sexta-feira, 17 de novembro de 2023

PGJ promove reunião para tratar sobre ações de fortalecimento e reestruturação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional

O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, esteve na manhã desta sexta-feira (17) reunido com a equipe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público do Estado do Piauí para tratar de ações voltadas para o fortalecimento e a reestruturação do órgão. O encontro ocorreu na sala de reuniões do gabinete do PGJ, na sede Centro do MPPI.

Estiveram presentes na reunião a diretora do Ceaf, Teresinha de Jesus Moura Borges Campos, a vice-diretora, Lia Burgos, e a assessora pedagógica e administrativa, Luana Azerêdo. A chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, também esteve presente no momento.

Na ocasião, foram debatidas questões relacionadas à reestruturação do Ceaf, com o intuito de transformá-lo na “Escola Superior do MP”. Outro ponto discutido foi a ampliação de cursos de capacitação direcionados a integrantes do MPPI, através de convênios.

O Ceaf é um órgão auxiliar do Ministério Público e tem como finalidade promover o aperfeiçoamento profissional e cultural de integrantes da instituição, por meio de cursos, seminários, congressos, simpósios, pesquisas, estudos, publicações e outras ações.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Promotor de Justiça participa de reunião com conselheiros do CNJ e da OAB Nacional e sugere mudança no Banco Nacional de Mandados de Prisão

O promotor Maurício Gomes, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Campo Maior, acompanhou nessa quinta-feira, 16 de novembro, a visita institucional dos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto e Silva, e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Augusto Júnior, à comarca de Campo Maior. O encontro entre as duas autoridades nacionais e os atores do Sistema de Justiça de Campo Maior ocorreu na sede do Fórum Desembargador Manoel Castelo Branco.

A visita foi realizada com o objetivo de ouvir advogados, promotores, magistrados e defensores públicos sobre como aprimorar a atuação dos órgãos do Sistema de Justiça.

Maurício Gomes sugeriu ao conselheiro do CNJ uma modificação no Banco Nacional de Mandados de Prisão, para que na plataforma conste o valor da dívida da pessoa presa por não pagamento de pensão alimentícia. A intenção é possibilitar que na audiência de custódia a pessoa possa quitar a dívida e não ser presa.

O representante do CNJ afirmou que levará a sugestão aos demais integrantes do órgão de cúpula do Judiciário brasileiro.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

solenidade Cívico-Militar Alusiva ao Dia da Bandeira

Momento marca mais uma etapa de progressão de carreira dos profissionais

 

A Polícia Militar do Piauí realiza neste sábado (18), a solenidade Cívico-Militar Alusiva ao Dia da Bandeira no Quartel do Comando-Geral, localizado no bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina. O momento contará com desfiles, concessão de diplomas de Amigo da Polícia Militar e diplomas de Honra ao Mérito, além de promoções de Oficiais e Praças da PMPI. A cerimônia acontecerá a partir das 19 horas. De acordo com o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a data celebra o símbolo máximo da pátria.

  
Quartel da Polícia Militar
divulgação
 
 
 

"Amanhã teremos a solenidade em comemoração ao dia 19 de novembro, que é o Dia da Bandeira. A bandeira representa toda uma pátria, onde tem a bandeira do Brasil, tem a representatividade da ordem e do progresso. As polícias militares competem o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo fardado. E nosso foco hoje em dia é justamente a prevenção. A elevação da sensação de segurança pela presença das forças policiais no estado do Piauí. Cada vez mais estamos elevando esse nível”, disse.

Na ocasião, mais de 50 oficiais de praças serão promovidos. Para o Comandante-Geral, o momento marca mais uma etapa de progressão de carreira dos profissionais, que se dedicam diariamente no exercício da profissão. As promoções ocorrem pelos critérios de antiguidade e merecimento.

“Nós antecipamos para o sábado a noite essa comemoração, que nessa ocasião teremos as promoções da Polícia Militar. É uma outra data que motivamos nossa tropa, com a progressão da carreira de vários profissionais que se sacrificam diariamente para proteger nossa sociedade. Então, amanhã mais de 50 profissionais serão promovidos por antiguidade e merecimento,  teremos também o diploma daqueles policiais que se destacaram nas suas funções e também é concedido diploma da Polícia Militar, para aquelas personalidades que colaboraram e colaboram, fazendo parte do dia-a-dia como irmãos que são da nossa instituição, que completou seus 188 anos esse ano. Tivemos no meio do ano mais de 2 mil e agora mais promoções. É a valorização profissional que o governo do Estado, sob a pessoa do governador Rafael Fonteles e do nosso secretário Chico Lucas têm feito para a instituição PMPI, a qual comandamos com muita honra e orgulho", frisa Scheiwann Lopes.

A lista completa dos agraciados com os diplomas, além dos oficiais e praças promovidos, você pode conferir na íntegra aqui.

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi estabelecido apenas quatro dias após a Proclamação da República, datada de 15 de novembro de 1889, por meio do Decreto-Lei nº 4, em reverência a este símbolo nacional tão significativo. Assim, celebrado especificamente em 19 de novembro, representa mais um elemento marcante na consolidação da identidade do Brasil.

Quando uma bandeira brasileira se torna desgastada, suja ou danificada, é crucial substituí-la prontamente por uma nova. A bandeira retirada deve ser entregue a uma unidade militar, responsável por realizar sua incineração no dia 19 de novembro. Este procedimento respeitoso preserva o valor simbólico do emblema nacional.

Fonte: Portal A10+

Secretaria da Segurança lança operação Silêncio e Paz nesta sexta-feira, em Teresina

 De acordo com a polícia, essa é mais uma ação de combate à violência neste fim de ano

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai lançar nesta sexta-feira (17) a operação Silêncio e Paz. Essa é mais uma ação de combate à violência neste fim de ano. A operação visa fiscalizar o funcionamento de bares e restaurantes em Teresina, a fim de evitar crimes e acidentes decorrentes do consumo álcool e outras drogas.

“Nós vamos fiscalizar aquilo que é o maior número de ocorrências dentro do nosso atendimento de emergência, que é a perturbação do sossego e que dela decorrem outros tantos crimes graves, como homicídios. A gente tem percebido que eles ocorrem principalmente após bebedeiras, usos de drogas. Tem também a questão da violência doméstica”, comenta o secretário da Segurança, Chico Lucas.

A ação será de forma integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além de outras instituições. “Temos as forças de segurança para fiscalizar a questão do horário de funcionamento de bares e restaurantes para garantir o sossego das pessoas que trabalham e precisam descansar. Nós vamos fazer isso todos os fins de semana até o fim do ano”, acrescentou Chico Lucas.

  
Secretaria da Segurança lança operação Silêncio e Paz nesta sexta-feira, em Teresina
Divulgação

Fonte: Portal A10+

Prédio de delegacia amanhece pichada com sigla de facção criminosa no Piauí

 A fachada do prédio onde funciona a Delegacia da Policia Civil do Estado do Piauí, em Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí, amanheceu nesta manhã desta sexta-feira (17/11), pichada com a sigla da facção criminosa do “Primeiro Comando da Capital - PCC”. Uma equipe de agentes da Policia Civil está investigando o caso. As informações são do Portal do Rurik.

FOTO: PORTAL DO RURIKReprodução/
Reprodução

A Policia Civil informou que câmeras de vigilância podem ter filmado os ataques as instituições públicas e deverá iniciar uma seria de investigação a tentativa de intimidação os órgãos que cumprem a lei.

Houve informações ainda, que uma residência familiar, também foi alvo das pichações com o mesmo tipo de apologia.

fonte 180graus.com

Veja quem são os sete piauienses mortos em acidade na BR 316 ao retornarem de velório

 Na madrugada desta sexta-feira (17/11), uma tragédia abalou a BR-316, entre Parnamirim, no Sertão Central, e Ouricuri, no Sertão do Araripe. Uma van locada em Araripina, transportando passageiros de um velório em Arapiraca, Alagoas, com destino ao Piauí, chocou-se na traseira de um caminhão carregado com lenha, que estava indevidamente estacionado no acostamento e sem sinalização na pista.

Infelizmente, sete pessoas perderam a vida, conforme confirmação dos bombeiros presentes na ocorrência. Os feridos foram prontamente socorridos e encaminhados ao Hospital Regional Fernando Bezerra de Ouricuri. A rodovia precisou ser completamente interditada para facilitar as operações do Corpo de Bombeiros.

FOTO: REPRODUÇÃO

As vítimas foram identificadas como Raimundo Fernandes de Araújo (pai de Rafael), Rafael Fernandes de Araújo (filho de Raimundo), Frutuosa de Carvalho Batista, Marlene Alves Fernandes (cunhada de Raimundo), Expedito Arnaldo Cordeiro de Araújo (filho de Antônio), Antônio Pedro de Araújo (pai de Expedito e Maria Núbia), Maria Núbia Cordeiro de Araújo (filha de Antônio). O prefeito de Curral Novo do Piauí, Júnior de Abel, decretou luto oficial de três dias.

O motorista e o passageiro do caminhão saíram ilesos e se apresentaram no posto da PRF de Ouricuri.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todas as 19 pessoas no veículo eram da mesma família. Doze sobreviventes foram encaminhados ao Hospital Regional de Ouricuri, incluindo uma mulher grávida de 6 meses em estado grave, com politraumatismo, possível perda do feto e fraturas graves. Outros pacientes incluem três idosos acima de 60 anos, uma criança de três anos e sete adultos.

Ambos os motoristas, da van e do caminhão, submeteram-se ao teste do bafômetro, com resultados normais. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ouricuri para maiores esclarecimentos sobre as circunstâncias do acidente.

fonte 180graus.com