segunda-feira, 6 de maio de 2019

Morre Dr Alcenor Almeida, fundador do Hospital São Marcos, aos 93 anos

Morre Dr Alcenor Almeida, fundador do Hospital São Marcos, aos 93 anos


Faleceu no fim da tarde deste domingo (05/05) o ex-diretor e fundador do Hospital São Marcos, Dr Alcenor Almeida, aos 93 anos. O médico estava internado há uma semana com problemas pulmonares e também tinha a doença de Alzheimer. 
Dr Alcenor é pai do atual diretor do hospital, Dr Joaquim Almeida, e do arquiteto Gustavo Almeida. O médico foi vereador de Teresina entre 1988 e 1992.
O velório vai acontecer na Câmara Municipal de Teresina e o enterro só deve acontecer na terça-feira (07/05). 
Nota de pesar
A Associação Piauiense de Combate ao Câncer e o Hospital São Marcos comunicam, com imenso pesar, o falecimento do Dr. Alcenor Barbosa de Almeida, ex presidente da APCC e diretor geral do hospital, durante 55 anos.
O velório acontecerá a partir das 10h, desta segunda-feira, 06 de maio de 2019,  na Câmara dos Vereadores.
História do Dr Alcenor 
O médico Alcenor Almeida, 93 anos, é de uma família de sete irmãos, com origem na cidade piauiense de Palmeirais. Desde muito jovem já tinha a convicção de cursar Medicina.  A vida escolar foi iniciada em sua cidade natal e, o então científico, foi  feito na tradicional escola pública Liceu Piauiense, em Teresina.
Quando concluiu o segundo grau, foi para o Rio de Janeiro onde prestou vestibular para a Faculdade Nacional de Medicina. Para este concurso ele se preparou durante sete meses e obteve êxito. "Eu era bom em química, física e biologia , e isso me salvou", brincou em entrevista ao portal Medplan.
O sonho de Alcenor Almeida de ser médico se concretizou no ano de 1952. Logo em 1953 ele voltou para Teresina onde começou a trilhar sua carreia e hoje, depois de mais de 64 anos de profissão, continuou  na ativa  à frente  da presidência do Hospital São Marcos. O hospital, na sua administração, cresceu de um pequeno ambulatório para um centro de saúde com atendimento em todas as especialidades, sendo uma referência no tratamento oncológico.
Aqueles que conhecem a história da Medicina no Piauí sabem que a expansão do São Marcos aconteceu sob sua gestão, que já dura 54 anos, o que personificou o hospital nele. "Muita gente acha que sou dono do São Marcos, mas não sou. O hospital é uma instituição filantrópica que tem uma diretoria que comanda a instituição, e eu fui convidado em 1965 para ser o presidente, e estou aqui  até hoje", explica.
Aos 70 anos de idade, Dr.Alcenor fechou seu consultório, aposentou-se como médico e passou a dedicar-se exclusivamente ao Hospital São Marcos, de onde ele disse tirar forças. "Essa atividade me dá vida longa e me mantém uma pessoa com vigor físico e intelectual. Enquanto viver quero realizar esse trabalho". 
História do Hospital São Marcos 
Associação Piauiense de Combate ao Câncer assinala um dos episódios mais brilhantes da História da Medicina Piauiense. Um raro momento de entusiasmo e congraçamento da classe médica que, por sua vez, conseguiu elevar, num perfeito processo de conscientização, as figuras mais representativas da sociedade.
A ideia dessa grande empreitada começou a se delinear quando o presidente da Associação Piauiense de Medicina, Dr. Ulisses Coelho Marques, em encontro memorável com o Prof. Henrique Mélega, Presidente da Associação Paulista de Combate ao Câncer, recebeu desta a promessa de ajuda técnica e financeira para que se criasse no Piauí organização idêntica.
Em 12 de novembro de 1953, no auditório do Hospital Getúlio Vargas, realizou-se a movimentada sessão que criou a Associação Piauiense de Combate ao Câncer. Pouco tempo depois, a maioria dos membro da Diretoria havia renunciado. Assim, no dia 26 de fevereiro de 1954, o Presidente da Associação Piauiense de Medicina reuniu os sócios da Associação para escolher sua nova Diretoria.

fonte 180graus.com