Na última terça-feira (13), a 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, por meio do promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, realizou uma inspeção no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. A visita técnica aconteceu para verificar a estrutura e a prestação de serviço nos setores da cirurgia bariátrica, AVC, cardiologia e hemodinâmica.
A medida teve como propósito inspecionar os espaços, suas demandas e identificar pontos a serem melhorados, uma vez que foram apresentadas diversas reclamações à Promotoria sobre a suspensão de serviços no HGV.
Durante a atividade, o representante ministerial pôde conhecer a nova unidade, a qual atenderá pacientes com acidente vascular cerebral.
No decorrer da visita técnica, os representantes de cada setor teceram esclarecimentos quanto às ponderações do promotor de Justiça. Eny Pontes também visitou o setor que realiza procedimentos cardíacos, a fim de analisar a qualidade e a efetividade do serviço. Para ele, é uma preocupação, pois já houve a quebra da única máquina que realiza exames essenciais ao setor e que aguarda o conserto há mais de 30 dias, ficando evidente a necessidade da aquisição de uma nova máquina.
Ao final da inspeção, foi realizada uma audiência itinerante com encaminhamentos referentes aos setores. O promotor requisitou que o Hospital Getúlio Vargas encaminhe, no prazo de cinco dias, a fila de espera de pacientes aptos e que aguardam por cirurgia bariátrica, bem como a fila de espera de pacientes não aptos.
Além disso, foi requisitada a relação dos pacientes que foram submetidos a algum procedimento cardíaco no HGV, assim como de pacientes contrarreferenciados para o Hospital São Paulo e o Hospital de Urgência de Teresina. Ele pediu, ainda, a relação de pacientes da cardiologia que foram encaminhados para tratamento fora de domicílio (TFD) em razão da falta de cirurgia no estado.
No que se refere ao setor responsável pelo tratamento de AVC, foi deliberado que seja encaminhada a escala de trabalho dos profissionais, o estoque do trombolítico e o fluxo dos pacientes dentro do hospital.
Por fim, para o setor da hemodinâmica, foi requisitado o número do processo eletrônico correspondente à compra do novo aparelho.
“É importante destacar que o Ministério Público não é um algoz, e que tampouco age com o intuito de diminuir o trabalho dos gestores. Nossa atuação visa auxiliá-los para uma boa prestação do serviço, para isso alcance a população de forma positiva”, finalizou o promotor.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI