quarta-feira, 20 de maio de 2015

Funcionária do Plantão Funerário da PMT indica empresa para prestar serviço


Funcionária do Plantão Funerário da PMT indica empresa para prestar serviço

Servidora pediu que seu nome fosse citado na ligação para a funerária.

Os cidadãos de Teresina contam com o serviço de Plantão Funerário, mantido pela Prefeitura Municipal. O setor é responsável por orientar as pessoas que precisam sepultar um ente querido e não sabem em que cemitérios há vagas. Contudo, a reportagem do Jornal ODIA, ao tentar colher informações sobre o procedimento a ser seguido, foi encaminhada, por uma funcionária do Plantão, para uma funerária particular.
Inicialmente, a reportagem ligou para pedir informações sobre o serviço do Plantão Funerário e a atendente, contatada pelo número 3215-7499, de antemão, indagou se já havíamos contratado uma funerária. Com a resposta negativa, a funcionária indicou uma empresa particular, oferecendo o número e nome do proprietário. Informou-nos que o dono da funerária indicada explicaria como funciona o processo e quais são os planos disponíveis. Ao final da ligação, ela pediu que disséssemos o seu nome ao entrar em contato com a funerária: “diga que é a mulher do Plantão Funerário, viu?”, e reiterou dizendo: “lá, o preço é mais em conta”.
Conforme a indicação, a equipe entrou em contato com o dono da funerária, dizendo que precisava dos seus serviços para um sepultamento. O proprietário, então, se colocou à disposição para ajudar em qualquer horário do dia. Segundo ele, os planos funerários eram a partir de R$ 500 e incluíam o serviço completo, com direito a higienização, maquiagem e transporte do corpo; faltando apenas confirmar com a pessoa do Plantão Funerário em qual cemitério o corpo seria enterrado.
Posteriormente, a reportagem tornou a contatar o Plantão Funerário, pontuando que gostaria de saber como conseguir um caixão e um espaço para o enterro. Desta vez, outra pessoa atendeu o chamado e indicou que fossemos até o Plantão, com a declaração de óbito em mãos, para que o sepultamento fosse encaminhado. Ao questionarmos se eles também irão ceder o caixão, o atendente respondeu que o órgão responsável por essa cessão era a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc). Sobre o local para o enterro, o atendente disse: “vamos ligar para saber se tem vaga”. Ao perguntarmos se era necessário pagar alguma quantia, o atendente revelou: “você vem aqui que eu vou mandar a funerária te pegar para te levar lá. O que você vai pagar é só o carro que vai levar o corpo e a taxa do cemitério”.
Contraponto
Diante da situação inusitada, a equipe de ODIA foi buscar maiores esclarecimentos com a Prefeitura de Teresina, que afirmou que a administração pública não tem nenhum convênio com funerárias particulares para prestar qualquer serviço. A Prefeitura informa ainda que o Plantão Funerário é responsável por indicar qual cemitério mais próximo tem vaga para sepultar a pessoa falecida, para tanto o Plantão trabalha em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano de cada zona da cidade (SDUs).
Por sua vez, o gerente de Serviços Urbanos da SDU-Centro/Norte, Esaú Araújo, afirmou que, ainda esta semana, deve se reunir com os funcionários do Plantão Funerário para tratar deste caso. “Vamos identificar esta pessoa que indicou uma funerária particular e tomar as devidas providências, pois esta não é a orientação da Prefeitura de Teresina”, completa. Esaú destaca ainda que o serviço estava, há quase um mês, sem coordenação, mas que a pessoa indicada para o cargo já tomou a frente na última sexta-feira.
Plantão da Sasc
Vale ressaltar que a informação prestada pelo funcionário que atendeu a segunda ligação do Jornal O DIA está correta. Quando a família não tem condições de arcar com os custos do enterro, ela pode entrar em contato com a Sasc e solicitar a doação do caixão e a dispensa do pagamento da taxa de sepultamento, que varia de acordo com cada cemitério.
Este programa é destinado a pessoas em vulnerabilidade social, ou seja, em situação de pobreza ou extrema pobreza. Desta forma, a Sasc disponibiliza, em todo o estado do Piauí, o deslocamento do corpo do hospital para a funerária, os serviços de limpeza e vestimenta, assim como o deslocamento da funerária para o cemitério.
De acordo com a assistente social responsável pelo Plantão Social da Sasc, Alcylene Melo, o serviço está passando por um reordenamento, onde, possivelmente nos próximos anos, será executado pelo próprio município de Teresina. Pois, de acordo com as políticas de assistência social, a execução desse trabalho deve ser feita pelo município, sendo que o Estado é responsável apenas por monitorar, supervisionar e acompanhar a execução do serviço. Como a Prefeitura ainda não financia este serviço, a Sasc ainda o mantém.
Pessoas interessadas em receber o atendimento funerário da Sasc devem ter o perfil exigido pelo programa, devem estar em situação de pobreza ou extrema pobreza, e têm que se dirigir à Secretaria com os documentos necessários: declaração de óbito, registro geral e cadastro de pessoa física. A partir disto, será realizada uma entrevista para verificar se o interessado tem o perfil exigido. Confirmados os dados, o serviço é concedido.

fonte portal o dia