quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sete pessoas são detidas na ação que estourou fábricas de armas


Sete pessoas são detidas na ação que estourou fábricas de armas

Pelo menos sete pessoas foram conduzidas para a Central de Flagrantes após a ação da polícia na zona Sul, onde foram desbaratadas duas oficinas de fabricação e manutenção de armas. Entre eles, o armeiro Raimundo, de 74 anos, que confessou ser proprietário de uma das oficinas e Janaína Nascimento Carvalho, 33 anos, que em sua casa foram encontradas 40 papelotes de maconha. 

De acordo com o delegado Matheus Zanatta, da Delegacia de Homicídios, as armas encontradas em manutenção serão objetos de investigação, já que não têm registros e ele afirma que são de terceiro. O armeiro não tinha autorização legal para a atividade. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Nosso intuito foi retirar armas de circulação para diminui o número de homicídios e latrocínios, já que essas armas poderiam ser usadas em crimes contra vida. Estamos monitorando outros pontos que também sofrerão com uma operação como essa”, destacou o delegado Zanatta. 


Ele disse que as armas passarão por um exame de comparação de balística para saber se elas foram usadas em algum homicídio já praticado. Entre as armas, foi encontrado um fuzil 762, de uso restrito das Forças Armadas, mas que assaltantes de banco utilizam já que o projétil é capaz de transfixar carros blindados. Neste caso, o armeiro informou que esta arma pertence a um membro do Exercito, a informação será checada pela polícia.

Apesar dos 74 anos, Raimundo responderá pelo artigo 16 do Código do Desarmamento e a pena é de três a seis anos de prisão e não cabe fiança.  


Operação

Cerca de 50 policiais militares e civis cumpriram na manhã desta quarta-feira(09) cinco mandados de busca e apreensão que culminaram em quatro prisões. Os mandados foram cumpridos em três locais diferentes, nos bairros Parque Piauí e Promorar, onde foram encontrados materiais para a fabricação, montagem, conserto e manutenção de armas de fogo, totalizando mais de 30 armas, além de munições. 

fonte cidadeverde.com