sábado, 22 de setembro de 2018

Em época de florada, Teresina está recebendo mais 10 mil mudas de ipês em 2018

Em época de florada, Teresina está recebendo mais 10 mil mudas de ipês em 2018

A capital piauiense comemora o Dia da Árvore assistindo aflorada dos ipês em todas as suas regiões
Em época de florada, Teresina está recebendo mais 10 mil mudas de ipês em 2018


Créditos: Rômulo Piauilino
Ao mesmo tempo em que sofre com a quentura do B-R-O-Bró, Teresina assiste à beleza da florada dos seus ipês. A explosão de cores pode ser vista à distância, contrastando com o céu azul e a luz do sol ardente. Pela sua beleza e resistência ao clima característico, o ipê é a árvore nativa mais procurada nos viveiros mantidos pela Prefeitura. Somente este ano, estão sendo produzidas mais de 10 mil mudas pelo poder público.

As quatro cores - amarelo, branco, rosa e roxo - podem ser encontradas nos viveiros. A produção vem aumentando ano a ano. Desde a implementação do projeto Teresina Mais Verde, em 2013, a cidade vinha recebendo uma média de 8 mil mudas ao ano. Portanto, foram plantadas 24 mil ipês na capital somente nos últimos quatro anos.

O ipê é um símbolo de resistência. Ele demora cerca de 10 anos para atingir a fase adulta e aproximadamente três anos para começar o processo de floração. "Ele é nativo em todos os biomas da cidade. É uma espécie universal em Teresina. Por ser nativo, ele se adapta muito bem ao clima semiárido, não requer adubação porque é oriunda de solos pobres, não requer podas e é resistente às maiores intempéries climáticas, desde o frio extremo ao calor intenso", explica Clóvis Júnior, coordenador de Arborização da Prefeitura.

Junto com as espécies frutíferas, principalmente a mangueira, o ipê é a mais requisitada pela população que vai em busca de mudas nos viveiros. "Nos últimos dois anos, aconteceram muitas queimadas, a maior parte na zona rural, e nós utilizamos o ipê para repor as árvores que foram destruídas. Daqui a alguns anos, a nossa zona rural estará florida também", afirma.
 
Os viveiros da Prefeitura funcionam de segunda a sexta, de 7h30 às 11h, e para adquirir a muda o interessado deve se dirigir até o local com documento de identidade e comprovante de residência. Na zona norte, o viveiro fica localizado na Avenida Freitas Neto, bairro Mocambinho e na zona Leste fica na Avenida Raul Lopes.

fonte http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br