quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Biomédico será o primeiro a dirigir laboratório de exames no Piauí


Biomédico será o primeiro a dirigir laboratório de exames no Piauí

Egresso da Uninovafapi vai dirigir laboratório no interior do Estado. Espaço abre em dezembro.

O Dia do Biomédico, comemorado nesta quarta-feira (20), será lembrado também pela criação do primeiro laboratório biomédico do Estado. A unidade será aberta em dezembro na cidade de Esperantina, Norte do Piauí. 

Rodrigo Mendes, formado na Uninovafapi, está no comando do projeto do laboratório Biomed, que irá dirigir a partir de 2 de dezembro. O espaço aguarda apenas o credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além de ser o primeiro laboratório biomédico, com garantias de responsabilidade ambiental e atendimento humanizado, o Biomed também será o primeiro dirigido por um profissional da área no Piauí. 

O curso de Biomedicina foi criado há 30 anos no Brasil e tem como atribuições as análises laboratoriais. Antes, os laboratórios de análises clínicas eram dirigidos somente por farmacêuticos. Com o surgimento da graduação no Piauí há cinco anos, o cenário começa a abrir outras oportunidades. Mas o registro dos profissionais no conselho da categoria ainda é feito em Recife (PE). 

Avanços
A inauguração do laboratório em Esperantina vai abrir uma nova frente de atendimento na região dos cocais, no Norte do Piauí. O Biomed pretende fazer 700 análises por dia e até 30 mil atendimentos por mês. 

"Com certeza quem vai ganhar a população e o meio ambiente. Essas pessoas não vão ter que mais viajar para fazer o exame", explica Rodrigo Mendes. 

O laboratório possui licença ambiental, conquistada com a implantação de um sistema de biodigestão dos efluentes. Esperantina não possui sistema de tratamento de esgoto. Uma empresa será contratada para recolher o lixo, que será incinerado. 

"É possível fazer. Apesar de todos os problemas ambientais, foi possível cumprir os requisitos", comemora o biomédico, que há dois anos trabalha na busca pelas licenças e autorizações para o empreendimento. 

fonte cidadeverde.com