terça-feira, 24 de junho de 2014

Polícia desocupa terreno e população denuncia truculência


Polícia desocupa terreno e população denuncia truculência

20 policiais militares participaram da ação no Residencial Parque Sul.

A desocupação do terreno no Residencial Parque Sul, bairro Vamos Ver o Sol, zona Sul de Teresina, está sendo efetuada desde a madrugada desta terça-feira (24) por 20 policiais militares. Segundo as famílias que ocupavam a área, a ação foi truculenta e desumana.
Fotos: Marcela Pachêco/ODIA
Valdirene Araújo, que tem uma irmã na ocupação, conta que a polícia chegou tocando fogo em pneus. “Não deu tempo nem da população reagir. Eles queimaram móveis, colchão, madeira. Tentaram prender algumas pessoas. Ainda chegaram a algemar”, disse Valdirene. Há ainda relatos de que a PM tenha usado arma de fogo para ameaçar os moradores e de que tratores da prefeitura derrubaram os barracos com gente dentro.
Após a desocupação, uma equipe da SDU está fazendo a limpeza da área e os próprios fiscais da prefeitura montam guarda para evitar que os moradores ocupem o terreno novamente.
Cristiana Moura, uma das mulheres que estava na ocupação e que teve o barraco destruído, disse que está há nove anos tentando ganhar uma casa pelo projeto Minha Casa Minha Vida.
Segundo o major Amorim, que comandou a operação de desocupação, não foi a polícia quem queimou pneus e objetos. “Nós apreendemos alguns materiais e agora estamos limpando o terreno”, conta o policial, argumentando que a área é patrimônio público e que não pode ser ocupada.

fonte portal o dia