quinta-feira, 5 de março de 2020

PGJ e membros do MPPI conhecem Plano de Contingência ao coronavírus

Pessoas sentadas em volta de uma mesa de reunião

A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e os promotores de Justiça Eny Pontes, responsável pela 12ª e 29ª Promotorias de Justiça de Teresina, e Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), estiveram reunidos, na manhã de hoje (05), com  o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e sua equipe para conhecerem o plano de contingência ao coronavírus no Piauí. A reunião aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro de Teresina. Participaram também da reunião os superintendentes de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), Alderico Tavares, e de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT), Herlon Clístenes Guimarães, e o diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, José Noronha.

Três pessoas sentadas
Da esquerda para direita: a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e os promotores de Justiça Eny Pontes e Cláudia Seabra

Os representantes do Ministério Público do Piauí receberam cópias do Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (2019-nCoV) no Estado do Piauí durante o encontro desta quinta-feira. As estratégias de prevenção e enfrentamento à doença foram apresentadas pelo diretor do Natan Portela. Dividido em nove parte, o documento inicia com informações sobre os níveis de alerta de proliferação da doença. Os tópicos 2 e 3 abordam como deve ser a assistência a pessoas infectadas, as medidas de controle a serem executadas e o diagnóstico ao coronavírus.

O Plano contém ainda os procedimentos para diagnóstico laboratorial e o fluxo de coleta, armazenamento e envio das amostras para o Laboratório Central do Piauí (LACEN-PI).

Por último, o documento traz a vigilância epidemiológica, os modos de notificação de casos e o plano de comunicação para conscientização e prevenção do coronavírus no Piauí.

Tela de computador com o plano de contingência

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) editou a Nota Técnica Conjunta nº 1/2020, emitida na último, 26 de fevereiro. O documento trata da atuação dos membros do Ministério Público brasileiro diante da decretação de emergência de saúde pública para o coronavírus. Uma das orientações da nova é a atuação coordenada para o acompanhamento das ações realizadas pela Vigilância em Saúde, em todos os níveis. O objetivo é que os membros do Ministério Público brasileiro acompanhem as ações que estão sendo executadas pelos governos e instituições para prevenir e enfrentar os casos de coronavírus. 

 fonte www.mppi.mp.br


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI