Nova Rodoviária dos Pobres nunca saiu do papel; usuários lamentam
Diante das falsas promessas, quem sofre são as pessoas que diariamente trabalham e esperam ônibus no terminal. PMT aguarda a duplicação da BR-316
Conhecido popularmente como “Rodoviária dos Pobres”, o terminal rodoviário alternativo da zona Sul de Teresina, localizado às margens da BR - 316 , apesar de diversas promessas de reforma por parte da prefeitura municipal, continua em situação precária incomodando passageiros, permissionários e moto-táxis que trabalham no local.
Em janeiro do ano passado, o então superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Sul (SDU/Sul), Edson Melo, anunciou que no prazo máximo de 30 dias a obra da construção da nova Rodoviária dos Pobres seria iniciada. A Prefeitura de Teresina chegou a divulgar o projeto do novo terminal, que seria construído em um terreno localizado ao lado da atual rodoviária. No entanto, o plano nunca saiu do papel.
Diante das falsas promessas, quem sofre são as pessoas que diariamente esperam ônibus no terminal. “Ficamos no sol quente porque não tem nem lugar pra gente sentar. E quando descemos do lado oposto da rodoviária, passamos mais de dez minutos para conseguir atravessar a BR por causa do fluxo dos veículos”, relata Iraci Oliveira, que seguia viagem para cidade de Monsenhor Gil.
Outra passageira que passa por transtorno na Rodoviária é Osirene Matos. Ela conta que há três anos pega ônibus no ponto porque não compensa financeiramente ir até o Terminal Rodoviário Lucídio Portela. “Eu lamento a falta de vontade do poder público em fazer esse novo terminal. Nós padecemos embaixo de sol e chuva porque nem cobertura aqui tem”, disse.
Além da não construção do novo terminal, a falta de limpeza e capina da rodoviária dos pobres é considerado outro problema por quem trabalha no local. A permissionária Doralice Campelo afirma que o mau-cheiro por conta do acúmulo de lixo tem afastado clientes. Segundo ela, a clientela reduziu em 50% nos últimos meses. “Acho que isso é reflexo do descaso. Quase ninguém quer ficar mais aqui”, acredita.
Por meio da assessoria de imprensa, o superintendente executivo da SDU-Sul, Paulo Roberto, explica que o dono do terreno onde a prefeitura pretende construir o novo terminal aguarda a também esperada duplicação da BR-316 para poder fechar negócio com a PMT. O negócio seria feito em regime de comodato.
O portal tentou buscar esclarecimentos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão responsável pela duplicação da BR-316, mas as ligações da reportagem não foram atendidas.