Guarda Municipal já fez mais de 200 apreensões de drogas em parques de Teresina
Lagoas do Norte lidera o número de apreensões
Um levantamento divulgado pela Guarda Municipal nesta quarta-feira (29) aponta que em cerca de três meses, foram realizadas 31 ações de apreensão de drogas em parques da capital. Segundo o relatório, mais de 200 envelopes com cocaína, maconha e crack foram apreendidos. A Guarda foi implantada no último dia 24 de janeiro e hoje foi divulgado o primeiro relatório dos primeiros 100 dias de atividades.
O documento contém informações baseadas nos registros diários da Guarda Municipal e deve ajudar a mapear as áreas e nortear o planejamento estratégico de prevenção e proteção.
Segundo o secretário municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira, os resultados apresentados pela Guarda são bastante positivos, tendo em vista o curto tempo de atuação.
“A Guarda tem se mostrado muito atuante naquilo que ela se propõe a fazer: proteger a comunidade e o patrimônio público, com atividade exemplar no combate ao uso de drogas e até mesmo na prevenção, através de abordagens educativas e de advertência. Nós pretendemos, cada vez mais, fortalecer o combate às drogas com educação e cidadania”, afirma Samuel Silveira.
Durante o período de 25 de janeiro a 22 de março, foram realizadas 31 operações em que foram apreendidas 255 invólucros de substâncias entorpecentes nos cinco parques onde a Guarda atua: Parque da Cidadania, Parque Ambiental Lagoas do Norte, Complexo Esportivo José Ponce Filho, o “Parentão” e os Centros de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul.
Dos 255 invólucros apreendidos, 128 foram de cocaína, 104 de maconha, 21 de crack e duas de loló.
O Parque Lagoas do Norte lidera o número de entorpecentes apreendidos (202), tendo se destacado a cocaína como a droga mais comumente apreendida (123). Já no Parque da Cidadania, foram apreendidas 43 invólucros de drogas, com destaque para a maconha (41).
Apreensões de armas
Também foram apreendidas 10 armas brancas e dois simulacros de armas de fogo nos parques Lagoas do Norte, da Cidadania, CEU Sul e “Parentão”.
Conduções à central de flagrantes
Foram realizadas seis conduções à Central de Flagrantes. Duas sob a imputação de tráfico de drogas; uma por roubo armado; uma por porte de arma de fogo; uma por ameaça aos Guardas Civis e uma por ameaça e agressão contra mulher.
Ações ambientais
A Guarda Municipal realizou duas operações de resgate de animais silvestres. Foi apreendida uma cotia, no Parque da Cidadania, e, após denúncia, foram resgatados vários pássaros silvestres que estariam sendo comercializados no centro da cidade.