quarta-feira, 20 de maio de 2015

Presidente do IAPEP procura Robert Rios em busca de acordo sobre reforma


Presidente do IAPEP procura Robert Rios em busca de acordo sobre reforma

Presidente do órgão, Marcos Steiner, e relator do projeto, Robert Rios (PDT), têm dialogado na busca de aprovar, sem maiores dificuldades, as mudanças da Saúde e Previdência


A mensagem da reforma administrativa do governo do Estado que trata da reestruturação do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep) deve ser discutida na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa semana que vem. É o que espera o presidente do órgão, Marcos Steiner, que tem dialogado com os deputados a fim de facilitar a aprovação da matéria.
Presidente do Iapep, Marcos Steiner, conversa com deputados para facilitar aprovação da reforma; Foto: Beto Marques / O Olho 
O projeto prevê a criação do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado do Piauí e da Superintendência de Previdência do Estado. O órgão ficará vinculada à Secretaria Estadual de Administração (Sead). De acordo com o presidente do Iapep, esta discussão já foi superada e deve passar de forma tranquila na CCJ.
Marcos Steiner tem estreitado as conversas com o relator do projeto de reestruturação no Iapep, deputado estadual Robert Rios. A previsão é de que na próxima semana a matéria seja discutida nas comissões. "A reestruturação administrativa do Iapep bem como os motivos e a ideia dessa divisão foi bem entendida pelo deputado. Estamos aguardando que até a próxima semana vá para a CCJ, depois na Comissão de Administração e em Plenário", afirmou.
Robert Rios abre diálogo com governo; Foto: Beto Marques / O Olho 
Emendas foram feitas, mas não alteram a proposta do projeto da forma como foi enviado pelo Palácio de Karnak. Estas emendas proposta pelo deputado Robert Rios garantem direitos dos servidores, que serão cedidos à Sead, mas que continuarão tendo as mesmas garantias que tinham no Iapep.
“Estamos aperfeiçoando o projeto. Na prática, a Saúde e a Previdência já são separadas, mas agora serão separadas juridicamente. O que não queríamos era o que o líder do governo, deputado estadual João de Deus (PT), tinha proposto de vincular o Iapep ao Palácio de Karnak. Isso geraria mais gastos ao governo”, garantiu o deputado Robert Rios, que tem estado afinado com a proposição do governador, Wellington Dias.
Segundo levantamento do Iapep, o déficit na Previdência tem chegado a R$ 60 milhões por mês e deve alcançar até R$ 720 milhões ao ano.
REFORMA NA FUNDAC
Ainda sobre a reforma administrativa, o presidente da CCJ espera que na próxima semana seja discutida a proposta de reestrutura da Fundação Cultural do Piauí (Fundac). Na mensagem do governo, a única reforma prevista na pasta refere-se a alteração na nomenclatura que passará, caso seja aprovada, a ter status de Secretaria Estadual de Cultura do Piauí.

fonte portal o olho