quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Sob reclamações de omissão, guardas civis de Teresina dizem estar desmoralizados

Sob reclamações de omissão, guardas civis de Teresina dizem estar desmoralizados

presidente do sindicato dos guardas municipais

As vítimas do assalto realizado na última terça-feira (07/08) no Parque da Cidadania, em Teresina, reclamaram que os guardas municipais não atenderam ocorrência e que a violência no local assusta os frequentadores. A Guarda Civil Municipal é responsável pela segurança do local e o representante dos servidores se manifestou e explicou as condições em que eles trabalham.

O presidente do sindicato dos guardas municipais, Gilson Henrique, alega que a quantidade de agentes no parque é insuficiente e por isso não é possível conter ações do tipo. Gilson ainda chama atenção para a demissão de um guarda que teria agido de forma indevida no parque, ao abordar um skatista.
“O que acontece é que em alguns postos, como é o caso do Parque da Cidadania, o nosso efetivo é bem reduzido, não tem como abarcar todo o parque pela quantidade insuficiente de guardas. Muitas vezes precisa ter um diálogo entre as equipes quando se precisa de apoio. Não tem como ter uma comunicação de imediato, pois não há rádios para a gente poder se comunicar. E por fim, recentemente presenciamos o caso de um guarda que foi demitido por estar exercendo de forma legal as suas funções. Foi divulgado nas redes sociais que ele teria agido de uma forma, e para a gestão aquela verdade é absoluta, e ele acabou sendo demitido, o que dá uma certa insegurança para a categoria".
“Por conta dessa desmoralização, os skatista novamente já jogaram um skate em cima de uma guarda, recentemente, após essa demissão e falou que já colocaram um guarda para fora e não seria difícil colocar outro. Eles já estão abusando da forma que estão ali no parque”, finaliza o presidente do sindicato.
Um áudio reproduzido na reportagem do TV Meio Norte mostra o momento relatado por Gilson Henrique. Um skatista fala aos agentes a seguinte frase: “Não to devendo não sou um bandido, sou um cidadão, vocês sabem que a gente já tirou um de vocês. Eu não fugi de ninguém, não, eu estou só andando de skate".
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) se pronunciou em nota e disse que o não atendimento por parte dos guardas não é incentivada pelo Comando da Guarda Civil.
“O Comando da Guarda Civil Municipal de Teresina informa que a postura dos guardas municipais de se negarem ao atendimento de ocorrências nas dependências do Parque da Cidadania não é incentivada pela administração municipal para o órgão. O afastamento do guarda ocorreu por conta de uma conduta inadequada durante uma abordagem a um skatista no local. A Semcaspi reitera, ainda, que, qualquer postura de omissão, desleixo ou descumprimento das obrigações por parte dos guardas civis municipais deve ser denunciada para a Ouvidoria do Município”.

fonte 180graus.com