A procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Carmelina Moura, e a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP/MPPI), visitaram hoje (16) o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), ambos sediados no bairro Saci, zona sul de Teresina.
As representantes do Ministério Público entregaram oficialmente ao IML 17 equipamentos de informática, incluindo computadores e digitalizadores de alta performance, para operacionalização de parceria que prevê o acesso dos membros do MPPI aos laudos emitidos pelos profissionais legistas.
O módulo de laudos do IML será implementado no sistema de Busca Integrada de Dados (BID), já utilizado pelos integrantes do Ministério Público. O objetivo é agilizar e modernizar as atividades de investigação e processamento das infrações penais.
A procuradora-geral e a coordenadora do GACEP foram recebidas pelo delegado-geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, pelo diretor-geral do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Antônio Nunes Pereira, pelos coordenadores do IML, José Luiz Castelo Branco de Siqueira e Marcos Antônio de Araújo Santos Filho, e pela diretora do Instituto de Criminalística, Julieta Castelo Branco Ismael.
Foram realizados diálogos sobre as necessidades estruturais dos dois institutos, e também sobre a otimização dos fluxos para periciamento e destinação adequada de armas, veículos e entorpecentes apreendidos. A partir de uma abordagem interinstitucional e de um plano de trabalho coordenado e integrado, o GACEP desenvolveu e está executando o projeto PericiAR+, cujo principal objetivo é a promoção da agilidade na persecução criminal, com a diminuição das pendências de laudos periciais das armas de fogo, munições e explosivos armazenados no IC.
“Essa é uma importante atuação do Ministério Público do Estado do Piauí para o fortalecimento e reestruturação das polícias, com o aprimoramento das atividades dos profissionais, especialmente no IML e no Instituto de Criminalística. Nossa parceria tem o objetivo de conferir maior celeridade às perícias, agilizando os processos criminais e com resultados positivos para a sociedade piauiense”, declarou Carmelina Moura, após visitar as instalações.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI