Grupos lavam escadaria da Igreja São Benedito e alerta para preconceito
Movimento comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
Os grupos do movimento negro de Teresina realizam nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, a tradicional lavagem das escadarias da Igreja São Benedito.
Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
Segundo a mãe Eufrasina de Iansã, coordenadora do Renafro/PI, a atividade é praticada para conscientizar a sociedade sobre o preconceito e racismo que o grupo tem enfrentado. "As pessoas precisam entender que a Umbanda não é feitiçaria, como muitos acreditam. Serve para ajudar as pessoas que necessitam de ajuda espiritual", declarou.
Eufrasina de Iansã ressalta que o ato da lavagem das escadarias também é alvo de preconceito. "Nós não somos bem vindos na igreja católica. Não sabemos o motivo. Esse preconceito parte dos membros e dos frequentadores", disse.
De acordo com a coordenadora do movimento Coisa de Nego, Assunção Aguiar, o ato de hoje é importante para conscientizar as pessoas do objetivo da lavagem da escadaria. "A maioria das pessoas acredita que vamos apenas lavar o chão. Mas, a escolha da escadaria tem um motivo: ao lado da igreja havia um cemitério, que servia para esconder os corpos dos negros".
Apesar das conquistas da classe negra, Assunção destaca que ainda falta oportunidade de emprego, tanto para mulheres como para homens negros. "Hoje eles assumem cargos na construção civil e domésticos, que são trabalhos honrados, mas nós temos capacidade para conseguir outros cargos. Esse preconceito acontece porque algumas empresas entendem que o negro não se enquadra no perfil exigido. É algo para se lamentar", declarou.
A coordenadora cita como alternativa para diminuir a exclusão social a implantação de um sistema de educação inclusivo. "Se medidas não forem tomadas, continuaremos vendo pessoas negras competentes assumindo cargos inferiores", finalizou.
fonte cidadeverde.com