O objetivo é melhorar ainda mais os indicadores do estado em relação à mortalidade Materno, Infantil e Fetal.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai promover, nos dias 9 e 10 de abril, em Picos, o Fórum de Prevenção à Mortalidade Materna Infantil e Fetal na Macrorregião Semiárido.
O evento acontecerá no auditório da Universidade Federal e busca qualificar gestores e profissionais de saúde que trabalham na atenção primária de toda a macrorregião. O objetivo é melhorar ainda mais os indicadores do estado em relação à mortalidade Materno, Infantil e Fetal.
As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.saude.pi.gov.br
O fórum contemplará as regiões do Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Rio Guaribas e Vale do Itaim, que compõem a Macrorregião Semiárido.
“Os profissionais terão a possibilidade de se qualificarem ainda mais na atenção à saúde materna, infantil e fetal. Esses profissionais qualificados serão os principais fatores para melhorar ainda mais os indicadores do estado em relação à redução dessas mortes. Também queremos estimular a implantação dos comitês em nível municipal e regional, ajudando a descentralizar esses trabalhos”, explica a vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materno Infantil e Fetal, Joselma Oliveira.
Entre os temas abordados no evento, a qualificação do pré-natal, estratificação de risco da gestante e da criança, hemorragia pós-parto, o pré-natal do parceiro, além de discussão de casos clínicos na análise de óbitos que já aconteceram.
“Essas discussões desenvolverão a habilidade necessária para que os nossos municípios possam prevenir novos casos de óbitos”, destaca Joselma Oliveira.
O Comitê Estadual, por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, vem desenvolvendo fóruns em todo o estado. Já foram contempladas as macrorregiões Litoral e Meio Norte. A Macrorregião do Cerrados será contemplada com os fóruns nos meses de maio e junho, devido a sua extensão.