Polícia prende irmãos e apreende menor por morte em José de Freitas
Foram presos Antônio de Freitas Campos, 47 anos, e Francisco de Freitas Campos, de 43 anos. E a Polícia ainda apreendeu um adolescente de 15 anos, filho de Antônio.
A Polícia Civil efetuou a prisão de dois irmãos acusados de assassinar um homem identificado como Francisco Florindo Santiago dos Santos, no último dia 2 de novembro. O crime ocorreu na localidade Meruoca, zona rural de José de Freitas, distante 60 km de Teresina.
Foram presos Antônio de Freitas Campos, 47 anos, e Francisco de Freitas Campos, de 43 anos. E a Polícia ainda apreendeu um adolescente de 15 anos, filho de Antônio, que também teria participado do assassinato.
Francisco Florindo Santiago dos Santos foi espancado pelos três acusados e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos graves ferimentos. No laudo cadavérico foi constatado que o óbito ocorreu por conta de politraumatismo cranioencefálico.
Os acusados tinham parentesco com a vítima, e, de acordo com o delegado Jarbas Lima, o espancamento teria iniciado depois que Francisco Florindo partiu para cima do adolescente com um canivete.
"Ele já tinha uma desavença antiga com esse adolescente, de 15 anos, e partiu pra agredir esse menor com um canivete. Diante disso, o pai e o tio do adolescente intervieram, tomaram o canivete e se excederam. Os três começaram a espancar, a agredir o Francisco Florindo. Desferiram vários ponta-pés, socos e usaram até pedaços de pau. Ele chegou a ser socorrido, foi levado para a casa da mãe dele. O Samu ainda o levou até o Hospital Estadual Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, mas não deu tempo nem de ser transferido para o HUT", detalha o delegado.
Jarbas Lima afirma que indiciou os dois irmãos por lesão corporal seguida de morte. Enquanto o menor de idade responderá por ato infracional análogo a este mesmo crime.
Polícia apreendeu o canivete que teria sido usado pela vítima na tentativa de ferir o sobrinho (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
"Nós iniciamos as investigações, fomos até o local do crime, apreendemos o canivete que estava com a vítima e ouvimos várias testemunhas que relataram todo o ocorrido. Diante disso, encerramos o inquérito policial apontando a lesão corporal seguida de morte, porque entendemos que eles não tiveram a intenção [de matar]. Mas o Ministério Público pode ter um entendimento diferente e pode, inclusive, denunciá-los por homicídio qualificado", acrescenta Jarbas Lima.
O delegado acrescenta que os próprios parentes da vítima quiseram acobertar o crime, uma vez que os acusados também eram familiares próximos.
Vítima já havia sido condenada por homicídio
De acordo com a Polícia, Francisco Florindo era dependente químico e já havia sido condenado por homicídio. Em março de 2009, ele matou o lavrador Raimundo Soares Medeiros da Silva com um golpe de faca no pescoço. Conforme apontaram as investigações feitas à época, o assassinato teve um motivo torpe - os dois desentenderam-se por conta de um celular.