segunda-feira, 13 de junho de 2016

Preso tenta escapar de presídio mas acaba entalado em grade


Preso tenta escapar de presídio mas acaba entalado em grade

Fato ocorreu na ala 2 da Penitenciária Mista de Parnaíba. Segundo o Sinpoljuspi, só neste fim de semana foram registradas três tentativas de fuga no sistema prisional do Estado.

Às 5h30 desta segunda-feira (13), um preso tentou passar pela brecha de uma grade da ala número 2 da Penitenciária Mista de Parnaíba. O detento, porém, ficou entalado, e precisou de ajuda para ser retirado.
Segundo Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), quatro tentativas de fugas fora registradas apenas neste fim de semana no sistema prisional do Piauí.
Na sexta-feira (10), por volta das 20 horas, dois detentos da Penitenciária Mista de Parnaíba tetaram fugir pelo teto, que é de telha e madeira, mas foram impedidos pelos agentes. Kleiton Holanda ressalta que é "completamente inadequado" colocar presos em espaços cujo teto é facilmente transponível.
No sábado (11), na Casa de Custódia, cerca de 30 presos do pavilhão E também tentaram fugir quebrando a lage do pátio. Os agentes, contudo, efetuaram disparos de bala de borracha como advertência, fazendo com que os presos retornassem ao interior do pavilhão.
O local danificado pelos detentos da Custódia foi o mesmo por onde fugiram 16 presos, há cerca de duas semanas.
Após a nova tentativa de fuga, os agentes realizaram uma varredura no setor para identificar em que ponto a estrutura está vulnerável. 
 
O sindicato denuncia que a fragilidade das estruturas dos presídios tem facilitado as fugas dos presos, que só são evitadas graças à ação rápida dos agentes penitenciários, que se "desdobram" para conseguir monitorar todos os presos, tendo em vista a quantidade irrisória de servidores, diante da grande população carcerária do Estado.
Conforme levantamento feito pelo Sinpoljuspi, hoje o Piauí possui cerca de 4.500 presos, distribuídos entre as 15 unidades penais do Estado. A capacidade máxima do sistema, no entanto, é de pouco mais de 2.200 presos. Ou seja, o número de detentos já atingiu o dobro da capacidade.
Paralelamente, a quantidade de agentes penitenciários corresponde a apenas 20% do efetivo ideal. "Temos hoje, praticamente, 700 agentes, distribuídos entre as 15 unidades prisionais, mas o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomenda que seja garantida a proporção de um agente para cada grupo de cinco presos, o que corresponde a 900 agentes por plantão. Como a divisão ocorre em quatro equipes, de 24 horas trabalhadas para 72 horas de descanso, o correto seria que o Piauí possuísse 3.600 agentes penitenciários. No entanto, o Governo anuncia que pretende chamar apenas 150 servidores no novo concurso, sendo 75 com vagas imediatas e 75 para cadastro de reserva. Esse montante não dá pra suprir sequer a demanda da Casa de Custódia", lamenta Kleiton Holanda.
Secretaria só confirma uma tentativa de fuga e diz estar tomando providências
A Secretaria de Justiça confirmou, por meio de nota, que houve 

fonte portal o dia