sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Outubro Rosa: TJPI promove conscientização sobre saúde feminina e câncer de mama

 A Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ) do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) realizou, nesta sexta-feira (24), a palestra Estilo de vida saudável na prevenção do câncer de mama, proferida pela médica oncologista Nilshelena Bezerra. A iniciativa teve como objetivo alertar sobre os sintomas e abordar práticas que contribuem para a prevenção do câncer de mama, e ocorreu auditório da Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI).

 

Segundo o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, o cuidado com a saúde e bem-estar individual é essencial para construir um Judiciário mais empático e responsável com todos(as): “Nosso papel é somar esforços para acolher e apoiar todos e todas, e disseminar informações corretas sobre a prevenção ao câncer de mama, bem como ao seu diagnóstico”, declarou.

 

 

Com o uso da palavra, a desembargadora Lucicleide Pereira Belo reafirmou a importância da conscientização e do apoio às mulheres diagnosticadas com a doença. “A importância de se falar sobre esse tema é muito valiosa para todas as magistradas e servidoras do Tribunal. Precisamos fortalecer a política de prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou.

 

 

Durante a palestra, a médica oncologista Nilshelena Bezerra enfatizou a importância do diagnóstico precoce, bem como dos hábitos saudáveis favoráveis a prevenção e tratamento.

 

 

De acordo com o superintendente da SUGESQ, Pedro Leopoldino, a campanha Outubro Rosa busca conscientizar homens e mulheres acerca dos cuidados relacionados ao câncer mamário. “Nós buscamos fortalecer a cultura do autocuidado e da prevenção para todos e todas. Acreditamos que, quando criamos espaços como este, onde podemos ouvir especialistas e dialogar sobre hábitos saudáveis, estamos incentivando hábitos rotineiros de atenção e responsabilidade com nossos próprios corpos. Esse é um investimento não apenas na saúde individual, mas também no bem-estar coletivo do nosso ambiente de trabalho”, destacou o médico.

 

 

O evento contou com a presença de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do TJPI, que puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências relacionadas ao câncer de mama. “Nós buscamos fortalecer a cultura do autocuidado e da prevenção para todos e todas. Acreditamos que, quando criamos espaços como este, onde podemos ouvir especialistas e dialogar sobre hábitos saudáveis, estamos incentivando hábitos rotineiros de atenção e responsabilidade com nossos próprios corpos. Esse é um investimento não apenas na saúde individual, mas também no bem-estar coletivo do nosso ambiente de trabalho”, destacou o médico.

 

 

__________________________________________________________

fonte www.tjpi.jus.br