lojas Pintos) – R$ 100 milhões
7 – Paulo Guimarães (Grupo Meio Norte) – R$ 90 milhões
8 – João Costa (Construtora Jurema) – R$ 80 milhões
9 – Whindersson Nunes (Youtuber) / Jesus Tajra (Grupo Cidade Verde) – R$ 50 milhões
10 – Helder Eugênio (Portal 180graus) – R$ 30 milhões

fonte http://www.piauiemfoco.com.br

Morre de parto a esposa do cantor Stênio em Teresina. Veja!

Morre de parto a esposa do cantor Stênio em Teresina. Veja!
Na noite desta quarta (25) morreu de parto na capital Teresina, a jovem Marlene Maria Sousa, esposa do cantor barrense Stênio.


De acordo com informações apuradas pelo A Grande Barras, Marlene chegou aparentemente bem na Maternidade Evangelina Rosa para o parto. Deu a luz a uma menina e depois começou a passar mal devido a uma hemorragia interna e foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, vindo a falecer logo depois. A gravidez era de risco. Felizmente a criança passa bem.

fonte http://www.agrandebarras.com.br

Chuva forte causa primeira enchente do ano no rio Guaribas; fotos!

Chuva forte causa primeira enchente do ano no rio Guaribas; fotos!

Pelas redes sociais foram vistas várias publicações de enchentes em muitas cidades da região de Picos e Bocaina.
Riacho da Baixa – Foto: Tintinha Sousa

Na madrugada desta quinta (26) os moradores de Bocaina e região foram surpreendidos com a maior chuva do ano, consequentemente, todos os riachos que desaguam no rio guaribas registraram enchente, com isso o velho Guaribas transbordou pela primeira vez no ano.
Nas localidades da zona rural vários açudes e tanques sangraram, pelas redes sociais foram vistas várias publicações de enchentes em muitas cidades da região de Picos, em Bocaina além da felicidade dos agricultores, há uma expectativa grande que a barragem encha em 2017.
Veja imagens:


Rio Guaribas – Ponte das passagens em Guaribas, município de São Luís do Piauí. Foto Carlos Leal


fonte http://www.piauiemfoco.com.br/com informações  Bocaina News


Criminosos se fingem de mortos para escapar de linchamento depois de assalto a taxista

Criminosos se fingem de mortos para escapar de linchamento depois de assalto a taxista

Polícia suspeita que sejam fugitivos da Major Cesar

Dois dias depois do assassinato do taxista Francisco Hélio da Costa e Silva, durante um assalto praticado por dois adolescentes de 14 e 15 anos de idade, outro profissional da bandeira dois foi assaltado nessa noite de quarta-feira (25) por dois jovens.
Depois do assalto, eles foram perseguidos por taxistas e localizados. Revoltados, os taxistas tentaram linchar os acusados que escaparam da morte porque se fingiram de mortos.
Era perto da meia noite, os bandidos ligaram para a Rádio Táxi pedindo um carro para uma localidade entre as cidades de Altos e Teresina, perto da Penitenciária Major César de Oliveira, dizendo que precisavam chegar a Teresina. O taxista atendeu o chamado e ao chegar nas proximidades do Pão de Açúcar, da Avenida João XXIII, foi rendido e colocado no bagageiro do carro.
Os dois homens rodaram pouco, fizeram um verdadeiro “limpa” no carro e fugiram em direção ao bairro São João. Toda a categoria foi acionada e viram a dupla entrando em um terreno baldio próximo a Unidade Escolar José Amável. Foram cercados e apanharam muito.
Os dois deram entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De lá, serão autuado em flagrante. A polícia investiga o caso. Suspeita, inclusive, que eles são reclusos da Major César de Oliveira, saem a noite para praticar crimes e quando o dia amanhece estão de volta ao presídio.

fonte portal az

APÓS INTENSA PERSEGUIÇÃO, POLÍCIA CAPTURA ASSASSINO MARANHENSE QUE ESTAVA ESCONDIDO EM CAMPO MAIOR

APÓS INTENSA PERSEGUIÇÃO, POLÍCIA CAPTURA ASSASSINO MARANHENSE QUE ESTAVA ESCONDIDO EM CAMPO MAIOR


Os agentes do serviço de inteligência da polícia civil de Campo Maior conseguiram capturar na ultima terça-feira (24), o maranhense identificado por José Roberto Costa dos Santos escondido em uma fazenda nas proximidades da localidade Alto do Meio.
Roberto era foragido da justiça acusado de praticar um homicídio em 2007 na cidade de Poço Luminar no Maranhão e de ter tentado assassinar um campomaiorense com disparos de armas de fogo na comunidade Porção II em 2013 - "Estávamos em calço dele quando ele desconfiou da ação da polícia e conseguiu fugir para a cidade de Esperantina. Mas dias depois ele voltou para Campo Maior e montamos um cerco que resultou na prisão do homicida" disse o agente Baker Martins que revelou ainda que Roberto tentou fugir, mas acabou sendo capturado após uma intensão perseguição policial.
De acordo com a polícia, Roberto teria confessado, em depoimento, os crimes apontados contra ele. A justiça foi comunicado da prisão do homicida onde aguarda na carceragem da 5ª Delegacia de Polícia de Campo Maior, sua remoção para um presídio estadual.

fonte http://www.portaldeolho.com

Polícia Civil investiga tucano Firmino Filho por crime fiscal

Polícia Civil investiga tucano Firmino Filho por crime fiscal

Inquérito foi concluído pelo delegado J.J., da DECCOTERC, e remetido a desembargadora

Está no gabinete da desembargadora do Tribunal de Justiça, Eulália Pinheiro, o inquérito da Polícia Civil de número 006.345/2016, que tem como investigados o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), ainda Firmino da Silveira Soares (pai do prefeito, já falecido), Dionísio Martins de Carvalho e Lindalma Carvalho Soares, além da MAPIL Produtos Alimentícios S. A., empresa familiar. O crime investigado é contra a ordem tributária e teria como vítima o Estado do Piauí.
O inquérito foi aberto a pedido da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) no dia 27 de julho do ano passado, e estava sob a responsabilidade da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC). O caso foi conduzido pelo delegado João José, o J.J..
Na portaria que instaura o inquérito, está expresso que a abertura do procedimento policial ocorreu, "em tese, pela prática de crimes contra a ordem tributária, fatos esses de natureza criminosa que violam o artigo 1º da Lei nº 8.137/90".
firminofilho.png
No dia 21 de setembro de 2016, a desembargadora relatora Eulália Pinheiro deferiu pedido de prorrogação de prazo por mais 60 dias.
Nesta quarta-feira (25), em contato com o delegado titular do inquérito policial, J. J. afirmou que ele já foi remetido ao Tribunal de Justiça.
Como envolve o prefeito de Teresina Firmino Filho, é o TJ que decide sobre o inquérito e a dilação de prazos para as investigações.
O inquérito já remetido para a segunda instância do judiciário aguardava o retorno de férias da desembargadora relatora para novo despacho.
O QUE DIZ O ARTIGO 1º DA LEI 8.137/90
O artigo 1º da lei que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, dita que “constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:”
- omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias;
- fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal;
- falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo à operação tributável;
- elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato;
- ainda, negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.
A pena para esse tipo de crime é de reclusão de 2 a 5 anos, mais multa.
É justamente o teor desse artigo e seus incisos o foco da investigação que agora se encontra no Tribunal de Justiça.
A EMPRESA
A Mapil Produtos Alimentícios S.A. é uma empresa privada que atua na área de massas alimentícias, macarrão e espaguete, fundada em 9 de julho de 1970.
Ela vez ou outra trouxe muita dor de cabeça à família do prefeito da capital.
Junto a Receita Federal, no quadro de sócios administradores, figuram quatro diretores. São eles: o pai do prefeito, já falecido, Firmino da Silveira Soares; Dionísio Martins de Carvalho; Lindalma Carvalho Soares e Sérgio Gonçalves do Rego Motta.

fonte 180graus.com

Dupla é espancada por taxistas após tentativa de assalto a taxi

Dupla é espancada por taxistas após tentativa de assalto a taxi

Vítima conseguiu acionar o botão do pânico, que chamou os colegas até o local. taxistas ainda cercaram a ambulância que socorreu a dupla.

Taxistas cercaram e espancaram dois jovens após tentarem assaltar um de seus colegas, na região do bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina. A vítima conseguiu acionar o botão do pânico, e outros motoristas chegaram rápido ao local, e conseguiram evitar que o assalto fosse realizado. 
A tentativa de assalto ocorreu no final da noite de quarta-feira. O taxista foi abordado pelos dois jovens, identificados como Jadson Rian Pessoa, de 24 anos, e José Gomes Brito Neto, de 22. Os dois entraram no taxi como clientes, e anunciaram o assalto próximo ao balão do bairro São Cristóvão, na avenida João XXIII. Segundo o capitão Cleber, do 8º BPM, a dupla usava armas brancas (faca) para ameaçar a vítima, que conseguiu acionar o botão do pânico. O dispositivo manda um sinal para outros taxistas, que se deslocaram até o local. A dupla ainda levou o carro e a vítima até uma rua mais escura para realizar o assalto, mas lá foram dominados pelos outros motoristas.   
Polícia Militar teve de intervir para controlar taxistas (Foto: Divulgação/ PM)
O capitão Cleber afirma que não é possível saber quantos taxistas participaram do espancamento. Quando a Polícia Militar chegou ao local, o dois já estavam bastante machucados, e uma ambulância do SAMU foi acionada para socorrê-los. Os taxistas ainda seguiram a ambulância no caminho até o Hospital de Urgências de Teresina, que mesmo com apoio da PM, foi cercada.
"Os taxistas tentaram tirar os dois da ambulância, mas um reforço foi solicitado e conseguiu conter eles", conta o capitão Cléber. O grupo ainda cercou o hospital e ficou por lá durante parte da noite.
Segundo o HUT, os dois jovens tiveram apenas escoriações e cortes. José Gomes Brito já recebeu alta e foi entregue à Justiça. Jadson Rian permanece no hospital, em observação.

fonte portal o dia

Revelada estrutura de bando especializado em roubar instituições financeiras

Revelada estrutura de bando especializado em roubar instituições financeiras

Ao todo, a polícia prendeu 28 pessoas nos dois últimos meses. A maioria dos presos integra uma quadrilha maior, que é responsável por pelo menos 15 assaltos

A Polícia Civil apresentou hoje (26) o resultado das investigações sobre a atuação das quadrilhas que estavam promovendo explosões de caixas eletrônicos e assaltos a bancos e carros fortes no Piauí. Foram identificadas três quadrilhas, sendo uma maior com 26 membros e outras duas menores.
Ao todo, a polícia prendeu 28 pessoas nos dois últimos meses. A maioria dos presos integra a quadrilha maior, que é responsável por pelo menos 15 assaltos, incluindo o caixa eletrônico do Dom Barreto e do Detran, em Teresina, e o caixa eletrônico na praça de Luís Correia. De acordo com o secretário de segurança Fábio Abreu, cinco pessoas seguem foragidas, todas membros da quadrilha maior. Três delas são apontadas como líderes.
A organização criminosa era composta por: 
  • Quatro líderes, responsáveis pelo planejamento intelectual das ações, escolha dos alvos, recrutamento de pessoal, e participavam diretamente de algumas ações; 
  • Quatro responsáveis pela compra e transporte de armamentos e explosivos;
  • Dezoito "quadrilheiros", que atuavam como soldados, e executavam as explosões aos caixas. As funções eram divididas pelos líderes, e podiam ser de levantamento de alvos, olheiros, roubo de veículos usados nas ações e pilotos de fuga.

 De acordo com o delegado Willame Moraes, titular da GRECO (Grupo de Repressão ao Crime Organizado), os chefes faziam o recrutamento dos membros da quadrilha entre pessoas envolvidas em outros crimes, como homicídio ou tráfico de drogas. "Todos eles têm passagem pela justiça, alguns com até oito processos em aberto", disse.
Os membros mantinham contato entre eles. Em cada crime, apenas alguns deles eram acionados, e as equipes variavam. A grande maioria era natural de Teresina, com apenas alguns membros vindos de outras cidades do Piauí. 
O secretário Fábio Abreu comentou que, dos 15 crime imputados à quadrilha, apenas 10 geraram retorno financeiro. Nas outras cinco, abriram caixas eletrônicos com pouco dinheiro. "A exemplo das ações em Luís Correia, em que eles explodiram o caixa eletrônico mas não conseguiram obter lucro. Me parece que só cerca de R$ 170 reais", disse o secretário. Das tentativas de sucesso, estima-se que os bandidos conseguiram cerca de R$ 120 mil reais de cada, totalizando mais de R$ 1 milhão em todos os crimes.
Com eles a polícia apreendeu 12 armas de fogo, entre armas longas e revólveres, além de dois quilos de entorpecentes e uma balança de precisão. "Isso também é um sinal de que o crime de tráfico de drogas gera dinheiro que é investido nessas ações", comentou o delegado Gustavo Jung, que também participou das investigações.
Um dos líderes foragidos foi identificado como Índio. Ele era responsável pela fabricação caseira dos explosivos. Segundo Fábio Abreu Índio aprendeu o ofício dentro da Casa de Custódia, através de um homem nascido em Minas Gerais, que foi preso no Piauí há alguns anos. "É um exemplo dos ensinamentos dentro dos presídios. Este homem, conhecido como 'Gigante', ficou preso na Custódia. Agora temos outras pessoas usando o mesmo tipo de explosivos", comentou o secretário.
Maior apreensão de armas longas da história do estado
A segunda quadrilha apresentada pela Polícia Civil foi desbaratada ainda em dezembro de 2016. Ela é a menor em número de membros, mas a maior em termos de organização e armamentos. Com eles foi feita a maior apreensão de armas longas da história do Piauí, de acordo com o delegado Willame Moraes.
Apreensão de armas de posse da quadrilha foi a maior da história do Piauí, segundo delegado Willame Morais
"Diferentemente dessa quadrilha maior, os membros este usavam explosivos industrializados, dinamites. Encontramos com eles sete fuzis. Eles tinham rifles AK-47, 556, 762...  além de pistolas e muita munição. Para se ter uma ideia do poder de fogo dessas quadrilhas", comentou o delegado. A investigação também identificou que as armas veem da Bolívia. 
Dos quatro membros desta quadrilha, dois foram presos e outros dois mortos em confronto com a polícia. O grupo era especializado num tipo de crime ainda mais arriscado: o de assalto a carros-forte. 
O grupo atuava no Piauí e Maranhão, e são acusados pelos assaltos a dois carros-forte: o primeiro na estrada entre as cidades de Caxias (MA) e Coelho Neto (MA) no dia primeiro de novembro, e o segundo assalto na estrada entre Altos e Campo Maior, no dia 23 do mesmo mês.

Dois membros da quadrilha especializada em assalto a carros-forte foram mortos em confronto com a polícia.
20 dias sem roubos a instituições bancárias
A terceira quadrilha presa pelo trabalho conjunto da Polícia Militar, Civil e pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança é acusada de apenas um assalto a uma agência do Banco do Brasil da cidade de Altos. O crime foi realizado no dia 9 de novembro, a quadrilha, composta por três homens e duas mulheres, foi presa cinco dias depois.
O secretário Fábio Abreu comentou que há 20 dias não há crimes de roubo ou assalto a estabelecimentos bancários no Piauí. "Sem sombra de dúvidas, isso é efeito da prisão desses indivíduos. Não quer dizer que estamos a salvo dos assaltos, mas que aquelas quadrilhas que estavam constantemente fazendo assaltos está fora de circulação", disse.

fonte portal o dia

Homem que matou mulher na manhã de Natal é preso um mês após crime

Homem que matou mulher na manhã de Natal é preso um mês após crime

Leonardo Gomes da Silva, de 20 anos, compareceu à delegacia acompanhado de um advogado, na última quarta-feira.



A Polícia efetuou a prisão de um homem identificado como Leonardo Gomes da Silva, de 20 anos, acusado de assassinar Patrícia Silva Lima, esposa de um pastor evangélico. O crime ocorreu no bairro Novo Milênio, zona sudeste da capital, por volta das 5h30 do domingo de Natal, 25 de dezembro de 2016.
Para entregar-se, Leonardo foi à delegacia acompanhado de um advogado, por volta das 17 horas da última quarta-feira (25) - um mês após o crime, portanto.
Em depoimento, ele confessou ser o autor do disparo que ceifou a vida de Patrícia Lima, e disse que agiu com o apoio de um comparsa, que ainda não foi capturado.
O delegado Francisco Baretta, coordenador da Delegacia de Homicídios, afirma que a Polícia Civil já vinha monitorando o suspeito há alguns dias, e ressalta que já havia um mandado de prisão contra ele expedido pela Justiça.
Ainda segundo Baretta, a residência de Leonardo fica na comunidade Taboca do Pau Ferrado, mas depois do crime ele começou a se esconder nas casas de parentes. 
Leonardo disse ao delegado que passou a madrugada do Natal numa festa de reggae, e que tinha a intenção de realizar assaltos com o propósito de conseguir dinheiro para ir a outra festa.
"Ele confessou o crime. Eu até disse pra ele que ele poderia ficar calado, porque quem tem que construir as provas é a Polícia. Mas ele resolveu contar que estava num baile de reggae na Taboca do Pau Ferrado, e saiu de lá por volta das 4 horas da manhã, com outro colega, numa moto que eles alugaram por R$ 10. Os dois decidiram ir para a Curva São Paulo, e, no momento em que passavam pelo Novo Milênio, viram um casal na porta de uma residência. Ele [Leonardo] mandou o colega dar a volta e seguiram para abordar o casal. Ele disse que viu o rapaz segurando um celular e a intenção deles era levar o aparelho", detalha Baretta.
Segundo o delegado, a filha da vítima Patrícia Lima e o seu namorado são o casal a que o suspeito se refere.
Depois que o casal percebeu que seria assaltado e entrou em casa correndo, os bandidos tentaram invadir a residência. "A senhora Patrícia foi olhar o que estava acontecendo e eles ficaram forçando o portão pra entrar. Mas ela ficou atrás do portão para impedir que eles invadissem sua casa. O Leonardo, então, deu um tiro no portão e os dois fugiram. O projétil atingiu a mulher, que morreu no local", acrescenta o delegado Francisco Baretta.
As investigações do caso estão sendo conduzidas pelo delegado Emerson de Almeida, e, segundo Baretta, a Polícia Civil já possui informações que devem resultar na prisão do outro suspeito.

fonte www.portalodia

Aeroporto de São Raimundo Nonato conta com rede de internet do Piauí Conectado

Aeroporto de São Raimundo Nonato conta com rede de internet do Piauí Conectado

Resultado de imagem para aeroporto de são raimundo nonato + cidadeverde

O aeroporto de São Raimundo Nonato, através do Governo do Piauí, disponibiliza internet livre para turistas, viajantes e piauienses que se deslocam àquele destino histórico. Nesta quinta-feira (26), uma equipe da Agência de Tecnologia da Informação – ATI, pasta responsável pelo Piauí Conectado, projeto que leva wifi a espaços públicos, esteve no município para verificar as instalações e o funcionamento da rede de internet. 
“O aeroporto tem vôo regulares nos dias de segunda e quinta-feira e é atendido pela empresa Piquiatuba, que disponibiliza vôo vindo de Teresina pela manhã e retornando no mesmo dia com escala em Picos”, conta o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros. 
 Os pontos de wifi livre do Piauí Conectado devem ser ampliados já nos próximos meses, de acordo com o gestor. “Antes de instalarmos a rede de internet do governo aqui, os passageiros tinham dificuldade até mesmo para fazer check in, então tivemos notícia de que durante evento com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, e presença da imprensa, mesmo com tanta gente, todos conseguiram utilizar internet, enviar arquivos, imagens para fazer matérias, tanto a equipe do ministro como a do governo conseguiu usar a internet satisfatoriamente”, disse. 
Os vôos para São Raimundo Nonato podem ser pesquisados através do seguinte endereço eletrônico: http://piquiatuba.ttinteractive.com.

fonte cidadeverde.com

Esposa de Firmino confirma filiação ao PP e já pensa em candidatura a deputada federal

Esposa de Firmino confirma filiação ao PP e já pensa em candidatura a deputada federal

Dos grandes líderes apenas Firmino fica no PSDB do PI

Foi definido na manhã desta quinta-feira (26) a filiação da primeira dama Lucy Carvalho ao Partido Progressista (PP). Ela esteve reunida com o presidente regional da sigla, o deputado Júlio Arcoverde e terminou aceitando mudar de partido. Sua filiação deve ocorrer dia 20 de fevereiro.
Primeira - dama de Teresina com o presidente estadual do PP
Primeira - dama de Teresina com o presidente estadual do PP
O encontro entre Lucy e Júlio Arcoverde só vem confirmar as especulações de que ela e, ainda, os secretários tucanos Silvio Mendes (Saúde), Washington Bonfim (Planejamento), entre outras lideranças, estarão saindo do PSDB e assumindo nova filiação em fevereiro.
Com forte atuação na área social em Teresina, Lucy filia-se ao PP na expectativa de disputar até mesmo uma vaga na Câmara Federal.
“Como ela é muito forte em Teresina, estamos valorizando seu trabalho na área social, convidando-a para o PP visando uma possível candidatura dela a deputada federal pelo Partido Progressista”, disse o deputado Júlio Arcoverde.

fonte portal az

Motoristas e cobradores entram em greve e PMT inicia cadastro de transportes alternativos

Motoristas e cobradores entram em greve e PMT inicia cadastro de transportes alternativos

Apenas 30 % da frota dos ônibus irá circular pela capital

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) deflagrará greve por tempo indeterminado a partir das 0h da próxima segunda-feira (30).
 A categoria rejeitou a proposta do Sindicato das Empresas do Transporte Urbano de Teresina (Setut) relacionada ao aumento de 7% do reajuste salarial,o que não corresponde ao valor que os sindicalistas reivindicam que é de 10%. Além de aumento salarial, a classe cobra por ticket alimentação no período de férias dos trabalhadores, dentre outras coisas.
Apenas 30% da frota irá circular no período de paralisação das atividades. E para evitar problemas durante a greve, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) inicia nesta quinta-feira (26) o cadastro de ônibus e vans para atender os usuários dos transportes públicos.
De acordo com Gerente de Planejamento da Strans, Vinícius Rufino, o cadastro será feito para tentar minimizar os prejuízos para os usuários. “Faremos uma vistoria completa dos veículos, assim garantiremos a segurança dos passageiros. Vamos cadastrar a maior quantidade de carros possível”, acrescentou.
O gerente reforça ainda que as pessoas interessadas devem procurar à Strans com o veículo, a documentação e a carteira de habilitação. “As ordens de serviço serão entregues com o roteiro que deverá ser seguido pelos ônibus. É importante lembrar que os estudantes devem apresentar a carteira de estudante para pagar a meia passagem em dinheiro”, finalizou.

fonte portal az

TJ abre processo contra juiz que demorou oito anos para ouvir um réu preso

TJ abre processo contra juiz que demorou oito anos para ouvir um réu preso

O prazo é de 90 dias para julgamento de réu preso

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) decidiu, por unanimidade, em sessão administrativa nesta quinta-feira (26), pela abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz Francisco das Chagas Ferreira. O juiz é acusado de praticar supostas irregularidades quando respondia pela comarca de Cristino Castro. De acordo com a denúncia um réu teria ficado preso oito anos sem sequer ser citado para apresentar defesa, quando o prazo para julgamento de réu preso é de 90 dias.

Segundo relatório do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, o magistrado alegou, durante o processo de apuração da denúncia pela Corregedoria Geral da Justiça, ter realizado os atos processuais em tempo razoável e atribuiu à Secretaria Estadual de Justiça, ao Ministério Público e à Defensoria Pública a responsabilidade pela inércia do processo.
O juiz argumentou ainda que a carente estrutura funcional da Comarca de Cristino Castro também foi um dos fatos que levaram à morosidade na prática processual.
Para a CGJ, entretanto, comprovou-se existência de indícios da prática de infração funcional, contrariando a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), que, em seu artigo 35, define como deveres do magistrado “não exceder injustificadamente os prazos para sentenciar ou despachar” e “determinar as providências necessárias para que os atos processuais se realizem nos prazos legais”.
Em seu voto, o relator destaca ainda que a Emenda Constitucional nº 45/2004 elevou o princípio da duração razoável do processo à categoria de direito fundamental.
“A ação penal conduzida pelo magistrado requerido versa sobre situação simples, de larga repetição no foro. Não há pluralidade de réus, foi produzida apenas prova testemunhal e inexistem questões de alta indagação. A demora processual não pode ser imputada ao recluso, eis que sequer contou, efetivamente, com a produção de defesa técnica”, declarou o corregedor em seu voto. “Acrescente-se que a anômala condução do processo pelo magistrado certamente contribuiu, de maneira determinante, para a excessiva e injustificada morosidade”, acrescentou Ricardo Gentil.
O relatório pediu a instauração do PAD para o aprofundamento das “apurações pertinentes às condutas ora delineadas, que, como demonstrado, são aparentemente ofensivas ao interesse público”. O voto do relator foi acompanhado pelos demais desembargadores à unanimidade.

fonte portal az

Presença de avião da PF no aeroporto de Teresina preocupa supostos investigados

Presença de avião da PF no aeroporto de Teresina preocupa supostos investigados

Cerca de 20 homens desembarcaram

Um jatinho da Polícia Federal estacionado no pátio do Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina, está se transformando em atração para quem passa pela estação de passageiros.
E, provocando, também, preocupação em alguns, além de sugerir que esteja por ser deflagrada uma operação policial no Piauí ou em estados vizinhos.
Avião da PF no aeroporto de Teresina
Avião da PF no aeroporto de Teresina
O avião, PR/PFN, aterrissou por volta de 4h30 desta madrugada, tendo desembarcado cerca de 20 policiais federais, embora a superintendência regional da Polícia Federal tenha revelado que sequer sabia desse fato.
A PF diz que não há nenhuma operação no Estado, concluindo que a presença da aeronave seja apenas para fazer escala técnica.
Como há muitos políticos do Piauí sob investigação na operação Lava Jato, especula-se que possa estar em curso alguma diligência da Força Tarefa em Teresina.
Segundo o Portal AZ apurou, nas operações nacionais os estados nem sempre são informados, o que pode estar ocorrendo diante da presença da aeronave e dos agentes federais na capital piauiense.

fonte portal az