A 2ª Promotoria de Justiça de Picos realizou visita virtual no Complexo de Defesa da Cidadania, que atende a mais de 70 municípios, do Centro-Sul e do Sul do Piauí. Na unidade, ficam internados os adolescentes apreendidos provisoriamente por atos infracionais. A Resolução nº 67/2011, do Conselho Nacional do Ministério Público, uniformizou as fiscalizações promovidas por membros do Ministério Público em estabelecimentos destinados ao cumprimento de medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade.
No contexto da pandemia da covid-19, o MPPI mantém a rotina de diligências, investindo no uso de ferramentas tecnológicas. “Foi uma visita exitosa, mostrando que o uso da tecnologia pode nos aproximar mais da realidade e garantir que o MP esteja sempre presente”, frisou a promotora de Justiça Itanieli Rotondo, que conduziu os trabalhos de inspeção, na última sexta (17).
A representante do Ministério Público dialogou com um dos integrantes da equipe de socioeducadores e apurou informações sobre o quadro de profissionais atuantes na unidade, os procedimentos adotados em diversas situações, os prazos das internações e a estrutura física do local, entre outros aspectos.
A promotora de Justiça também pôde conversar, no ambiente virtual, com os adolescentes apreendidos, para averiguar se a alimentação está sendo fornecida regularmente, se são oferecidas atividades recreativas e se está assegurado aos internos o direito de contato com a família, mesmo que de forma remota.
Atualmente, estão internados quatro adolescentes no CDC/Picos.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI