segunda-feira, 15 de maio de 2017

PMPI realiza Patrulhamento Comunitário Rural com apoio da Secretaria de Segurança Pública

PMPI realiza Patrulhamento Comunitário Rural com apoio da Secretaria de Segurança Pública


O Coordenador do Patrulhamento Comunitário Rural, Capitão Mota (Comandante da Companhia RONE), apresentou ao Secretário de Segurança Pública do Piauí, Capitão Fábio Abreu, e ao Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, relatório contendo dados estatísticos, referentes ao primeiro trimestre de 2017, das atividades do Policiamento Ostensivo Comunitário Rural na Região Metropolitana de Teresina, que foi realizado por meio de Termo de Cooperação firmado entre Secretaria de Segurança e a Polícia Militar do Piauí.

patrulhamento rural
patrulhamento ruralpatrulhamento ruralA operação está sendo realizada nas comunidades da zona rural de Teresina, promovendo ações de segurança pública nas zonas Norte, Leste, Sudeste e Sul, atuando de forma estratégica para atender os mais de 100 povoados situados na região metropolitana da capital.

O patrulhamento é desenvolvido pelas seguintes unidades: Batalhão Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), Batalhão Tático Aéreo Policial (BTAP), Esquadrão Independente de Policiamento Montado (EIPMONT), Companhia Independente de Policiamento de Transito (CIPTRAN) e Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Direitos Humanos (CGCDH).

O Termo de Cooperação visa atender aos anseios das Comunidades representadas pela FEC Rural, garantir a tranquilidade da população, dos comerciantes, escolas e postos de saúde, preservando a ordem pública nas localidades a que as unidades de policiamento ostensivo ordinário da capital têm dificuldades de atender, com o intuito de reduzir os efeitos da mancha criminal nesses locais.

Para isso, a Polícia Militar tem intensificado sua presença nas zonas rurais da Grande Teresina, com patrulhamento motorizado e atividades de fiscalização, utilizando ações de presença, barreiras policiais, blitzes policiais e abordagens a pessoas e veículos. Em contrapartida, a Secretaria de Segurança Pública promove o custeio do Patrulhamento Rural por meio das Operações Planejadas. 

O  objetivo dessa iniciativa é atender às reivindicações dos líderes comunitários nessas regiões e, principalmente, coibir as ações delituosas de roubos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, bem como realizar prisões de foragidos da justiça e apreensões de veículos em situação irregular, furtados ou roubados.

A operacionalização do efetivo empregado no Patrulhamento Comunitário Rural baseia-se na compatibilização da região metropolitana da Grande Teresina e das cidades fronteiriças, sob a coordenação de oficiais do BPRONE.


Resultados do Patrulhamento Rural no 1º trimestre de 2017
patrulhamento ruralpatrulhamento rural

Nos primeiros meses deste ano, a operação tem apresentado resultados positivos, com mais de 3.600 veículos abordados, dentre carros e motocicletas, e mais de 1.000 pedestres e ciclistas abordados, além da identificação de mais de 1.500 condutores sem CNH. No total, mais de 5.600 pessoas passaram pelas averiguações da PM.

Das ações policiais, resultaram 19 conduções de pessoas à Central de Flagrantes e 04 veículos foram recuperados (um carro e três motos). Com relação a entorpecentes, foram apreendidos 500 g e mais 14 trouxas de crack. Também foram apreendidas seis armas de fogo (dentre revólveres calibre 32 e 38, garrucha e rifle calibre 38) e um simulacro.



Texto: Cabo Larissa
Fotos: BPRONE



fonte http://www.pm.pi.gov.br