O evento marcou os 126 anos de fundação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), o mais antigo do Brasil entre os tribunais estaduais.
Durante a abertura da III Conferência “Diálogos com o Futuro”, realizada nesta segunda-feira (28) em Teresina, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, fez um apelo aos gestores públicos piauienses para que atuem com mais comprometimento, responsabilidade e transparência no serviço à população. O evento marcou os 126 anos de fundação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), o mais antigo do Brasil entre os tribunais estaduais.
Em seu discurso, Mendonça ressaltou a importância do papel dos agentes públicos na construção de um futuro melhor, destacando os potenciais naturais e humanos do estado.
“Eu preciso de antemão fazer um pedido. Nosso congresso, Diálogos com o Futuro, com tantos recursos naturais e com tantos valores humanos, pensemos no futuro desse estado. E esse futuro passa pelos senhores e pelas senhoras. Se muito tem sido feito, e eu reconheço que tem sido feito, há muito por se fazer. Eu quero poder sonhar nesse futuro, porque nesses sertões, nesses rios, nesses igarapés, nessas fazendas e grandes áreas com grandes produções”, afirmou.

O ministro também destacou a necessidade de alinhar os recursos humanos e naturais do estado às necessidades da população mais vulnerável, para garantir dignidade e esperança às futuras gerações.
“Que esses recursos humanos e esses recursos naturais possam cada vez mais ter conexão com a população que mais precisa. Trazer sonho e trazer esperança. E o meu pedido aos senhores e às senhoras é que se envolvam com esse futuro, nas atribuições que os senhores têm, seja na análise do controle, seja na formulação de políticas públicas, seja na legislação e normatização sistêmica do estado, dos municípios e do país. Que cada um de nós possa realmente se conectar com um futuro cada vez melhor para o povo e para que a esperança deles não se perca”, completou.

André Mendonça ainda elogiou a capacidade técnica do Piauí em formar profissionais que têm se destacado nacionalmente, citando nomes como o ministro do STF Kássio Nunes Marques, o futuro ministro do STJ Carlos Brandão, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Maxwell Borges, e o promotor paulista Tiago, do Ministério Público.
“É impressionante como esse estado tem produzido grandes valores para o nosso país […]. Eu tenho observado a gestão do governo do estado e é preciso se reconhecer que tem feito um trabalho muito relevante em termos de boa governança, um trabalho que acompanha de perto um avanço na área educacional, ou seja, o estado do Piauí, ele tem, eu não vou dizer surpreendido, mas ele tem inovado e tem trazido essas inovações a partir dos senhores e das senhoras para todo o país”, finalizou.
Fotos: Assis Fernandes / O DIA

fonte portalodia.com