121 advogados já sofreram atentado à vida no exercício da profissão
Kelson Feitosa é o quarto advogado assassinado somente este ano, no Brasil. Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas do Advogado, Jarbas Vasconcelos, veio a Teresina
O piauiense Kelson Feitosa é o quarto advogado assassinado devido ao exercício da profissão somente este ano, no Brasil. Segundo informações de Jarbas Vasconcelos, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas do Advogado do Conselho Federal da OAB, no último ano, 121 advogados foram vítimas de atentado à vida motivado pela sua atuação.
Jarbas Vasconcelos afirma que, antes de Kelson, foi assassinado um advogado em São Paulo, outro no Rio de Janeiro e outro, há 15 dias, na região da grande Florianópolis. Outros atentados ocorreram pelo Brasil. “Um colega foi esfaqueado no Paraná. Semana passada, outro teve o carro baleado em Goiânia e recebeu ameaças por telefone. No Pará, 11 colegas foram assassinados nos últimos três anos. Esses casos crescem em todo Brasil”, lamenta o presidente.
A morte do piauiense aconteceu nesta segunda-feira (13), no município de Barras. O acusado, Francisco de Sousa Rosa, perdeu uma ação judicial para o tio, que era cliente do advogado. Revoltado, ele matou Kelson e agrediu o próprio familiar. “Ele e outras vítimas foram escolhidas como alvo de violência daquele que se sente prejudicado”, avalia Jarbas Vasconcelos.
Em Teresina, ele e o presidente da OAB/PI, Chico Lucas, se reúnem com o Secretário de Segurança, Fabio Abreu. “O objetivo é falar com autoridades do Piauí para pedir a eles que esse crime possa ser instruído com todas as provas técnicas, com toda a correção possível. Que o resultado final seja uma condenação exemplar”, disse Vasconcelos
Hoje, o juiz de Direito Thiago Coutinho de Oliveira, titular da Vara Única da Comarca de Barras, decretou a prisão preventiva do acusado. O delegado Dennis Sampaio representou pela decretação da prisão, ressaltando a forma dolosa e premeditada do crime.
Segundo o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, os advogados do Piauí não devem ter a falsa impressão de que não podem agir sem temor. “Queremos que todos os profissionais sintam a confiança de que devem agir sem covardia, defendendo o direito de seus constituintes com destemor”, disse o presidente.
O Conselho Federal da OAB fará encontro de prerrogativas nos dias 21 e 22 de junho para elaborar um plano de ação em defesa da advocacia. Amanhã, haverá uma mobilização em frente à sede da OAB/PI, a partir das 8 horas. O ato é uma forma de homenagear o advogado Kelson Feitosa.