terça-feira, 24 de junho de 2014

Confusão e denúncias nos últimos dias de cadastro do Minha Casa, Minha Vida


Confusão e denúncias nos últimos dias de cadastro do Minha Casa, Minha Vida

De acordo com a coordenadora de Habitação da PMT, Rogéria Sousa, não foi vislumbrada ainda nenhuma possibilidade de prorrogação de prazo.

Dados da coordenação de Habitação e Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), aproximadamente 28 mil já efetivaram cadastro no Programa Minha Casa, Minha Vida em Teresina. As inscrições se encerram amanhã (25). No posto da zona sul da capital, o tumulto se repetiu durante esta segunda (23).
Na manhã de ontem, assim como no domingo, a confusão se repetiu no posto de inscrições instalado na sede da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul). Quem esteve ocupando uma posição na fila, relatou que teve a vaga ocupada por terceiros que não estiveram presentes momentos antes da entrega das senhas, às 7h30min.
“Moro no Residencial Mestre Dezinho, estou desde às 18h de domingo e pouco tempo antes de entregarem as senhas entraram três pessoas na minha frente, mas que nunca estiveram na fila desde quando eu cheguei”, disse Juliana Batista.
De acordo com informações dos populares um grupo de aproximadamente 15 pessoas pratica o comércio ilegal de vagas na fila de inscrição do programa habitacional do governo federal. “À noite, por volta das 19h, os vendedores de senhas pegam as listas, fazem as chamadas e colocam quem eles querem na frente. À tarde, eles voltam novamente para ocupar lugar na fila”, frisou Valéria Moura.
Foto: Marcela Pachêco/O Dia
Algumas pessoas chegaram à SDU Sul ainda na noite de domingo (22) para garantir os primeiros lugares na fila
No domingo, O DIA esteve no local e verificou que o comércio ilegal é feito por um grupo de pessoas que chegaram a armar redes na Rua Firmino Pires, aos fundos da SDU Sul, onde se localiza o portão de entrada dos interessados em efetivar a inscrição. Os populares voltaram a cobrar que servidores do órgão façam a organização da fila, distribuindo senhas válidas para o próximo dia, inibindo a prática ilegal.
Gardene Silva, gestante com quatro meses, chegou ao local às 9h de domingo, ocupava a oitava posição na fila, mas não recebeu uma das 15 senhas destinadas ao atendimento prioritário. Ela teve que passar mais uma noite dormindo na calçada da superintendência a espera de atendimento para esta terça-feira (24).
Desde a última sexta-feira (20) na fila em frente a SDU Sul, Renata Braga ocupava a posição 147 na lista elaborada por populares. “Dormi na fila todos os dias e vim conversar com a assistente social para resolver um meu problema, pois não é justo o que estamos passando e não sei se vou conseguir ser atendida até quartafeira”, relatou.

fonte portal o dia