Ministério Público do Estado articula parcerias para promoção de caravana pela paz no trânsito
O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Alves de Moura, coordenou uma reunião na manhã de hoje (13/10), com o intuito de celebrar parcerias para promoção de uma grande campanha pela paz no trânsito. A Assessora de Planejamento e Gestão do Ministério Público, Cláudia Seabra, explicou que o projeto resultará no desenvolvimento de uma caravana educativa, que deve percorrer vários municípios estratégicos, abrangendo grandes regiões. No encontro de hoje, estavam presentes o Secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, o advogado da Associação Piauiense de Municípios, Marcos Patrício Nogueira, o comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, Major Iran Moura Soares, além de outros representantes da SESAPI e da Polícia Militar do Piauí.
De acordo com o projeto, os primeiros trabalhos serão realizados na região de Bom Jesus, sul do Piauí. A programação incluirá atividades educativas, distribuição de material informativo, mobilização em unidades de ensino e realização de oficinas destinadas à discussão dos principais problemas de trânsito enfrentados pela comunidade. “Nosso intuito é ouvir a população para elaborar um diagnóstico detalhado, que permita a identificação das demandas locais e a construção de soluções. Os relatórios obtidos subsidiarão o trabalho dos Promotores de Justiça, que por sua vez contarão com todo o apoio da Procuradoria Geral para atuar pela promoção da paz no trânsito”, explicou Cleandro Moura.
O Prefeito do Município de Bom Jesus, Marcos Elvas, também participou de reunião com membros do Ministério Público e declarou total apoio à causa, assegurando que a Prefeitura contribuirá para maximizar a mobilização social. O saldo do encontro de hoje foi igualmente positivo, pois as instituições se comprometeram a trabalhar de forma integrada pelo sucesso das atividades.
Entre os objetivos específicos do projeto estão: promover uma atuação integrada dos membros do MPPI no fomento a uma cultra de paz no Trânsito nos municípios atendidos pelo projeto; promover medidas educativas de conscientização sobre os fatores de violência no trânsito; utilizar os meios de comunicação, para divulgar e conscientizar a comunidade e região sobre a importância de um trânsito seguro; intensificar a fiscalização e repressão aos crimes de trânsito no Piauí; promover a municipalização do trânsito no Estado do Piauí, divulgar campanhas de conscientização da sociedade, demonstrando os males que a direção desabilitada pode trazer à população, em especial, às crianças e adolescentes; coibir a condução de veículos após consumo de bebidas alcoólicas; e prevenir mortes e sequelas resultantes dos acidentes de trânsito.
fonte http://www.mppi.mp.br
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI