segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Procuradora-Geral de Justiça é homenageada com a Medalha do Mérito Renascença

Procuradora-Geral de Justiça é homenageada com a Medalha do Mérito Renascença

Momento que o Governador do Piauí, Wellington Dias, entrega medalha para a PGJ Carmelina moura. Ela sorri e olha para frente enquanto recebe a honraria.

(PGJ Carmelina Moura durante a entrega da honraria).

A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Maria Mendes de Moura, recebeu a Medalha do Mérito da Ordem Renascença. A entrega ocorreu durante as comemorações alusivas aos 197 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil, neste sábado (19), no Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro.

PGJ Carmelina Moura recebendo a medalha

Orquestra Sânfonica
(A Orquestra Sanfônica Dom Abel realizou a execução do Hino do Piauí durante a abertura do evento).

Execução Hino do Piauí
(Momento da execução Hino do Piauí por parte da Orquestra Sânfonica Dom Abel).

A Medalha é a mais alta comenda do Estado, sendo concedida às autoridades, às entidades nacionais ou estrangeiras e às figuras públicas, como um símbolo de gratidão, admiração e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do Piauí.
A Medalha do Mérito Renascença foi instituída em 31 de março de 1973, por meio do Decreto nº 1588 e regulamentada pelo decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975, sendo oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. A PGJ Carmelina Moura recebeu a honraria no grau Comendador.
Membros prestigiam evento
   Fachada do Teatro
(Theatro 4 de Setembro, espaço que recebeu a cerimônia alusiva aos 197 anos).
A cerimônia contou com a abertura da Orquestra Sânfonica Dom Abel. Diversas autoridades e familiares prestigiaram a entrega das Medalhas.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

PMs participam de Curso de Tiro com o atirador Jaime Saldanha

PMs participam de Curso de Tiro com o atirador Jaime Saldanha


No final de semana, sábado (19) e domingo (20), o Coronel Márcio e o Sargento Tavares participaram do Curso de Tiro com o maior atirador de Tiro Prático (IPSC) do Brasil e um dos Top 5 do mundo, Jaime Saldanha.

Foto_21102019_111020
O Curso foi realizado no Clubre Krac, localizado no Povoado Boa Hora, e ocorreu durante dois dias. De acordo com o Coronel Márcio, Coordenador Geral de Operações, foram momentos de aprendizado. “Nesses dois dias, convivemos e conhecemos o grande instrutor, atirador e também humano incrível de grande simplicidade, simpatia e humildade, Jaime Saldanha. O Curso foi altamente técnico, onde aprendemos detalhes e minúcias que revelam onde estamos pecando, retirando vícios e fornecendo um método de treinamento que fará diferença no aprimoramento de todos que participaram do curso”, concluiu o Coronel Márcio. 

Foto_21102019_111020
Jaime Saldanha é Tricampeão Panamericano, Tricampeão Latino Americano, 16 vezes Campeão Brasileiro Overall, Tricampeão Mercosul, recordista absoluto na modalidade Saque Rápido, entre outros títulos. E também ministra cursos de tiro com seu pai, Roberto Saldanha, para todos os níveis de aprendizado. 








fonte http://www.pm.pi.gov.br

Força Tática do 5º BPM recupera veículos no Porto do Centro

Força Tática do 5º BPM recupera veículos no Porto do Centro


Na manhã desta segunda-feira (21), a Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreendeu duas motocicletas com restrição no Bairro Porto do Centro. 

Por volta das 10h20, a equipe Tática 02, em atendimento via Mobile na Rua José Leite Pereira, localizou uma motocicleta Yamaha Factor vermelha de placa NIF-0071 com restrição. Em ato continuo, a guarnição deu apoio a viatura 580 na recuperação de uma moto 150 laranja de placa PIM-5120. Os dois veículos foram entregues mediante recibo na Polinter. 

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Viatura da Sejus que transportava presos pega fogo na rodovia BR-316 em Teresina

Viatura da Sejus que transportava presos pega fogo na rodovia BR-316 em Teresina


Na tarde desta segunda-feira (21/10) uma viatura da Secretaria de Justiça do Piaui (Sejus) pegou fogo na BR-316, próximo à Penitenciária José Ribamar Leite (Casa de Custódia), na zona Sul de Teresina. Agentes e detentos estavam no veículo no momento do incidente.

Os presos estavam sendo transferidos da Colônia Agrícola Major César para a Casa de Custódia quando os agentes perceberam que o veículo estava pegando fogo no motor.
Mesmo com o uso de extintores, não foi possível conter as chamas. Felizmente ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o veículo já havia sido consumido pelas chamas.
A suspeita é de pane elétrica, mas a Secretaria de Justiça deve abrir uma investigação para apurar as causas.

fonte 180graus.com

Mulher é suspeita de aliciar menores para prostituição na Casa de Custódia

Mulher é suspeita de aliciar menores para prostituição na Casa de Custódia

Foto: Izabella Pimentel/Cidadeverde.com
Uma mulher de 21 anos foi conduzida à Central de Flagrantes de Teresina suspeita de aliciar menores para prostituição na Casa de Custódia. O caso aconteceu  na última sexta-feira (18). Além da mulher, duas adolescentes de 17 anos  também foram conduzidas à delegacia
O Diretor de Inteligência da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), delegado Charles Pessoa, conta que a equipe do sistema prisional notou indícios da possível tentativa de aliciamento quando conferiu que as menores não tinham vínculo familiar com nenhum preso, nem autorização judicial para entrar no presídio. A maior de idade tentou burlar a fiscalização da unidade prisional, mas a ação foi frustrada.
"Temos que esclarecer que elas não chegaram a entrar porque a equipe notou indícios e elas logo foram conduzidas à Central" , disse o delegado. 
A suspeita da Sejus é que a maior de idade, de 21 anos, levaria as adolescentes para fazer programa com detentos do pavilhão onde o marido dela está preso.
Foto: Izabella Pimentel/Cidadeverde.com
"A maior já era visitante porque tem união estável com um preso. A tentativa foi durante uma visita social, mas há indícios que depois a intenção era de fazer visitas intimas", completa o diretor de inteligência.
Segundo informações apuradas pelo Cidadeverde.com a maior de idade nega o aliciamento. Nenhuma das  conduzidas chegaram a ser autuadas na delegacia. 

Fonte cidadeverde.com

Acusado de matar Vanessa Carvalho e atropelar namorada quer ser solto com tornozeleira

Acusado de matar Vanessa Carvalho e atropelar namorada quer ser solto com tornozeleira

Foto: Reprodução Redes Sociais
A defesa de Pablo Henrique Campos Santos, acusado de assassinar a enfermeira Vanessa Carvalho e de tentar matar a namorada Anuxa Kelly, solicitou à Justiça nesta segunda-feira (21) a substituição da prisão pelo uso de tornozeleira eletrônica com monitoramento eletrônico. Se aceito, o acusado deixará o sistema penitenciário do Estado, onde está preso desde o dia 29. 
O advogado de Pablo havia pedido o uso de tornozeleira na audiência de custódia, no dia 30 de setembro, solicitação que foi negada pelo juiz. Com a conclusão das investigações policiais, o novo pedido de substituição da prisão assinala para outras cinco medidas cautelares.
“Se baseia na excepcionalidade da prisão cautelar. Toda a investigação policial já ocorreu. A monitoração do acusado, pelos meios diversos da prisão, fornecem ao processo toda a segurança necessária a garantia da ordem pública e asseguram a aplicação da lei penal”, explicou o advogado de defesa, Eduardo Faustino.
Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com
Denúncia aceita pela Justiça
Nesta segunda-feira (21), o juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, aceitou a denúncia contra Pablo, ajuizada pelo Ministério Público Estadual. A defesa tem 10 dias para responder à acusação por escrito.
Na decisão, o juiz aponta a “justa causa” para a deflagração da prisão com base no relatório de análise de imagens, no laudo cadavérico de Vanessa Carvalho e no laudo de lesão corporal de Anuxa Kelly.
Os depoimentos de testemunhas também são citados pelo magistrado. “Os indícios de autoria atribuída ao denunciado, por sua vez, encontram-se evidenciados pelos depoimentos colhidos durante a investigação criminal’, afirma.
Na decisão, o juiz solicita ao Instituto de Criminalística a apresentação com urgência dos laudos de análise de velocidade, da perícia no automóvel apreendido e do celular de Pablo Henrique.
O relatório de dados coletados no celular de Anuxa Kelly, que foi analisado pela equipe de da Delegacia de Feminicídio, também foi pedido pelo juiz. A quebra de sigilo de dados no celular de Vanessa Carvalho foi autorizada pela família.

Wanessa Carvalho, 27 anos, vítima fatal do caso.
Indenização
O Ministério Público chegou a requerer a fixação de valor mínimo de indenização para a reparação dos danos causados às vítimas, o que não foi atendido pelo juiz. “Não é o momento adequado para a análise de tal requerimento, visto que o processo está apenas em seu início e a fixação de valor para reparação dos dados somente acontecerá no caso de eventual condenação”, explica o magistrado. 
O caso
O caso ocorreu no dia 29 de setembro de 2019, por volta das 04h00, no cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco, com Rua Cláudio Soares de Brito, zona Leste de Teresina. De acordo com testemunhas, houve uma discussão entre Pablo e a namorada Anuxa Alencar durante um casamento. O suspeito teria saído da festa, pego o carro e seguido em direção a Anuxa que saiu acompanhada da amiga Vanessa Carvalho, 27 anos. Ao avistá-las, Pablo teria jogado o carro contra as duas, sendo que Vanessa não resistiu aos ferimentos e morreu. 

fonte cidadeverde.com