sábado, 18 de outubro de 2014

População de Nazária denuncia insegurança: "3 PM's faziam a ronda da cidade"


População de Nazária denuncia insegurança: "3 PM's faziam a ronda da cidade"

A única viatura que fazia policiamento ostensivo do município foi deslocada para a Cerâmica Cil.

Na manhã deste sábado (18), Ellington Leite, presidente da Câmara dos Vereadores de Nazária veio ao PortalODIA.com denunciar o caos em que se encontra a segurança pública do município. De acordo com o vereador, Nazária possui pouco mais de 8 mil habitantes e se encontra a quase uma semana sem viatura. "Quando acontece algo no município, temos que acionar a polícia de Teresina para atender a ocorrência", diz o Ellington Leite.
Nazária contava com um única viatura da Polícia Militar e apenas três oficiais que faziam a segurança da população há três anos, mas, na segunda-feira (13), sem motivo aparente, o veículo foi deslocado para a localidade Cerâmica Cil e, desde então, atende apenas as ocorrências na zona Rural da Grande Teresina, não abrangendo mais Nazária.
"Quando falamos com o Comando da Polícia Militar, nos foi sugerido comprar as folgas dos policiais militares para atender as demandas da cidade", diz Ellington Leite. O valor das folgas pagas pela Prefeitura aos PM'a varia entre R$ 85,00 e R$ 150,00 conforme a patente. Isso, segundo o vereador, é uma medida irregular, visto que a segurança pública é uma responsabilidade do Governo do Estado e não do âmbito municipal.
Ainda de acordo com Ellington, se as autoridades responsáveis (Secretaria de Segurança e Comando da Polícia Militar) não tomarem providencias logo, os moradores e comerciantes do município irão interditar a PI-130 em protesto por mais segurança e policiamento no município. "Há três anos nós fizemos isso e só assim conseguimos a viatura. Se não retornarem como ela ou se nada for feito sobre o assunto, a população vai voltar a protestar", afirma Ellington Leite.
Procurado pelo PortalODia.com o secretário de segurança pública do Estado, Luís Carlos Martins, disse que não tinha conhecimento da transferência da viatura para a Cerâmica e que vai apurar o caso junto ao Comando da Polícia Militar para depois apresentar um posicionamento e adotar as medidas cabíveis. "Se isso está transferência realmente aconteceu,  nós temos primeiro que saber se ela tem caráter permanente ou se é temporária. Temos que ver também as necessidades de cada local. Pode ser que a Cerâmica estivesse mais precisada que Nazária, por exemplo, mas tudo vai ser apurado", afirma o secretário.
Ele acrescenta ainda que Nazária sempre foi atendida pelo 6º Batalhão de Polícia Militar que responde pela zona Sul de Teresina e vai verificar junto à PM como está sendo feito o trabalho de policiamento ostensivo no trecho entre o município e a capital.
O Comando da Polícia Militar não foi encontrado para comentar o assunto.
fonte portal o dia