sábado, 11 de junho de 2016

Motociclistas vão ganhar faixas exclusivas nos semáforos de Teresina


Motociclistas vão ganhar faixas exclusivas nos semáforos de Teresina

O espaço medirá 5 metros e terá capacidade para acomodar seis motos em um espaço destinada a um carro

“Nos estados onde instalamos, foi bem aceito e reduziu em 98% o número de acidentes entre motos e carros. Quantas vidas já foram salvas com uma medida simples e que não tem custo nenhum?”, disse Marcos Rolf Aragão Gomes, presidente da Associação dos Motociclistas do Piauí (AMO-PI), sobre a criação de corredores de tráfego exclusivos para motociclistas em avenidas de grande circulação. 
O projeto será inaugurado dia 17 de junho (Foto: Elias Fontenele/ O Dia)
O projeto, que já foi apresentado à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), será inaugurado no dia 17 de junho, às 7h30, quando será colocada a faixa exclusiva para motociclistas no cruzamento das avenidas Miguel Rosa com Frei Serafim. Segundo o plano de ação, a faixa medirá 5 metros e terá capacidade para acomodar seis motos no espaço destinado a um carro, e ficará posicionada antes da faixa de pedestre. 
“Com essa faixa vai acabar aquela competição entre motos e carros, que um quer sair na frente do outro. A moto saindo primeiro desafoga o trânsito e, consequentemente, tudo irá fluir. Além disso, trará mais segurança para o motociclista e também para o motorista”, falou. 
Marcos Rolf Aragão destacou ainda que a população precisa se conscientizar sobre os perigos do trânsito - tanto motociclistas quanto pedestres, ciclistas, entre outros. Ele acrescentou ainda que os motoristas precisam se educar e parar corretamente nas faixas, um veículo atrás do outro, para que o corredor que se forme seja suficiente para que os motociclistas passem de maneira confortável, sem risco de colidir com os veículos. 
“As faixas de carro têm três metros, e se um carro estacionar de forma correta, sobra 1,20m, e como são duas faixas, o espaço é suficiente para uma moto se deslocar. O motociclista precisa ter agilidade, por isso ele comprou uma moto, porque é um transporte rápido e ágil. Outra coisa que vale salientar é que o motociclista não possui nenhuma faixa destinada a eles, e eles ficam se arriscando entre os carros, costurando, e com esse projeto é maravilhoso, pois irá reduzir o número de acidentes e dar mais segurança a todos”, finalizou Marcos Rolf.
Dados 
O Piauí possui uma frota de 538.784 motocicletas, o que representa 57% dos veículos cadastrados, ocupando assim a primeira posição no ranking brasileiro de vítimas de acidente envolvendo motociclistas, enquanto que em Teresina, a frota atual é de 168.627 motocicletas. Marcos Rolf Aragão. A taxa de mortalidade para esse tipo de acidente é de 21,1 para cada 100 habitantes, o que tem transformado esses casos em um problema de saúde pública.

fonte portal o dia