segunda-feira, 26 de maio de 2025

PEDIDO Caso Tatiana Medeiros: defesa pede prisão domiciliar urgente por quadro psiquiátrico grave

 A defesa destacou quadro com “ideação suicida e transtorno depressivo grave com sintomas psicóticos” da parlamentar que está presa há mais de 50 dias

defesa da vereadora Tatiana Medeiros protocolou um pedido de prisão domiciliar com caráter de urgência, diante do grave estado de saúde mental da parlamentar apresentado nos últimos dias. A informação foi dada ao A10+ pelo advogado Francisco Medeiros, que destacou o quadro com ‘ideação suicida, transtorno depressivo grave com sintomas psicóticos’.

  

Tatiana Medeiros
TV Antena 10

   

Para a reportagem, a defesa afirmou que está aberta a qualquer decisão da Justiça sobre o destino de Tatiana Medeiros — seja a internação em uma clínica especializada, unidade do CAPS ou até mesmo em regime domiciliar. O que se busca, segundo Francisco Medeiros, é um atendimento adequado para estabilização do quadro de saúde da paciente, o que, segundo ele, não vem acontecendo no Hospital da Polícia Militar (HPM).  

“O que a gente quer de fato no momento é o tratamento adequado. A gente está vendo que o hospital não está conseguindo estabilizar o quadro dela e temos que tomar alguma providência nesse sentido. Hoje ela estabilizou, mas ontem teve uma queda. Estive no QCG pessoalmente pedindo que ela se alimentasse. Pelo menos até o momento ela está estabilizada, mas ela tem uma entrevista às 16h30 com uma psiquiatra.  O psiquiatra particular dela, do HUT, do HPM, todos indicam esse quadro de ideação suicida e isso me desperta uma certa preocupação”, disse o advogado, que também é tio de Tatiana. 

Tatiana Medeiros está presa desde o dia 3 de abril sob a acusação de envolvimento em crimes eleitorais e com uma facção criminosa. O A10+ apurou junto à defesa detalhes sobre o quadro clínico da vereadora, com base em laudos médicos anexados ao processo. 

Segundo o documento:

  • Tatiana Medeiros foi diagnosticada com transtorno depressivo grave com sintomas psicóticos e ideação suicida recorrente;

  • Há um risco real e iminente de autolesão, agravado pelas condições de reclusão;

  • A permanência da vereadora em ambiente carcerário representa risco concreto à sua vida, segundo a avaliação médica.

  

Vereadora Tatiana Medeiros terá acompanhamento psiquiátrico e segurança direcionada 24 horas no HPM, diz diretor
Reprodução

   

Tatiana Medeiros segue custodiada no QCG, em uma sala de Estado Maior. Durante uma inspeção realizada no último dia 20, a Polícia Militar encontrou um tablet e um celular escondidos na cela da vereadora. Os dispositivos, segundo apurou o A10+, foram localizados em um compartimento improvisado dentro da cela. 

A juíza Gláucia Mendes de Macêdo, da 98ª Zona Eleitoral do Piauí, colocou a parlamentar o namorado dela, Alandilson Passos, e mais sete pessoas no banco dos réus. Entre os crimes imputados a eles estão envolvimento com facção criminosa, corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro, violação do sigilo de voto e outros.

Fonte: Portal A10+