sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Greve Greve dos prestadores de serviço da Eletrobras encerra após negociação no TRT


Greve

Greve dos prestadores de serviço da Eletrobras encerra após negociação no TRT

Inicialmente, o sindicato representante dos trabalhadores pedia 16% de reajuste. Por outro lado, a empresa ofereceu apenas 6,5%, criando um impasse que chegou ao TRT.

A greve dos trabalhadores da empresa Control, prestadora de serviços da Eletrobrás, que havia sido deflagrada no último dia 29 de julho, foi encerrada nesta sexta (01/08) após negociação no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região. Membros da diretoria da empresa, sindicato e da Eletrobrás participaram da audiência, que foi presidida pelo desembargador Manoel Edilson Cardoso e contou com o auxílio do servidor Evaldo Ciríaco nas negociações. 

Após mais de duas horas de audiência, a empresa Control, os trabalhadores e a Eletrobrás fecharam um acordo com reajuste de 7,5% para trabalhadores operacionais (leituristas, eletricistas e podadores), 7% para pessoal do setor administrativo e 15% de reajuste no tíquete de alimentação. Na negociação, também ficou acertados que os dias de greve não seriam descontados no salário dos trabalhadores. 

Inicialmente, o sindicato representante dos trabalhadores pedia 16% de reajuste. Por outro lado, a empresa ofereceu apenas 6,5%, criando um impasse que chegou ao TRT na quinta (31), através de um pedido de dissídio coletivo. Visando resolver o caso rapidamente, o desembargador Manoel Edilson Cardoso, responsável pelo dissídio, marcou reunião entre as partes logo para o dia seguinte a fim de evitar prejuízos à cidade com a paralisação dos serviços da Eletrobrás.

"Buscamos resolver logo a situação promovendo uma audiência de conciliação, pois sempre acreditamos que o acordo é o melhor caminho. Além disso, não queríamos que a população tivesse prejuízo com a situação",declarou o desembargador ressaltando também a participação do servidor Evaldo Ciríaco na mediação e condução do processo.

O presidente do TRT, desembargador Meton Marques de Lima, ressaltou a participação do Tribunal na negociação e frisou a mobilização da Justiça na solução dos conflitos trabalhistas. "O TRT vem adquirindo o respeito e a confiança das empresas e trabalhadores, pois eles reconhecem que, chegando aqui, a situação é melhor resolvida. Esse pedido da Control foi protocolado ontem e hoje já foi resolvido. Isso mostra a rapidez, eficiência e credibilidade do Tribunal", destacou. 

Meton ressaltou ainda as negociações com os comerciários e rodoviários, que também foram mediadas pela instituição e frisou o impacto que a cidade teria sem essas negociações.
fonte gp1