Polícia prende dois e mata mais dois suspeitos de explodir caixas eletrônicos
Um vasto material explosivo e armas de grosso calibre foram apreendidos durante operação conjunta realizada pelas Polícias Civil e Militar.
Dois suspeitos de realizarem assaltos a carros fortes e caixas eletrônicos no Piauí e Maranhão foram presos neste sábado (24), durante operação realizada em conjunto pelas Polícias Militar e Civil do Piauí.
Alexandre Martins Braz e Luiz Carlos Rodrigues de Oliveira foram presos em um sítio na estrada de José de Freitas, que fica a 68 km de Teresina.
Alexandre Martins Braz, à esquerda na foto, e Luiz Carlos Rodrigues de Oliveira, à direita (Foto: Divulgação / SSP-PI)
Durante a ação, outros dois suspeitos foram mortos pelos policiais. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), eles teriam reagido à abordagem.
Um dos mortos foi identificado como José Carlos da Silva, conhecido como "Bara". De acordo com a Polícia, ele já havia sido preso suspeito da realizar assaltos com explosivos. O outro morto foi identificado até o momento apenas como "Chico", e estaria foragido do sistema prisional, conforme informaram os dois presos em depoimento.
José Carlos da Silva, na foto à direita, foi um dos mortos em confronto com a Polícia, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Foto: Divulgação / SSP-PI)
Segundo o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, o grupo é suspeito de realizar o assalto a um carro forte na BR 316, em Campo Maior, no último dia 23 de novembro, o assalto a um carro forte em Coelho Neto (MA) em 1º de novembro deste ano, a explosão de caixas eletrônicos no município de Demerval Lobão, no dia 16 de dezembro de 2016, além de outros ataques a agências bancárias em municípios dos dois Estados.
De acordo com o coronel John Feitosa, chefe do setor de Relações Públicas da PM-PI, desde a última quinta-feira (22) o serviço de inteligência da Polícia obteve informações que levaram à identificação do local que era usado como base pelos criminosos. Desde então, o sítio passou a ser monitorado pelos policiais, que aguardavam o momento mais oportuno para efetuar a prisão do grupo. Antes disso, porém, houve o confronto que acabou resultando nas duas mortes.
No sítio que os suspeitos utilizavam como local de apoio os policiais apreenderam um farto material utilizado nas ações criminosas. Foram encontrados três carros roubados, quatro fuzis, três submetralhadoras, três pistolas e dois revólveres, além de cerca de 30 bananas de dinamites e equipamentos para explosões de cofres.
Os carros apreendidos foram um Renault Duster, um Toyota Corola e uma picape Toyota Hilux
Uma grande quantidade de explosivos e de armas de grosso calibre foi encontrada no local onde os suspeitos estavam (Foto: Divulgação / SSP-PI)
A ação foi comandada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e pelo Batalhão de Operações do Estado do Piauí (Bope), e contou com o apoio do Núcleo de Inteligência das duas polícias.
Os presos encontram-se na sede do Greco, onde prestam depoimento ainda neste sábado.