Comandante Geral e Secretário de Segurança reforçam a segurança na região de Picos
Nesta quinta-feira (29.11.2017) o Comandante Geral da PMPI CEL Carlos Augusto em conjunto com o Secretário de Segurança Pública Fábio Abreu realizou a entrega de material bélico na cidade de Picos, a ação visa reestruturar a Polícia do Estado, as Unidades Policiais Militares agraciadas com os equipamentos foram: o 20º BPM (Paulistana) que recebeu 52 coletes balísticos, 02 carabinas 5.56, o 4º BPM (Picos) que contará com 267 novos coletes balísticos para a sua tropa, 02 carabinas 5.56 e 01 espingarda, além do 14º BPM em Oeiras que recebeu 135 coletes e 2 carabinas de grosso calibre.
Para o Major Filipe Comandante do 20º BPM em Paulistana o recebimento desse material bélico representa um reforço na sua área, sendo mais do que bem vindo, haja vista ser uma área de divisa entre os estados do PI e PE. Basicamente o 20ª BPM compreende toda a divisa com Estado do PE, em Simões (PI) faz divisa com Araripina (PE) ao norte e ao Sul a Cidade Acauã (PI) faz divisa com a cidade Afrânio (PE) a doze km de Paulistana sede do 20º BPM, compreendendo toda a faixa limítrofe entre PI e PE, onde atua a tropa do 20º BPM, área vulnerável por conta de investidas de quadrilhas contra instituições financeiras, assaltos a bancos, esses indivíduos geralmente fazem uso de armamento de grosso calibre e aí o policiamento vai incrementar suas ações contra aqueles que estejam planejando ações criminosas contra instituições financeiras nessas cidades que compõem a área do 20º BPM.
“Estamos em Picos mais uma vez entregando equipamentos para a Polícia Militar, para o 4º BPM de Picos, para o 14º de Oeiras e 20º BPM de Paulistana são mais de 400 coletes balísticos, 08 carabinas 5.56 e escopetas de calibre 12, significando a continuação de um planejamento que vem se fazendo presente desde o começo do Comando não sendo a primeira vez que entregamos equipamentos na cidade de Picos, inclusive até o mês de março entregaremos mais de 30 viaturas, que estão em andamento em processo licitatório. Um fato é que esses equipamentos são essenciais para o dia a dia do policial nas ruas no combate ao crime na Região, algo que foi determinante para a diminuição de todos os indicadores de homicídio nessa região de Picos, Paulistana e Oeiras. Na cidade de Paulistana nos últimos 03 anos foi constatado apenas 01 homicídio, fruto de um trabalho bem planejado, reestruturado, com formação de novos profissionais que estão na região, de equipamentos, armamento, viaturas adequadas, pretendemos entregar centenas de munições e com a determinação do Governador Wellington Dias de trabalhar a segurança para os 224 municípios. Vale ressaltar uma preocupação com a região de Picos por ser o maior entroncamento do Nordeste, tem uma população flutuante muito grande, porta de entrada para o PI por isso essa preocupação e esse trabalho intenso no município. Instalamos 01 Companhia Policial Militar em Jaicós, 01 BPM em Paulistana e 01 Companhia em Simões até o último dia do comando estaremos fortalecendo a atividade policial na cidade de Picos”, segundo o Comandante Geral.
Dessa forma a PMPI tem buscado aparelhar o aparato de Segurança Pública do Estado, não medindo esforços para manter a preservação da ordem do Estado.
Na ocasião o Secretário de Segurança Pública frisou a importância da entrega desses equipamentos visando melhorar o trabalho dos policiais e a segurança da comunidade estadual.