Secretário pede mais equipamentos para combater os incêndios no Piauí
O secretário de Segurança Fábio Abreu já solicitou ao Governo do Estado e à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o apoio para aquisição de novos equipamentos de combate a incêndios, no Piauí.
Além do apoio com carros-pipa, Abreu articula aquisição das chamadas mochilas anti-incêndio (bomba costal), e batedores, que auxiliaria no trabalho de voluntários da defesa civil. O Estado quer ainda adquirir mais kits para picapes, que conseguem ter acesso a áreas onde as viaturas maiores não chegam.
O principal reforço no combate às chamas tem sido uso de aeronaves. Uma delas (helicóptero) foi cedida pelo governo do Ceará. A outra é locada, e despeja até 3 mil litros de água.
Hoje a Secretaria de Segurança transferiu seu gabinete para ao Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, mais próximo dos pontos críticos de incêndio, onde ainda há focos persistentes . Uma força tarefa foi montada para o planejamento de ações, reunindo Semar, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e o Exército.